Buscar

Continue navegando


Prévia do material em texto

1.
		Partindo do entendimento de Monteiro (2005) sobre o papel da Igreja na marginalização do corpo, a mesma entendia que ele era o responsável pelas mazelas morais e espirituais do homem. O mesmo autor afirma que ¿o corpo era visto como o recipiente da alma, ele deveria resistir às tentações, mesmo que, para isso, tivesse de ser submetido ao flagelo. Era através do corpo que se dava a sedução do pecado, fazendo com que o homem transgredisse os preceitos religiosos e se afastasse da perfeição divina¿. Assinale a alternativa que apresenta a denominação deste período:
		
	
	
	
	
	Idade Média.
	
	
	Idade antiga.
	
	
	Idade Moderna.
	
	
	Idade Contemporânea.
	
	
	Idade Pós Moderna.
	
	
		2.
		No modelo atual da sociedade brasileira o corpo ocupa um lugar central na discussões sobre valores e estética. A escola é o local que deverá mediar estes diálogos e o professor de educação física é considerado o profissional capacitado para tal, contextualizando e aplicando vivências, brincadeiras, lutas e jogos de cada cultura. Este conceito pode ser entendido como a ¿compreensão do corpo humano como elemento histórico, repleto de significados e inserido num contexto social que lhe imprime diferentes valores, possibilitando atuações distintas¿. O conceito descrito acima está coadunado com a ideia chamada:
		
	
	
	
	
	Cultura corporal.
	
	
	Cultura popular.
	
	
	Cultura Hegemônica.
	
	
	Cultura Erudita.
	
	
	Cultura de Massa.
	
	
		3.
		É fundamental que o corpo humano seja referenciado na sua construção histórica, que compõe um cenário diferenciado para cada tempo e condição humana. As cenas marcam os movimentos e as manifestações identidárias que caracterizam a figura humana, o corpo, e os torna o grande centro das atenções. A partir da afirmativa acima podemos dizer que:
I - O corpo passou a ter uma imagem comercial, afetiva e social, a partir daí ele passou a ser mais bem cuidado, para que se tenham as conquistas tanto nos campos afetivos como sociais.
 II - A busca desenfreada pelo corpo perfeito fez com as pessoas passassem a ingerir a ingerir os alimentos em demasia e depois como forma de equilíbrio eram obrigadas a expelir o alimento, causando doenças como a bulimia.
 III - O corpo almejado da Barbie fez com as mulheres parassem de ingerir alimentos para equilíbrio de peso, gerando assim a anorexia.
IV - A ingestão de vitaminas, remédios para emagrecer ingeridos de forma aleatória na busca do peso ideal não causam nenhuma complicação a saúde do corpo.
 Marque a alternativa correta:
		
	
	
	
	
	As alternativas I, III e IV estão corretas.
	
	
	Somente a alternativa IV está correta.
	
	
	Somente a alternativa I está correta.
	
	
	As alternativas I, II, III estão corretas.
	
	
	As alternativas I, II e IV estão corretas.
	
	
		4.
		O corpo, com tantas atitudes equivocadas diante de tantas demandas nas práticas cotidianas, aumenta o risco de sua existência e se fragmenta num servir depreciado. Com base nessa afirmativa, podemos assegurar que:
		
	
	
	
	
	os meios de comunicação não interferem na padronização dos corpos.
	
	
	apenas a mídia e não relações interpessoais "moldam" os corpos.
	
	
	motivada, principalmente pelos meios de comunicação, nossa história tem sido marcada pelos fazeres padronizados e pelos apelos de conservas culturais direcionados para os movimentos de repetições indesejáveis.
	
	
	a mídia é a única modeladora de corpos.
	
	
	a sociedade organizada, por conta da realidade sociocultural, pouco a pouco, não produz contradições e numerosos descaminhos de alienação que violenta a humanidade.
	
	
		5.
		No Período Clássico, mais especificamente na Grécia Clássica, na era entendida entre o ano V a.C até III a.C, o corpo foi destituído de sentido e valores (Aranha, 2000). Sendo assim, o cuidado com o mesmo e a prática de exercícios físicos, foram considerados irrelevantes em detrimento ao mundo das ideias, ou seja, a alma intelectiva. O filósofo que postulou estas concepções foi:
		
	
	
	
	
	Santo Agostinho.
	
	
	Homero.
	
	
	Aristóteles.
	
	
	Sócrates.
	
	
	Platão.
	
	
		6.
		Uma das alternativas abaixo, NÃO coincide com as definições de corpo baseadas na concepção de Gaiarsa (1986): Marque-a:
		
	
	
	
	
	"Nossa negação do corpo pode nos ser fatal, pois é dele que emergem todas as criações espontâneas da vida."
	
	
	"Alma é o que eu sinto, misturado com o que penso, imagino, quero, desejo, temo e mais coisas, todas elas fundamentalmente ligadas e dependentes do corpo."
	
	
	"Se é verdade que meu corpo me obedece bastante em matéria de movimento, gestos e habilidades manuais, é mentira que eu tenha poder sobre as minhas vísceras, minhas emoções, meus desejos e temores."
	
	
	"O corpo, além de ser um escravo relapso, não é deveras um delator."
	
	
	"Corpo é o que eu vejo, no outro ou em mim."
	
