Buscar

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM AULA 7

Prévia do material em texto

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM: DESENVOLVIMENTO HUMANO DOS SETE AOS ONZE ANOS
AULA 7
Analise a seguinte colocação: É um transtorno neurobiológico, de base genética, que se caracteriza por sintomas de desatenção, acompanha ou não de hiperatividade e impulsividade, resultando de um desenvolvimento não adequado causando dificuldades na vida diária. Este transtorno seria:
R= Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade
Caso um determinado aluno recém chegado à sua sala de aula apresente sinais como copiar de forma errada as palavras no quadro, inversão de sílabas e de palavras, lentidão na leitura, que se apresenta sem modulação ou ritmo, você poderia pensar que este aluno sofre de......
R= Dislexia	
A discalculia pode se manifestar por diferentes condições nas habilidades matemáticas, caracterizando os diferentes tipos de discalculia. A ______________________ é aquela que relaciona-se a dificuldades na escrita dos símbolos. Das alternativas abaixo, qual completa a lacuna corretamente?
R= Discalculia gráfica
João Carlos é professor do Ensino Médio e tem entre seus alunos Pedro Marcus que sempre se mostrou um jovem desinteressado, rebelde e sem concentração. O professor sabia que existia alguma dificuldade com a aprendizagem deste jovem, mas não percebia problemas cognitivos nele. Desta forma, tentou organizar o ambiente de estudos de forma que Pedro se sentisse mais motivado a participar das atividades e sempre sentando-o perto do professor para receber uma mediação mais atenciosa. Das alternativas abaixo, quais ainda poderiam ser usadas pelo professor para melhorar todo o foco atencional de Pedro Marcus?
 I) Despertar a sua motivação através da premiação e do reconhecimento dos seus êxitos escolares.
 II) Acompanhar de forma sistemática todas as conquistas do jovem, trazendo para o processo educativo as mais exemplares punições quando ele não alcançar os objetivos propostos para a sua idade.
III) Iniciar o processo de exposição oral das matérias motivando-o, focando a sua atenção, através da sua participação sistemática em todo o processo explicativo. Estão corretas:
R= Apenas as alternativas I e III
Estava escrito no documento que a escola recebeu da Secretaria de Educação sobre como fazer o manejo acadêmico de crianças com TDAH: "A escola precisa se apresentar como um espaço aberto de fato, acolhedor, preparado para aceitar o desafio que é desenvolver os processos de construção de conhecimento atendendo às particularidades de cada aluno, pois o que marca a espécie humana é a singularidade e, no cotidiano escolar, é a forma como cada um aprende".
R= Déficit de atenção e impulsividade
Ana é uma jovem com baixo rendimento em matemática e nas disciplinas que envolvem cálculos matemáticos e raciocínio abstratos. Ao iniciar o curso do Ensino Médio, sua escola fez um encaminhamento para uma psicopedagoga com o objetivo de avaliar a sua capacidade matemática e de raciocínio lógico com medidas, tempo, espaço e dinheiro. Como o desempenho de Ana foi muito abaixo da expectativa para a sua idade e escolaridade, a psicopedagoga está investigando a possibilidade de Ana ser portadora do transtorno de Aprendizagem:
R= De matemática – Discalculia
No que se refere ao processo educativo dos alunos com TDAH, sabemos que há muito para ser compreendido pelos educadores sobre adolescentes que não se concentram. Neste sentido, quais seriam as estratégias corretas para fazer o manejo educativo das dificuldades enfrentadas por esses jovens:
I) Despertar a sua motivação através da premiação e do reconhecimento dos seus êxitos escolares.
 II) Acompanhar de forma sistemática todas as conquistas dos jovens, trazendo para o processo educativo as mais exemplares punições quando os mesmos não alcançarem os objetivos propostos para a sua idade.
III) Colocá-los sentados próximos aos professores e com poucos estímulos visuais para que não se desconcentrem criando outros focos de observação.
Estão corretas
R= Alternativas I e III
Ao perceber que Michelle, aos 12 anos de idade, tem dificuldade em ver as horas em relógio analógico, não segue a sequência correta dos números arábicos e romanos, não difere esquerda e direita e, por fim, troca os sinais ao fazer as operações aritméticas, Ana solicitou uma avaliação psicopedagógica para investigar a possibilidade de discalculia. Ao ter o resultado positivo deste transtorno de aprendizagem no desenvolvimento de Michelle, Ana iniciou uma intervenção fundamentada nos símbolos matemáticos. Marque a única alternativa que NÃO contempla um trabalho pedagógico direcionado para desenvolver as habilidades espaciais, numéricas e de ordenação que atendam à necessidade de um aluno discalcúlico.
R= Listas com contas e tabuadas para serem resolvidas e decoradas, respectivamente com o objetivo de melhorar o desempenho matemático através da memorização dos sinais e das operações de multiplicação e divisão.

Continue navegando