Buscar

relaçao familia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. Pergunta
Leia o trecho a seguir:
“A transgeracionalidade consiste nos processos transmitidos de uma geração a outra, mantendose presentes ao longo da história familiar. Assim, diz respeito a padrões relacionais que se repetem, ainda que as pessoas envolvidas não percebam (Falcke & Wagner, 2005). Nesse sentido, os indivíduos carregam consigo e transpõem para
os relacionamentos que estabelecem uma bagagem emocional, constituída nos relacionamentos anteriores, que pode ser composta por cargas positivas ou negativas.”
Fonte: CAMICIA, E. G.; SILVA, S. B.; SCHMIDT, B. Abordagem da transgeracionalidade na terapia sistêmica individual: um estudo de caso clínico. Pensando Fam., Porto Alegre, v. 20, n. 1, p. 70, jul. 2016.
Com base nessas informações e nos conceitos da fase lançando o jovem adulto e seguindo em frente, pode-se afirmar que:
R. a longevidade faz com que os indivíduos podem se tornar cuidadores dos pais, em uma inversão da hierarquia familiar devido a idosos dependentes.
2. Pergunta
“A adolescência é definida como um período biopsicossocial que compreende, segundo a Organização Mundial de Saúde - OMS (1965), a segunda década da vida, ou seja, dos 10 aos 20 anos. Esse também é o critério adotado pelo Ministério da Saúde do Brasil (Brasil, 2007a) e pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística IBGE (Brasil, 2007b). Para o Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, o período vai dos 12 aos 18 anos (Brasil, 2007c). Em geral, a adolescência inicia-se com as mudanças corporais da puberdade e termina com a inserção social, profissional e econômica na sociedade adulta (Formigli, Costa & Porto, 2000).”
Fonte: SCHOEN-FERREIRA, T. H.; AZNAR-FARIAS, M.; SILVARES, E. F. M. Adolescência através dos séculos. Psicologia: teoria e pesquisa, [s. l.], v. 26, n. 2, p. 227, 2010.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as famílias com adolescentes, é possível afirmar que:
 R. o casal passa a repensar a vida com relação à família, ao âmbito profissional e aos objetivos traçados que não puderam ser alcançados.
Pergunta 3
“Nas situações em que o jovem adulto não consegue se diferenciar adequadamente de sua família de origem, é provável que siga reproduzindo padrões familiares de relacionamento afetivo com os quais não concorda, em vez de estabelecer soluções adequadas para as suas próprias relações (Souza, 2010).”
Fonte: CAMICIA, E. G.; SILVA, S. B.; SCHMIDT, B. Abordagem da transgeracionalidade na terapia sistêmica individual: um estudo de caso clínico. Pensando Fam., Porto Alegre, v. 20, n. 1, p. 69, jul. 2016.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o jovem adulto, pode-se afirmar que nesse momento.
R. o jovem vivencia o processo de se manter de forma autônoma, tanto financeiramente quanto emocionalmente.
Pergunta 4
“Há um paradoxo na construção moderna da família nuclear: é uma imposição modelar, mas não pode mais ser controlada, já que se advoga o direito à livre escolha. [...] Supondo uma caracterização para este momento, considerando o da pós-modernidade, a família tende a ser pautada na ideia da diversidade e da ausência de um parâmetro norteador único.”
Fonte: PONCIANO, E. L. T.; FERES-CARNEIRO, T. Modelos de família e intervenção terapêutica. Interações, São Paulo, v. 8, n. 16, p. 63, dez. 2003. (Adaptado).
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as configurações familiares, pode-se afirmar que são elementos que promoveram profundas mudanças nas configurações familiares da família moderna:
R. as mudanças na sociedade decorridas do surgimento do capitalismo, evolução das cidades e emancipação da mulher.
Pergunta 5
“O conceito de família se diversificou nos últimos anos, sendo difícil traçar um perfil único da família brasileira. Entretanto, algumas tendências se destacam, como: diminuição do número de pessoas na família, aumento de divórcios e recasamentos, maior participação da mulher na manutenção econômica do lar, casais de dupla carreira, diferentes maneiras de compartilhar papéis nas funções parentais, entre outros.”
Fonte: WAGNER, A. Desafios psicossociais da família contemporânea: pesquisas e reflexões. Porto Alegre: Artmed, 2011. p. 208.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as novas alternativas para as famílias, analise as afirmativas a seguir.