	
		7.
		"O corpo é uma síntese da cultura, porque expressa elementos específicos da sociedade da qual faz parte. O homem, através do seu corpo, vai assimilando e se apropriando dos valores, normas e costumes sociais num processo de inCORPOração (a palavra é significativa). Mais do que uma aprendizagem do intelectual, o indivíduo adquire um conteúdo do cultural, que se instala no seu corpo, no conjunto de suas expressões" (DAÓLIO, 1995).
Neste sentido, a Educação Física escolar deve respeitar as diferenças físicas e culturais dos alunos, para tanto deve ser uma:
		
	
	
	
	
	Educação Física Plural, trabalhando o homem através do seu corpo, e consequentemente trabalhando com a cultura impressa nesse corpo e expressa por ele.
	
	
	Educação Física Cultural, baseando-se principalmente nos elementos advindos da cultura popular, negando as práticas eruditas.
	
	
	Educação Física Popular, onde as danças folclóricas e as brincadeiras e jogos populares, são os únicos conteúdos a serem trabalhados na prática escolar.
	
	
	Educação Tecnicista, busca da performance corporal através de práticas que reproduzam o movimento e preparem para o trabalho.
	
	
	Educação Física Esportiva, valorizando-se a descoberta de novos talentos esportivos por meio dos campeonatos escolares.
	
	
		8.
		A Educação Física tem recebido contribuições de outras áreas do conhecimento como a Psicologia, a Sociologia, a Antropologia gerando diferentes interpretações históricas sobre o corpo humano e suas práticas cotidianas. Em se tratando do uso do corpo é correto afirmar que:
		
	
	
	
	
	o uso do corpo não depende da relação com o outro.
	
	
	o uso do corpo é determinado unicamente pelo indivíduo.
	
	
	o uso do corpo é eminentemente biológico.
	
	
	o uso do corpo não sofre influência social.
	
	
	o uso do corpo é histórico e socialmente determinado.
	luno: ANDREIA CONCEIÇÃO SILVA DE FREITAS
	Matrícula: 201509126139
	Disciplina: CEL0354 - CONT MET ENSINO LING 
	Período Acad.: 2017.1 EAD (G) / EX
	
Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha (3).
Após a finalização do exercício, você terá acesso ao gabarito. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	
		1.
		Assinale a única afirmativa INADEQUADA quanto ao conceito sobre a linguagem:
		
	
	
	
	
	A linguagem representa o universo real em que o homem vive e o universo imaginário que ele cria.
	
	
	A linguagem verbal é a única forma de comunicaçãoeficiente entre os seres humanos.
	
	
	A linguagem desempenha a tarefa da função social da sociedade.
	
	
	A linguagem constitui e torna possíveis as relações do homem com o mundo.
	
	
	A linguagem apresenta também uma função simbólica, através da qual as palavras adquirem conteúdos significativos.
	
	
		2.
		Atualmente, considera-se que o trabalho com a produção de textos em diferentes gêneros discursivos amplia a capacidade produtiva dos alunos, melhora sua capacidade linguística e proporciona uma visão de mundo mais ampla e crítica. Qual das alternativas a seguir NÃO está de acordo com essa nova visão acerca do trabalho com a leitura e a escrita nas aulas de Língua Portuguesa?
		
	
	
	
	
	É função do professor, enquanto agente de letramento, criar situações de familiarização ou inserção dos alunos nas práticas de usos da escrita.
	
	
	Para cada momento da comunicação, seja verbal ou escrito, o indivíduo precisa saber que há uma especificidade, um gênero discursivo que determina os contextos interacionais.
	
	
	Todo texto se organiza dentro de determinado gênero em função das intenções comunicativas, como parte das condições de produção dos discursos, as quais geram usos sociais que os determinam.
	
	
	A produção discursiva na escola serve apenas como processo de avaliação e de atividades escolarizadas e não precisam produzir discursos.
	
	
	A diversidade de textos escritos que circulam em nossa sociedade, sejam físicos ou virtuais, devem ser um estímulo e uma fonte de pesquisa tanto da parte do professor como do aluno.
	
	
		3.
		 As palavras  não são meros nomes, elas representam a junção entre o nome e o seu significado (sentido). Associamos o nome da palavra com a ideia e quando ouvimos, fazemos a mesma associação. A este fenômeno damos o nome de:
		
	
	
	
	
	Hipertexto.
	
	
	Significante
	
	
	Significado
	
	
	Conhecimento de mundo.
	
	
	Signo linguístico
	
	
		4.
		Damos o nome de linguagem:
		
	
	
	
	
	Conjunto de representações construídas por animais e seres humanos para expressar sentimentos e emoções.
	
	
	Capacidade expressão escrita.
	
	
	símbolos verbais ou não verbais, resultado do contato com o outro e de suas experiências.
	
	
	Capacidade humana e animal de interação oral e escrita.
	
	
	Modelo exclusivamente oral de comunicação.
	
	
		5.
		Podemos dizer que linguagem é:
		
	
	
	
	
	a forma de comunicação dos seres humanos com os animais.
	
	
	o conjunto de sinais que determinadas comunidades usam para se comunicar, também entendida como regras gramaticais.
	
	
	o modo, meio, maneira, com que naturalmente o ser humano se comunica, seja por meio de expressões, palavras, gestos, imagens, sons, cores, etc., daí classificarmos a linguagem como verbal e não verbal.
	
	
	Composta por falares específicos para grupos específicos, como profissionais de uma mesma área (médicos, policiais, profissionais de informática, metalúrgicos, alfaiates, por exemplo), jovens, grupos marginalizados e outros.
	
	
	um sistema conhecido de comunicação utilizado por animais que só podem expressar um número finito de enunciados que são na sua maioria transmitidos geneticamente.
	
