Buscar

filosofia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1 - Introdução
Diversos campos do conhecimento possuem diversas escolas ao longo de seu desenvolvimento, a ética também é uma delas. Dentre essas escolas, as abordadas nesse trabalho serão: Ética das virtudes; utilitarismo; egoísmo ético; e ética do dever. O objetivo é analisar brevemente as ações e características empresa SAP com base nessas escolas. 
A filosofia consiste em não aceitar as coisas, ideias, fatos, valores, acontecimentos como naturais, óbvios e evidentes, ela estimula os seres humanos a não aceitarem imediatamente as coisas, sem maiores considerações. A filosofia surgiu quando os seres humanos começam a exigir provas e justificações racionais que validem ou invalidem as crenças cotidianas CHAUI M. Convite à filosofia, São Paulo: Ática, 2010. Unidade 8, cap. 5. (pp. 379-390). Nesse sentido, o estudo sobre a empresa sabe busca questionar suas ações e intenções e para obter um estudo mais direcionado, a análise será feita com base nas quatro escolas anteriormente menciondas.
Essas quatros escolas pertencem ao campo da ética que pode ser definida como um estudo dos valores morais ou virtudes, de relações entre diversas esferas, como a relação entre vontade e paixão, vontade e razão; finalidades e valores da ação moral; ideias de liberdade, responsabilidade, dever, obrigação, dentre outras. CHAUI M.. Convite à filosofia, São Paulo: Ática, 2010. Unidade 8, cap. 5. (pp. 379-390).
A empresa a ser analisa é a SAP A SAP, uma das empresa que estão no centro da revolução tecnológica atual. Na condição de líder de mercado no ramo de softwares aplicativos empresariais, ela ajuda as organizações a enfrentarem os efeitos danosos da complexidade, além de conseguirem gerar novas oportunidades de inovações e crescimento e se manterem à frente da concorrência. https://www.sap.com/brazil/about.html
Sua visão é ajudar o mundo a funcionar melhor e melhorar a vida das pessoas, ela busca oferecer soluções simples para conectar as pessoas e a tecnologia de maneira perfeita, em tempo real. A empresa se propõe a repensar os negócios e a vida das pessoas gerando um significativo e positivo impacto global. Esse impacto ocorre em diversas esferas: econômica, sociedade e meio ambiente. https://www.sap.com/corporate/en/vision-purpose.html
A parte I desse trabalho consiste em uma introdução ao tema e objetivos, com um breve levantamento sobre a teoria usada e algumas informações sobre a empresa. Na parte II, é apresentada uma breve revisão teórica. Na parte III são apresentadas as análises a luz da teoria. Por fim, na parte IV apresentamos a conclusão da pesquisa.
2. Revisão Teórica
2.1. Ética das Virtudes
A Ética da Virtude vem do filósofo Aristóteles, com raízes vindas da Grécia antiga. Aristóteles afirmou que a virtude é um traço de caráter manifestado no agir habitual. O “habitual” é importante. Consiste em uma teoria focada mais no caráter do que nas ações. Com maior interesse nas questão de saber quais ações estão corretas ou erradas e a virtude pensa assim sobre as diversas formas de trabalhar essas questões, pensando assim sobre o género de pessoa que deveremos ser, que ações deveremos tomar, quais as qualidades que tornam a vida boa e quais os vícios e qualidades negativas que devemos evitar. ANNAS, J. Virtue ethics. In: COPP, D. (Ed.). The Oxford handbook to ethical theory. Oxford: Oxford University Press, 2006.
Existem algumas características gerais da ética das virtudes são elas: (1) uma ação é correta se é feita de acordo com o que o virtuoso faria em uma determinada situação; (2) a ideia de “bondade” precede a concepção de “correção moral”: o que importa é a bondade do caráter; (3) as virtudes são como bens intrínsecos: são boas em si mesmas, tendo valor em si mesmas, não sendo bens meramente instrumentais; (4) alguns bens intrínsecos são próprios do agente: são bons para mim, tendo, consequentemente, valor adicional; e) agir corretamente não pressupõe a maximização do bem. Ética das virtudes Cf. em geral, OAKLEY, 1996, p. 129. OAKLEY, J. Varieties of virtue ethics. Ratio, Oxford, v. 9, p. 128-152, 1996.
2.2. Utilitarismo
2.3. Egoísmo ético
O egoísmo ético defende que o nosso único dever é fazer o melhor para nós mesmos. Por vezes pode acontecer que o melhor para nós coincida com o melhor para os outros, mas o objetivo é sempre e unicamente a promoção do bem pessoal James Rachels, elementos da Filosofia Moral, Gradiva. 
Enquanto teoria, o egoísmo ético defende que o altruísmo derrota a se mesmo, pois no fundo, o bem que pode ser feito aos outros deve ser apenas um meio para atingir um fim: o bem próprio. Nesse sentido, o filosofo Thomas Hobbes afirma a seguinte regra: devemos ajudar os outros para que eles nos ajudem, ou seja, ajudar os outros na medida em que isso traga vantagens para nós. Contudo, se aceitássemos o egoísmo ético como filosofia de vida, a relação estabelecidas entre o eu e o outros seria interesseira, hipócrita e dissimulada. Há também outras críticas, mas que não serão o foco deste estudo. James Rachels, elementos da Filosofia Moral, Gradiva
2.4. Ética do dever.
3. Análise
Uma vez que a ética das virtudes consiste em uma teoria focada mais no caráter do que nas ações. Podemos identificar o caráter por trás das ações a empresa SAP ao oferecer, de forma gratuita, um software para armazenamento e manipulação dos dados das 40 mil pessoas assistidas na Amazônia inseridas em 18 comunidades. O sistema foi batizado de SAP Lumira, que permite mais agilidade e rigor na análise e avaliação de indicadores e métricas, otimizando as ações e aumentando a transparência e melhorando a armazenamento das informações. Com isso, é possível obter maior conectividade entre as pessoas atendidas na Amazônia e as empresas que fornecem o auxílio. Isso permite, por exemplo, que em casos de epidemias, a distribuição dos remédios seja feita de forma mais controlada, prática e rápida, chegando aos locais corretos e na quantidade correta.
Nesse projeto, possível identificar a convergência com os valores da organização, uma vez que a SAP caminha em busca dos seus valores, da sua visão, que seria oferecer soluções simples para conectar as pessoas e a tecnologia de maneira perfeita, em tempo real. 
Por outro lado, de acordo com a visão do egoísmo ético, esse projeto pode ser visto como uma forma da SAP mostrar toda a sua eficiência e qualidade dos seus sistemas para futuramente receber algo em troca, buscando o bem próprio, que poderia vim tanto através da contração da empresa para produzir sistemas adicionar, quanto de outras empresas que, ao verem os benefícios de se ter um sistema SAP, podem querer contratar seus serviços. Tudo isso traria contratos lucrativos para a empresa. Portanto, embora esse primeiro projeto seja grátis, ele pode levar a outras que serão pagos.

Outros materiais