Buscar

Cont. met.hist. e geog.

Prévia do material em texto

1a Questão
	
	
	
	A Geografia Crítica pode ser bem entendida pela afirmativa de Yves Lacoste: "É necessário pensar o espaço, para saber nele se organizar, para saber nele combater". Isso significa:
		
	
	apresentar o espaço como um conhecimento meramente informativo, exigindo a memorização para que se possa agir politicamente.
	
	destacar do espaço o estudo das leis naturais, acoplando suas relações nos projetos de mudanças na sociedade.
	
	ter como metodologia de análise a descrição, a enumeração e a classificação dos fatos referentes ao espaço, excluindo os que não atendam a esses itens .
	
	inserir o estudo dos homens no espaço, pelos dados quantitativos de crescimento, distribuição e expectativa de vida visando o combate as injustiças.
	 
	construir uma visão integrada do espaço, numa perspectiva popular, socializando esse saber , pelo seu valor estratégico nos embates políticos.
	
	 
	Ref.: 201602213323
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	A Geografia deixou de ser holística (indivisível) para se tornar uma ciência pulverizada e especializada com seus saberes fragmentados. Assim, surgem várias ¿Geografias¿ como a geomorfologia, a biogeografia, a climatologia etc. A descrição, a enumeração e a classificação dos fatos referentes ao espaço constituem o seu método. A corrente de pensamento que propiciou essa mudança de enfoque da Geografia chama-se:
		
	
	Marxismo
	
	Nacionalismo
	
	Nazismo
	 
	Positivismo
	
	Liberalismo
	
	 
	Ref.: 201602377111
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Buscar a construção ou resgatar a identidade local tem sido uma preocupação para as mais diferentes comunidades espalhadas pelo mundo, talvez para que se possam evitar alguns erros do passado e organizar projetos para o futuro. Na escola, essa construção ou resgate torna-se um trabalho importante, pois:
		
	
	possibilita a construção de provas que levem as crianças a definirem uma sociedade como mais importante do que os outros a partir de dados comprobatórios e informações de variadas fontes resgatadas pela pesquisa.
	
	faz com que os professores possam conhecer melhor a história das crianças o que possibilita uma correta avaliação de suas atitudes na escola e isso resulta em um mais eficiente trabalho pedagógico a partir do devido acompanhamento.
	 
	faz com que cada uma das crianças e demais pessoas da comunidade sintam-se inseridas na sociedade, por meio dos laços culturais e afetivos resgatados pela pesquisa e, por isso, respeitadas enquanto gentes históricos.
	
	auxilia na compreensão de conceitos básicos e importante como os de fato histórico, de sujeito histórico e de tempo histórico.
	
	leva às crianças o conhecimento dos personagens locais importantes e a sua história como aquela a ser considerada como um símbolo para todos, eliminando a possibilidade de se reconhecerem enquanto agentes históricos.
	
	 
	Ref.: 201601623294
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Relacione os itens abaixo numerados, com seus respectivos conceitos históricos:
1- Sujeito 2- Objeto 3- Tempo 4- Fato histórico 5- Documento histórico
(  ) É o momento ou ocasião apropriada para que uma coisa se realize; período no qual acontecem os fatos históricos (realizações humanas).
(   ) É aquilo que está em estudo; que encontra-se em pesquisa, análise. Pode ser o fato histórico, ou documento histórico.
(   ) É o resultado da ação do sujeito no tempo e no espaço. É aquilo que aconteceu; são as realizações humanas.
(   ) É considerado o portador da ação. É aquele que constrói a história; aquele que vive; aquele que analisa, enquanto transforma e, ao mesmo tempo, transforma enquanto analisa.
(   ) É o instrumento que permite analisar o fato. Podem ser peças de vestuário, peças de artes, monumentos, construções, registros escritos (livros, revistas, jornais, certidões, fotografias etc).
A sequência numérica CORRETA, de cima para baixo, é:
		