	
		6.
		A respeito da frase: ascriançago⋆amdospresentedeNatal. Podemos afirmar que:
		
	
	
	
	
	É inadequada em situações informais, pois compromete a gramática normativa.
	
	
	Não representa uma formação linguística da língua portuguesa por apresentar erros.
	
	
	Traduz o uso correto de uma realidade formal de fala, culta.
	
	
	Traduz a realidade linguística de falantes de uma determinada comunidade de fala específica.
	
	
	Deve ser estimulada na escrita para demonstrar as variedades de fala do povo brasileiro.
	
	
		7.
		" A Língua não pode vista como uma questão de certo e errado. " ( Antunes, 2007). Esta afirmação pode ser entendida como:
		
	
	
	
	
	A língua portuguesa deve ser ensinada nas escolas de forma normativa, desprezando-se toda e qualquer variante linguística presente em sala de aula.
	
	
	A citação acima reforça que o trabalho do professor precisa estar voltado para o que é certo, corrigindo, em sala, toda forma de falar que foge ao padrão.
	
	
	O trabalho do professor precisa e deve ser pautado sempre no que está certo e desprezar, principalmente, os falares presentes em sala de aula.
	
	
	A língua portuguesa possui uma gramática formal, tradicional e o seu uso deve ser obrigatório e rígido em sala. Os alunos não podem desviar da norma em seus falares.
	
	
	A língua deve ser vista muito além de certo e errado. Por ser parte de nós mesmos, traduz as realidades sociais e culturais. É por meio dela que interagimos com o grupo e desenvolvemos nosso pertencimento à uma determinada comunidade.
	
	
		8.
		Durante as aulas de Língua Portuguesa para alunos do 3º ano do ensino fundamental I, o(a) professor(a) recorre, com freqüência, aos exercícios do tipo leia e complete, desconectados de qualquer reflexão sobre o uso da linguagem. Essa prática revela que:
		
	
	
	
	
	os usuários da língua se comunicam por frases isoladas dos contextos comunicativos;
	
	
	completar as lacunas é um exercício eficaz ao desenvolvimento da linguagem, pois conduz o aluno a enriquecer seu repertório;
	
	
	esses exercícios exigem que os alunos desenvolvam sua capacidade de interpretar e compreender textos de diferentes gêneros.
	
	
	os exercícios com frases são mais adequados aos alunos do 3º ano, já que eles ainda não têm maturidade para aprender a partir de textos completos;
	
	
	permanece a cultura escolar em que o aprender sobre a língua está desvinculado das práticas de linguagem.
	ONT.MET. E PRAT.ENS. DE CIÊNCIAS E EDUC. AMBIENT.
CEL0361_A2_201509126139_V1
	
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
	Aluno: ANDREIA CONCEIÇÃO SILVA DE FREITAS
	Matrícula: 201509126139
	Disciplina: CEL0361 - CONT MET PRAT CIE ED 
	Período Acad.: 2017.1 EAD (G) / EX
	
Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha (3).
Após a finalização do exercício, você terá acesso ao gabarito. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	
		1.
		Borges (1996) destaca que para o construtivismo, o conhecimento não se encontra em nós, nem fora de nós, mas é construído, progressivamente, pelas interações que são estabelecidas; sendo assim a ciência é vista como um processo dinâmico. Neste contexto, pode ser considerada uma das características da concepção construtivista:
	
	
	
	
	
	Possui Métodos experimentais rigorosos
	
	
	Combina aspectos do Empirismo e do Racionalismo.
	
	
	Deve ser capaz de elaborar enunciados e atingir resultados que sejam verdades universais
	
	
	Baseia-se em observações e experimentos, que permitem estabelecer induções.
	
	
	Baseia-se na observação e nos experimentos. Exemplo: Medicina Grega
	
	
		2.
		A primeira classificação sistemática das ciências de que temos notícia foi a de:
	
	
	
	
	
	Chassot
	
	
	Galileu
	
	
	Chauí
	
	
	Aristóteles
	
	
	Sócrates
	
	
		3.
		Um aspecto a ser desenvolvido pelo ensino de Ciências é a reflexão sobre a importância da vida no Planeta. Isso inclui a percepção das revelações históricas, biológicas, éticas, sociais, políticas e econômicas, assim como, a responsabilidadehumana na conservação e uso dos recursos naturais de maneira sustentável, uma vez que dependemos do Planeta e a ele pertencemos (RIBEIRO, 1999). No tocante ao estudo de Ciências, é correto afirmar que:
	
	
	
	
	
	o conhecimento cotidiano deve ser evitado no âmbito escolar
	
	
	os fatos cotidianos e os conhecimentos adquiridos ao longo da história não precisam ser compreendidos pela interação das varias áreas do conhecimento
	
	
	os conteúdos devem ser claros, óbvios e de forma que não precisam ser questionados
	
	
	o posicionamento da escola é proporcionar acesso exclusivamente ao conhecimento científico
	
	
	tem como fundamento o conhecimento cientifico proveniente da ciência construída historicamente pela humanidade
	
	
		4.
		Existe uma série de equívocos sobre o ensino de ciências que devem ser evitados pelos professores. Quais sejam: I- Fazer experiências para entreter a classe e propiciar momentos de diversão. II- Ensinar conceitos errôneos, como dizer que toda planta possui flor. III- Basear o ensino sempre no livro didático fornecido pelo Governo Federal. Marque a única resposta satisfatória:
	
	
	
	
	
	Todas as afirmativas estão incorretas.
	
	
	Apenas a afirmativa I está incorreta.
	
	
	Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
	
	
	Apenas a afirmativa II está incorreta.
	
	
	Todas as afirmativas estão corretas.
	