I. Um exemplo de nova configuração é a passagem do modelo de casais com filhos para casais que escolhem voluntariamente não ter filhos, sendo pais de pet, criando um animal de estimação.
II. Atualmente, já existem modelos da passagem da monogamia para relações extramaritais, como relacionamentos abertos.
III. Também é uma nova alternativa familiar a mudança do homem como provedor para o casamento igualitário, em que ambos os cônjuges têm carreira.
IV. Outra mudança é a da família nuclear tradicional para o domicílio com mais de dois adultos (incluindo múltiplos cônjuges, habitação comunal, famílias extensas e multigeracionais).
Está correto apenas o que se afirma em:
R. II, III e IV.
Pergunta 6
“O ciclo vital familiar envolve as várias etapas definidas sob alguns critérios pelas quais as famílias passam, da sua constituição em uma geração até a morte dos indivíduos que a iniciaram (Cerveny, 1997). Esses critérios podem ser a idade (de pais ou filhos), o tempo de união e a entrada e saída de membros, considerando-se que famílias são constituídas sob diferentes configurações.”
Fonte: CERVENY, C. M. O (Org.) (1997). Família e ciclo vital: Nossa pesquisa em realidade. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1997. p. 25.
Assim, considerando essas informações e o conteúdo estudado, é possível afirmar que a fase pouco característica do brasileiro é a:
R. fase lançando os filhos e seguindo em frente.
Pergunta 7
“A divisão do trabalho é absolutamente espontânea: só existe entre os dois sexos. O homem vai à guerra, incumbe-se da caça e da pesca, procura as matérias-primas para a alimentação, produz os instrumentos necessários para a consecução dos seus fins. A mulher cuida da casa, prepara a comida e confecciona as roupas: cozinha, fia e cose.”
Fonte: ENGELS, F. A origem da família, da propriedade privada e do Estado. São Paulo: Global Editora, 1986. p. 178.
O trecho anterior reflete um modelo de configuração familiar moderno. Assim, considerando essas informações e o conteúdo estudado, o modelo descrito é o de:
R. família nuclear tradicional.
Pergunta 8
“Uma família é um sistema que opera através de padrões transacionais, isto é, padrões de funcionamento que são constantemente ativados quando algum membro do sistema está em interação com outro. A partir dessas interações são estabelecidos padrões, determinados papéis e é instaurada a previsibilidade.”
Fonte: WAGNER, A. Desafios psicossociais da família contemporânea: pesquisas e reflexões. Porto Alegre: Artmed, 2011. p. 22.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o conceito de configuração familiar, pode-se afirmar que este:
R. corresponde ao conjunto de elementos/personagens que compõem o núcleo familiar.
Pergunta 9
“Na Abordagem Estrutural visualizamos a ênfase na família nuclear, caracterizando uma concepção moderna. Minuchin corrobora a afirmação de que a família é a melhor maneira para criar indivíduos autônomos, gerando estabilidade interior, diante da constante mutação do mundo exterior à família. “
Fonte: TINOCO, E. L. P.; FÉRES-CARNEIRO, T. Modelos de família e intervenção terapêutica. Interações, [s. l.], v. VIII, n. 16, p. 65, jul./dez. 2003.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o ciclo de vida familiar da escola estrutural de Salvador Minuchin e Fishman, analise as afirmativas a seguir.
I. O modelo é formado por fases definidas pelo crescimento das crianças da família.
II. Na fase de formação do casal, ocorre a formação de um novo subsistema familiar conjugal.
III. A última fase ocorre quando os filhos adultos começam a cuidar do pais, que são independentes.
IV. A fase da família com crianças em idade escolar é marcada pela intervenção de instituições de ensino na vida familiar.Está correto apenas o que se afirma em:
R. I, II e IV.
Pergunta 10
“De acordo com a concepção materialista, o fator decisivo na história é, em última instância, a produção e a reprodução da vida imediata. [...] A ordem social em que vivem os homens de determinada época ou determinado país está condicionada por duas espécies de produção: pelo grau de desenvolvimento do trabalho, de um lado, e da família, de outro.”
Fonte: ENGELS, F. A origem da família, da propriedade privada e do Estado. São Paulo: Global Editora, 1986. p. 02. (Adaptado).
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o materialismo dialético de Engels, pode-se afirmar que:
 R. Engels traça um paralelo entre o surgimento do conceito de família como temos hoje e o desenvolvimento do capitalismo.

Outros materiais