Buscar

Fórum avaliativo Unama UNG


Continue navegando


Prévia do material em texto

SWOT
	 Área de nutrição
	Alessandra Novais Santana
	PONTOS FORTES 
	1) Possibilidade de seguir na carreira profissional na vida acadêmica, como professor ou pesquisador.
	2) Seguir carreira na área de atendimento nutricional hospitalar, UBS ou clínica particular. 
	3) Profissão em ascensão, com o aumento da obesidade e doenças metabólicas.
	 PONTOS FRACOS
	1) Invasão dos médicos com a nutrologia. 
	2) Invasão de blogueiros (pessoas não formadas), que agem em atendimento ao público, indiscriminadamente. 
	3) Hábitos da população difíceis de mudar, por consequência da cultura inserida. Como o consumo de junk food e industrializados em excesso.
	OPORTUNIDADES
	1)Os salários dos nutricionistas ainda variam muito, mas pesquisas de mercado indicam que as oportunidades mais lucrativas ainda estão nas grandes indústrias – a farmacêutica e a automobilística, principalmente. Nelas, os profissionais trabalham elaborando cardápios e acompanhando a produção de alimentos nos grandes refeitórios dessas empresas.
	2)A indústria alimentícia – mais tradicional entre os nutricionistas – também oferece oportunidades interessantes. Além de atuar nos restaurantes, aqui o profissional trabalha na definição, seleção, tratamento e análise de nutrientes de alimentos que serão industrializados e levados ao consumidor.
	3)Ele também analisa as quantidades de calorias, sódio, gordura, açúcar, proteínas e carboidratos de cada alimento que vai passar pelo processo de industrialização – sabe aquela tabela com informações nutricionais que vêm em todas as embalagens, de iogurte até a lasanha congelada? São os nutricionistas que fazem!
	4)Outra área que oferece boa remuneração é o serviço público. Só que aqui tem um porém: é preciso ser aprovado num concurso, que geralmente é bem concorrido. A oferta de vagas também é bastante restrita. Superada essa etapa, o nutricionista pode obter bons salários em agências de fiscalização, universidades e institutos federais de educação.
	5)A área acadêmica, aliás, também vem crescendo bastante. O aumento no número de graduações em Nutrição tem demandado mais e mais professores na área, o que pode ser uma boa alternativa a quem gosta de docência e pesquisa. Ter formação de alto nível (mestrado ou doutorado) é fundamental nesse caso, especialmente para quem pretende ser contratado por uma faculdade pública. 
	AMEAÇAS
	1) Com a ameaça constante de crise econômica e instabilidade, a consulta ao nutricionista formado está sendo substituída por blogs e pessoas não qualificadas.
	 2) A entrada de nutrólogos e médicos do esporte, tem invadido o espaço dos nutricionistas.
	 3) A indústria alimentícia.
	 4) Governo e falta de incentivos à hábitos alimentares mais saudáveis.