	
		5.
		Chaui (1997) destaca que, historicamente, as três têm principais concepções de ciência. Uma delas, a Racionalista que:
	
	
	
	
	
	estabelece métodos experimentais rigorosos, já que é em função deles que é produzida a teoria.
	
	
	a ciência baseia-se na interpretação de fatos observados e que, por indução, oferecem definições e propriedades do objeto de estudo
	
	
	o fundamental é a experiência e a utilização do método científico
	
	
	afirma que a teoria científica resulta das observações e dos experimentos
	
	
	nasceu com os gregos e se estendeu até o fim do século XVII. Ela afirma que a ciência é conhecimento racional e dedutivo como a matemática.
	
	
		6.
		Na educação contemporânea, o ensino de Ciências no contexto escolar permite reconstruir:
	
	
	
	
	
	a relação ser humano/natureza, contribuindo para o desenvolvimento de uma consciência social e universal.
	
	
	o objeto de estudo como um modelo construído, e não a realidade em si mesma
	
	
	a ciência apenas como o caminho do conhecimento, ou ainda aos valores e crenças presentes no progresso do conhecimento científico
	
	
	a ênfase propedêutica ou preparatória, voltada apenas para o futuro distante.
	
	
	o estudo dos fenômenos físicos acontecem sem interferência do observador
	
	
		7.
		Para que a ciência tenha relevância para os alunos do século XXI, que ela não seja uma disciplina seca e limitante, que não interessa ou anima e onde os testes e sucessos do passado se reduzem a uma lista de fatos a aprender e experimentos a conduzir, precisamos desenvolver algumas características. São elas:
	
	
	
	
	
	abordagens da ciência de modo objetivo e respeitando as ideias positivistas de Comte, aulas práticas dentro do planejamento escolar semanal, incentivo ao trabalho individual em sala de aula e leitura de livros científicos.
	
	
	abordagens que envolvam curiosidade, respeito pelas evidências, disposição para tolerar a incerteza, criatividade, reflexão crítica, cooperação com as pessoas, sensibilidade e perseverança. Também são importantes os procedimentos científicos, que incluem a natureza da ciência, a coleta e a análise das evidências e o desenvolvimento de ideias científicas.
	
	
	aulas práticas em laboratórios muito bem equipados, estudos do meio em áreas de preservação permanente, professores que sejam também cientistas, estímulo constante para que os alunos reflitam e que não haja erro nos experimentos realizados com a turma.
	
	
	estudos do meio mensais, professores formados em universidades públicas, aulas práticas com equipamentos de última geração e sem considerar os experimentos que dão errado, procedimentos científicos, que incluem a natureza da ciência, a coleta e a análise das evidências e o desenvolvimento de ideias científicas.
	
	
	abordagens que envolvam curiosidade, mas não considerem a incerteza, estímulo ao estudo individual e evitando polêmicas, aulas práticas em laboratórios muito bem equipados, incentivo para que os alunos reflitam e que não haja erro nos experimentos realizados com a turma.
	
	
		8.
		Borges (1993) afirma que na Concepção Construtivista, o conhecimento é uma construção do sujeito e não algo que ele possa receber passivamente. O seu ideal de cientificidade exige:
I- Modelos construídos com base na observação e na experimentação
II- Resultados que possam alterar os princípios da teoria, corrigindo-a quando for necessário
III- Prova da verdade dos enunciados sem deixar dúvidas
É correto afirmar:
	
	
	
	
	
	Apenas o item III está correto
	
	
	Os itens I e II estão corretos
	
	
	Os itens I e III estão corretos
	
	
	Apenas o item I está correto
	
	
	Os itens II e III estão corretos
	isciplina: CEL0548 - CONT. MET. E PRAT. D 
	Período Acad.: 2017.1 EAD (G) / EX
	
Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha (3).
Após a finalização do exercício, você terá acesso ao gabarito. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	
		1.
		A disciplina Arte deve garantir que os alunos conheçam e vivenciem aspectos técnicos, inventivos e expressivos em música, artes visuais, desenho, dança, artes visuais. Para isso é preciso que:
		
	
	
	
	
	O professor organize um trabalho consistente, através das atividades artísticas
	
	
	O professor estimule só uma linguagem artística
	
	
	O professor use livro didático
	
	
	Estimule a competição entre os alunos
	
	
	A linguagem artística deve ser estimulada só para os alunos talentosos
	
	
		2.
		O movimento da Educação através da Arte NÃO tem como objetivo:
		
	
	
	
	
	O despertar da consciência individual.
	
	
	A integração no grupo social.
	
	
	A desvalorização do ser humano.
	
	
	Estimular a crítica visual.
	
	
	A constituição de um ser humano completo.
	
	
		3.
		Para Lowenfeld ( 1977:17-8) "num sistema educacional bem equilibrado, em que o desenvolvimento do ser total é realçado, o pensamento, o sentimento e a percepção do indivíduo devem ser igualmente desenvolvidos, a fim de que possa desabrochar toda a sua capacidade criadora em potencial". Marque a alternativa FALSA sobre a função as escola no desenvolvimento da capacidade criadora:
		
	
	
	
	
	Não é função da escola a estimulação da capacidade criadora.
	
	
	A escola pode proporcionar a oportunidade o meio para que os alunos desenvolvam sua capacidade criadora.
	
	
	A escola deve desenvolver a capacidade criadora dos alunos.
	
	
	A escola deve estimular o desabrochar toda a capacidade criadora.
	
	
	A função da escola seria estimular cada aluno para desenvolver a sua imaginação.
	