	
	2, 5, 3, 1, 4
	
	3, 4, 2, 1, 5
	 
	3, 2, 4, 1, 5
	
	1, 3, 4, 2, 1
	
	4, 1, 5, 2, 3
	
	 
	Ref.: 201602589621
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	"No conceito de espaço geográfico está implícita a ideia de articulação entre natureza e sociedade. Na busca desta articulação, a Geografia tem que trabalhar, de um lado, com os elementos e atributos naturais, procurando não só descrevê-los, mas entender as interações existentes entre eles; e de outro, verificar a maneira pela qual a sociedade está administrando e interferindo nos sistemas naturais. Para perceber a ação da sociedade é necessário adentrar em sua estrutura social, procurando apreender o seu modo de produção e as relações socioeconômicas vigentes". (GIOMETTI, A. B. R., et al. Leitura do Espaço Geográfico através das categorias: Lugar, Paisagem e Território. In: Caderno de formação: formação de professores didática dos conteúdos. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012. p.34). Na conceituação acima apresentada, temos a Geografia como uma ciência da natureza e da sociedade, no sentido de:
		
	
	compreender as dinâmicas naturais dos espaços humanizados.
	 
	evidenciar as relações de interação entre esses dois elementos da realidade;
	
	avaliar as estruturas dos sistemas naturais para neles interferir;
	
	evidenciar a complementaridade nula entre o espaço e as práticas humanas;
	
	descrever as metanarrativas individuais do natural e do social;
	
	 
	Ref.: 201602227664
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	É NECESSÁRIO PENSAR O ESPAÇO, PARA SABER NELE SE ORGANIZAR, PARA SABER NELE COMBATER. Essa frase de Yves Lacoste representa uma linha de pensamento da Geografia chamada:
		
	
	Possibilista
	
	Determinista
	
	Quantitativa
	 
	Marxista
	
	Positivista
	
	 
	Ref.: 201601617358
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Durante as décadas de 1980 e 1990 os vários avanços ocorridos na Geografia provocaram renovações na postura, na linguagem e nas propostas de trabalho, orientadas pela reflexão sobre a dinâmica do espaço e da sociedade que compõem a realidade. A maior parte da literatura dedicada ao ensino de Geografia, porém, ficou presa a uma visão geográfica tradicional, priorizando aspectos relacionados aos conteúdos conceituais e abordando-os de forma descritiva - esquecendo que tais aspectos são apenas uma parte da tarefa de ensinar a pensar geograficamente. Desta perspectiva quais são, cronologicamente, as mais importantes correntes do pensamento geográfico? 
		
	 
	Geografia Tradicional, Geografia Marxista e Geografia Crítica.
	
	Geografia Marxista, Geografia Tradicional e Geografia Crítica.
	
	Geografia Clássica, Geografia Tradicional e Geografia Marxista.
	
	Geografia Crítica, Geografia Tradicional e Geografia Marxista.
	
	Geografia Tradicional, Geografia Crítica e Geografia Marxista.
	
	 
	Ref.: 201601617352
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Coloque V nas afirmativas verdadeiras e F nas falsas e a seguir assinale a alternativa que contém a sequência correta.
(   ) A Geografia Física descreve as transformações da paisagem produzidas pelo homem. 
(  ) Desde o seu nascimento a Geografia sempre esteve atrelada ao contexto histórico, sendo influenciada pelo positivismo e apolítica.
(   ) Nos anos 1960 a Geografia Marxista teceu críticas à Geografia Tradicional.
(   ) A Geografia, como as demais ciências humanas foi apropriada pelo poder e sem conteúdo social.
(   ) A Geografia Tradicional vigorou até o início dos anos 1960.
Marque a sequência correta:
		
	
	F,F,V,V,V.
	
	V,F,V,F,V
	
	V,V,V,V,V
	 
	F,V,V,V,F.
	
	V,V,V,F,F.

Continue navegando