	
		4.
		Compreende-se a arte como um conjunto de manifestações sensíveis: visuais, sonoras e cênicas, entre outras, e requer o domínio de diferentes habilidades, instrumentos e materiais. Sobre a Arte, é CORRETO afirmar:
		
	
	
	
	
	É o conjunto de objetos produzidos com a finalidade de ocupar o tempo ocioso dos indivíduos na sociedade.É o produto da cultura de massa amplamente veiculada pelas mídias na sociedade contemporânea.
	
	
	É a reunião de várias oficinas oferecidas pela escola.
	
	
	É o conjunto dos objetos destinados a fins utilitários com a decoração, a joalheria, o artesanato e outros meios de manifestação.
	
	
	É uma manifestação cujos produtos revelam um conjunto de valores e poéticas próprias.
	
	
		5.
		A educação em Arte teria, então, como função desvelar, ampliar e propor desafios estéticos a partir de experiências lúdicas, cognitivas e sensíveis, que envolvam a produção, fruição e o conhecimento do campo específico da Arte. A partir dessa visão da educação em Arte o educador é visto como:
		
	
	
	
	
	Um repetidor de conceitos estéticos.
	
	
	Um detentor do saber artístico.
	
	
	Um mero facilitador do ensino da Arte
	
	
	Um expectador da livre expressão.
	
	
	Um possível mediador deste processo de construção de sentidos e conceitos neste campo.
	
	
		6.
		É na articulação entre pensamento e sentimento, entre cognição e linguagem, que o homem desenvolve seu potencial criador nos diferentes campos do saber e nas diversas áreas de atuação, isso acontece quando:
		
	
	
	
	
	O processo de criação humana envolve tanto o intelecto como a emoção.
	
	
	O processo de criação humana é desvinculado da emoção.
	
	
	A banalização do "deixar saber".
	
	
	Desenvolvem o desenho de observação
	
	
	Constitui-se em atividades espontâneas que valorizam só o resultado final.
	
	
		7.
		São linguagens usadas no campo da Arte na escola:
		
	
	
	
	
	Corte e costura
	
	
	Artes visuais, música e dança
	
	
	Geometria
	
	
	Artesanato
	
	
	Escultura em pedra sabão
	
	
		8.
		Nos primórdios da civilização, a arte era concebida como uma manifestação mítica e mágica. Marque a ÚNICA opção FALSA que mostra manifestações artísticas da época:
		
	
	
	
	
	cerâmica
	
	
	fotografia
	
	
	desenho
	
	
	dança
	
	
	pintura
	Disciplina: CEL0495 - HIST DOS POVOS INDÍG 
	Período Acad.: 2017.1 EAD (G) / EX
	
Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha (3).
Após a finalização do exercício, você terá acesso ao gabarito. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	
		1.
		O bandeirismo foi uma atividade paulista do século XVI e XVII. Suas expedições podem ser divididas em dois grandes ciclos:
		
	
	
	
	
	o de expansão das fronteiras e o de busca do ouro.
	
	
	da caça ao índio e o de busca do ouro;
	
	
	o dos capitães do mato e de caça ao índio;
	
	
	o de expansão das fronteiras e de prospecção;
	
	
	o dos capitães do mato e de prospecção;
	
	
		2.
		O termo Trabalho, pode ter nascido do vocábulo latino tripallium, que significa ¿instrumento de tortura¿, e sob muito tempo esteve associado à ideia de atividade penosa e torturante. Entre os indígenas não há classes sociais como a do homem branco. Todos têm os mesmo direitos e recebem o mesmo tratamento. A terra, por exemplo, pertence a todos e quando um índio caça, costuma dividir com os habitantes de sua tribo. Apenas os instrumentos de trabalho (machado, arcos, flechas, arpões) são de propriedade individual. Sobre o trabalho nas sociedades indígenas é correto afirmar que:
		
	
	
	
	
	Os índios no geral, não possuíam uma organização do trabalho, pois sua maior característica era a de ser nômade, e isso acarretava uma certa instabilidade na organização do trabalho, pois a cada mudança, suas culturas eram reestruturadas.
	
	
	A organização de suas atividades caracteriza-se pela disposição das classes sociais, dedicando-se o máximo possível de tempo à agricultura.
	
	
	Existe divisão do trabalho por sexo e idade e as atividade econômicas com o objetivo de lucros eram negociadas entre as aldeias mais próximas.
	
	
	Nas comunidades indígenas as terras são de uso comunal mais a agricultura e caça pertence ao grupo ou aos indivíduos que trabalharam para conquista- las.
	
	
	As sociedades tribais, diferenciam-se umas das outras em muitos aspectos, mais pode se dizer que em termos gerais, não são estruturadas pela atividade que conhecemos como trabalho.
	
	
		3.
		Explique por que a Coroa portuguesa só foi se preocupar, de fato, com suas terras americanas a partir de 1530.
		
	
	
	
	
	Porque a partir de 1530, a concorrência do comércio do Índico trouxe inúmeros prejuízos aos portugueses, que também começavam a ter suas terras americanas invadidas por outras nações europeias;
	
	
	Porque em 1529 os portugueses acharam ouro na região do atual estado Minas Gerais;
	
	
	Porque era necessário acabar com a resistência dos índios que haviam se unido na Confederação dos Tamoios.
	
	
	Porque com o início da União Ibérica a Espanha exigiu a ocupação do território brasileiro e a definição das fronteiras com as colônias espanholas;
	
	
	Porque o rei português nomeou Tomé de Souza governador geral e este embarcou para o Brasil em 1530;
	
	
		4.
		A utilização do trabalho escravo foi uma das principais características da colonização portuguesa na América. Diante dessa afirmação, analise as opções abaixo e assinale a correta.
		
	
	
	
	
	Durante toda a colonização, ou seja, entre os séculos XVI e XIX, a estrutura produtiva esteve baseada exclusivamente no trabalho indígena.
	
	
	Nas primeiras décadas da colonização, a escravidão do índio foi fundamental para a consolidação da empresa mercantil na América Portuguesa.
	
	
	A colonização portuguesa teve a sua estrutura produtiva baseada na escravização das mulheres.
	
	
	Durante toda a colonização, ou seja, entre os séculos XVI e XIX, a estrutura produtiva esteve baseada exclusivamente no trabalho do negro africano.
	
	
	O índio jamais foi escravizado na América Portuguesa.
	
	
		5.
		O Termo "negros da terra" empregado na documentação oficial do seculo XVII fazia referência:
		
	
	
	
	
	Aos índios
	
	
	Aos aborígines australianos
	
	
	aos muçulmanos
	
	
	Aos negros da Nigéria
	
	
	Aos negros advindos da África subsaariana.
	
	
		6.
		"Na primeira carta disse a V. Rev. a grande perseguição que padecem os índios, pela cobiça dos portugueses em os cativarem. Nada há de dizer de novo, senão que ainda continua a mesma cobiça e perseguição, a qual cresceu ainda mais. No ano de 1649 partiram os moradores de São Paulo para o sertão, em demanda de uma nação de índios distantes daquela capitania muitas léguas pela terra adentro, com a intenção de os arrancarem de suas terras e os trazerem às de São Paulo, e aí se servirem deles como costumam." (Pe. Antônio Vieira, CARTA AO PADRE PROVINCIAL, 1653, Maranhão.) Este documento do Padre Antônio Vieira revela:
		
	
	
	
	
	que os padres jesuítas, em oposição à ação dos colonos paulistas, contavam com o apoio do governo português na luta contra a escravização indígena.
	
	
	um dos momentos cruciais da crise entre o governo português e a Companhia de Jesus, que culminou com a expulsão dos jesuítas do território brasileiro;
	
	
	que tanto o padre Vieira como os demais jesuítas eram contrários à escravidão dos indígenas e dos africanos, posição que provocou conflitos constantes com o governo português;
	
	
	um episódio isolado da ação do padre Vieira na luta contra a escravizaçãoindígena no Estado do Maranhão, o qual se utilizava da ação dos bandeirantes para caçar os nativos;
	
	
	que o ponto fundamental dos confrontos entre os padres jesuítas e os colonos referia-se à escravização dos indígenas e, em especial, à forma de atuar dos bandeirantes,
	
	
		7.
		Sobre a escravidão indígena é CORRETO afirmar que:
		
	
	
	
	
	o início do processo de colonização na América portuguesa foi marcado pela utilização dos índios denominados "negros da terra" como mão-de-obra;
	
	
	o apresamento dos Guarani não pode ser considreado fator de ocupação do planalto paulista e da região Sul da América portuguesa.
	
	
	a partir do século XVI, com a introdução da mão-de-obra escrava africana, a escravidão indígena acabou por completo em todas as regiões da América portuguesa;
	
	
	dada à tradição de liberdade, a população indígena na América protuguesa nunca pode ser submetida à escravidão, optando-se, então, pela compra de negros da África;
	
	
	os índios só forma escravizados na América espanhola;
	
	
		8.
		Sobre a escravidão indígena sabemos que:
		
	
	
	
	
	tornou possível a implantação e o desenvolvimento da lavoura cafeeira na colônia, mecanismo essencial para financiar o projeto colonizador e mercantilista da metrópole;
	
	
	tornou possível a implantação e o desenvolvimento da miscigenação na colônia, mecanismo essencial para financiar o projeto colonizador e mercantilista da metrópole.
	
	
	impediu a implantação e o desenvolvimento da lavoura açucareira na colônia, mecanismo essencial para financiar o projeto colonizador e mercantilista da metrópole;
	
	
	impediu a implantação e o desenvolvimento da miscigenação na colônia, mecanismo essencial para financiar o projeto colonizador e mercantilista da metrópole.
	
	
	tornou possível a implantação e o desenvolvimento da lavoura açucareira na colônia, mecanismo essencial para financiar o projeto colonizador e mercantilista da metrópole;
	Disciplina: CEL0351 - PESQ PRAT EM EDU III 
	Período Acad.: 2017.1 EAD (G) / EX
	
Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha (3).
Após a finalização do exercício, você terá acesso ao gabarito. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	
		1.
		O método científico é composto dos seguintes elementos:
		
	
	
	
	
	Erro, Acerto, Certeza e Experimentos
	
	
	Afirmação, Hipótese,, Certeza e Experimentos
	
	
	Caracterização, Hipóteses, Previsões e Experimentos
	
	
	Caracterização, Afirmação, Previsões e Experimentos
	
	
	Negação, Hipóteses, Dúvidas e Experimentos
	
	
		2.
		Ao longo de sua existência, o homem desenvolveu diferentes tipos de conhecimento para explicar sua realidade vivida. Dentre os conhecimentos desenvolvidos estão os mitos, as religiões, a filosofia e a ciência. A despeito de todos esses conhecimentos fazerem parte da existência humana, o conhecimento que, no mundo atual, se tornou hegemônico no entendimento e construção da realidade é denominado:
		
	
	
	
	
	ciência
	
	
	arte
	
	
	filosofia
	
	
	religião
	
	
	mitos
	
	
		3.
		Ao longo da sua diversificada existência, o homem desenvolveu diferentes tipos de explicação e de conhecimento da realidade - conhecimento religioso, conhecimento artístico, conhecimento filosófico e até o conhecimento científico. Atualmente, nas sociedades ocidentais capitalistas qual o conhecimento que é considerado hegemônico, considerado como um novo mito por sua pretensão de único promotor e critério de verdade?
		
	
	
	
	
	conhecimento científico
	
	
	conhecimento metafísico
	
	
	conhecimento filosófico
	
	
	conhecimento artístico
	
	
	conhecimento religioso
	
	
		4.
		São características do Racionalismo:
		
	
	
	
	
	Os racionalistas acreditam que a razão e a experimentação podem levar a um conhecimento rigoroso
	
	
	Os racionalistas valorizam os sentidos e a experiência devido à falta de rigor.
	
	
	O Racionalismo é uma corrente que defende que a origem do conhecimento é a razão.
	
	
	Os racionalistas possuem uma visão falsa da razão porque acreditam que ela possibilita o conhecimento humano
	
	
	Os racionalistas defendem a tese que¿ só a experiência pode conhecer¿
	
	
		5.
		No século XVII, foi feita uma descrição geométrica do movimento, demonstrando a possibilidade de se construir uma física matemática que falasse dos objetos reais e não se restringisse a uma explicação meramente abstrata, mas demonstrativa. O responsável por esta descrição geométrica do movimento foi:
		
	
	
	
	
	Aristóteles
	
	
	Galileu Galilei
	
	
	Sócrates
	
	
	Augusto Comte
	
	
	Giordano Bruno
	
	
		6.
		O modo como Marx compreende as relações entre homem e sociedade permite afirmar que:
		
	
	
	
	
	A essência humana não é concebida como o conjunto das relações sociais, portanto, externa à natureza
	
	
	As leis que regem a produção nas diferentes sociedades se alteram, enquanto não for superada a sociedade de classes
	
	
	O conflito entre forças produtivas e relações de produção deve ser visto como uma forma de conflito entre indivíduo e sociedade.
	
	
	As leis que regem a produção modificam-se com o desenvolvimento das diferentes formas sociais, em um processo natural e histórico. x
	
	
	A essência humana é concebida como o conjunto das relações sociais, portanto, externa à natureza.
	
	
		7.
		Atualmente, duas ciências pertencem às ciências formais. Marque a resposta CORRETA
		
	
	
	
	
	História e Psicologia
	
	
	Sociologia e Economia
	
	
	Linguagem e Economia
	
	
	Psicologia e Física
	
	
	Matemática e a Lógica
	
	
		8.
		Sobre as possibilidades do conhecimento, os filósofos se dividem em dois grupos: no primeiro grupo estão os que rejeitam a possibilidade de um conhecimento sobre o mundo; no segundo grupo estão os que creem na possibilidade de conhecer o mundo de forma direta e imediata. Marque a alternativa correta:
		
	
	
	
	
	No primeiro grupo, dos que negam a possibilidade do conhecimento sobre o mundo, estão os céticos e no segundo grupo, estão os dogmáticos e os partidários do materialismo dialético.
	
	
	No primeiro grupo, dos que negam a possibilidade do conhecimento sobre o mundo, estão os religiosos e no segundo grupo, estão os céticos.
	
	
	No primeiro grupo, dos que negam a possibilidade do conhecimento sobre o mundo, estão os professores e no segundo grupo, estão os céticos.
	
	
	No primeiro grupo, dos que negam a possibilidade do conhecimento sobre o mundo, estão os pensadores e no segundo grupo, estão os cientistas.
	
	
	No primeiro grupo, dos que negam a possibilidade do conhecimento sobre o mundo, estão os filósofos e no segundo grupo, estão os professores.
	Disciplina: CEL0357 - PESQ PRAT EM EDU IV 
	Período Acad.: 2017.1 EAD (G) / EX
	
Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha (3).
Após a finalização do exercício, você terá acesso ao gabarito. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	
		1.
		A perspectiva essencialista, da filosofiaclássica de Platão e Aristóteles, foi a base filosófica necessária para o desenvolvimento da filosofia cristã no Período Medieval. De um lado, temos o idealismo platônico cristão, tendo como maior representante Santo Agostinho e de outro a teologia de São Tomas de Aquino que se baseou na metafísica e na lógica de Aristóteles. Diante do exposto acima, a filosofia medieval cristã:
		
	
	
	
	
	Realizou a síntese (união) entre teologia (fé) e filosofia (razão) para explicar a existência de Deus e os dogmas da igreja.
	
	
	Apoiou-se apenas na teologia de Santo Agostinho que interpretou as obras de Platão.
	
	
	Apoiou-se apenas na filosofia platônica e no conceito de mundo inteligível.
	
	
	Apoiou-se apenas na metafísica aristotélica e no conceito de mundo transcendente.
	
	
	Apoiou-se apenas na teologia de São Tomás de Aquino que interpretou as obras de Aristóteles.
	
	
		2.
		A filosofia surgiu por volta do séc.VI a.C (500 a.C), oferecendo uma nova forma de pensar e buscar respostas aos questionamentos humanos. Antes do pensamento filosófico (racional e intelectual) os gregos e outros povos buscavam suas respostas no conhecimento mitológico e religioso. Dentre as opções abaixo marque a que influenciou para o surgimento da filosofia:
		
	
	
	
	
	O desenvolvimento das primeiras indústrias devido ao uso do carvão nas ferrovias.
	
	
	O desenvolvimento das universidades criadas pela igreja católica na Idade Média.
	
	
	O desenvolvimento das obras de São Tomás de Aquino e a prova da existência de Deus.
	
	
	O desenvolvimento da pólis (cidade), da política, da democracia e do comércio.
	
	
	O desenvolvimento dos pensamentos de Sócrates, Platão e Aristóteles.
	
	
		3.
		A filosofia surgiu por volta do séc.VI a.C, oferecendo uma nova forma de pensar e buscar respostas aos questionamentos humanos. Antes do pensamento filosófico os gregos e outros povos buscavam suas respostas no conhecimento mitológico e religioso. Dentre as opções abaixo marque a que influenciou para o surgimento da filosofia:
		
	
	
	
	
	As obras de Santo Agostinho no início do Período Medieval.
	
	
	O desenvolvimento das universidades na Idade Média.
	
	
	As obras de São Tomás de Aquino no Movimento da Escolástica.
	
	
	O desenvolvimento das primeiras indústrias no início do capitalismo.
	
	
	O desenvolvimento das cidades gregas, do comércio e da política.
	
	
		4.
		A filosofia essencialista entende que todos nascem com seus destinos traçados e que não há possibilidade de alterar a sorte. Esse pensamento, que atualmente a psicologia chama de inatista e tem suas bases na teoria de Platão é a base para uma pedagogia da essência que desemboca no que conhecemos hoje como ensino _________, que reconhece que o aluno, "sem luz e com a cabeça vazia", deve conhecer a verdade transmitida pelo mestre, único responsável e detentor do conhecimento verdadeiro. O parágrafo acima se refere ao ensino:
		
	
	
	
	
	Libertário
	
	
	Progressista
	
	
	Não- Diretivo
	
	
	Libertador
	
	
	Tradicional
	
	
		5.
		 Platão afirma que o conhecimento verdadeiro se encontra no mundo inteligível, pré-existente e só podendo ser alcançado através da razão por meio da filosofia. Contrariamente, o conhecimento do mundo sensível captado pelos cinco sentidos é tido como sombras porque pode enganar o sujeito que conhece. A filosofia essencialista, como Platão afirma, entende que todos nascem com seus destinos traçados e que não há possibilidade de alterar a sorte. Esse pensamento, que atualmente a psicologia chama de inatista, é a base para uma pedagogia da essência que desemboca no que conhecemos hoje como:
		
	
	
	
	
	Ensino Emocional.
	
	
	Ensino Tradicional.
	
	
	Ensino Tecnicista.
	
	
	Ensino Democrático.
	
	
	Ensino Progressista.
	
	
		6.
		A defesa da Pedagogia como ciência da Educação com estatuto científico próprio tem como ponto de partida a constatação de que conhecimento sobre a educação elaborado a partir das contribuições das demais ciências humanas e sociais tem se mostrado:
		
	
	
	
	
	insuficiente para explicar o fenômeno educativo
	
	
	incapaz de dialogar com a educação
	
	
	ineficiente na explicação do universo infantil
	
	
	incoerente no que diz respeito à sua formulação teórica
	
	
	ineficaz em função do seu pragmatismo
	
	
		7.
		Há uma discussão do "ser" professor pesquisador que envolve a diferenciação entre a pedagogia do professor e a pedagogia do mestre. A função do professor é ensinar a todos a mesma coisa e a do mestre, anunciar, a cada um, uma verdade particular, uma resposta singular e uma realização. Nesse sentido, o mestre é o condutor do discípulo até si mesmo, um agente de seu processo de individuação. O discípulo confia no mestre para que o instrua e o conduza enquanto ele não for capaz de se conduzir sozinho, entendendo que a condição de discípulo é provisória. Assim, a experiência do mestre, adquirida através da prática, do estudo e da sagacidade, é, na verdade, a capacidade de discernimento dos espíritos que, ao pressentir as possibilidades de cada um, propõe-lhes fins ao seu alcance, assim como os meios de alcançá-los, através da utilização das suas capacidades. As ideias do texto afirmam: I - a confiança do discípulo na figura do mestre; II - a busca de padrões únicos e absolutos nos processos de crescimento individual; III - o entendimento das limitações e possibilidades de mestres e discípulos; IV - a percepção do mestre como único condutor infalível às verdades. De acordo com o texto, marque a única opção correta:
		
	
	
	
	
	Opções II e V
	
	
	Opções I e IV
	
	
	Opções II e III
	
	
	Opções I e II
	
	
	Opções I e III
	
	
		8.
		A Pedagogia enquanto ciência da Educação deve ter com as demais ciências da Educação uma relação de intercâmbio, evitando que "o estudo dos fenômenos educativos fique condenado a permanecer como um receptor passivo dos discursos alheios" (Dias de Carvalho, 1986, p.96). Isso significa que a Pedagogia deve:
I) constituir-se como um campo científico próprio, buscando um diálogo com as demais ciências da educação.
II) priorizar as análises sobre a educação realizadas pelas demais ciências da educação
III) ter estatuto próprio e desenvolver com as demais ciências da educação uma relação interdisciplinar
IV) privilegiar seu desenvolvimento autônomo e ativo, rompendo com as ciências da educação.
Assinale a opção correta:
		
	
	
	
	
	apenas as alternativas III e IV são verdadeiras
	
	
	apenas as alternativas I e IV são verdadeiras
	
	
	apenas as alternativas II e IV são verdadeiras
	
	
	apenas as alternativas I, II e III são verdadeiras
	
	
	apenas as alternativas I e III são verdadeiras