Buscar

O LIBERALISMO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FACULDADE DE DIREITO DA FUNDAÇÃO ESCOLA SUPERIOR DO MINISTÉRIO PÚBLICO
CREDENCIADA PELA PORTARIA MEC N.º 3.640, DE 17/10/2005 – DUO DE 20/10/2005
CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO
AUTORIIZADDO PELA PORTARIA MECN.º846, DE 4 DE ABRIL DE 2006 – DUO DE 05/04/2006
O LIBERALISMO
O liberalismo nasceu no século XVIII como reação ao absolutismo real. Seu princípio fundamental é a liberdade individual, isto é, a autonomia e a livre iniciativa dos indivíduos na organização de sua própria existência. Livres e responsáveis, os indivíduos devem decidir eles próprios sobre seus atos. Só a regra de direito pode limitar o poder. Definem-se, antes de tudo, os domínios onde o Estado não pode intervir (por exemplo, nas atividades econômicas). 
Por outra parte, conforme as idéias de Montesquieu (1689-1755), só “o poder limita o poder”, sendo, portanto, necessário de tal modo dividir o poder – Legislativo, Executivo e Judiciário. Assim o fazendo, opondo-se os poderes uns aos outros, nenhum pode dominar de modo absoluto.
Mas, a afirmação da liberdade dos indivíduos e a necessidade de limitação do poder estatal, não respondem a questões essenciais: como evitar que a liberdade permita aos mais fortes dominar livremente os mais fracos (uma célebre fórmula fala da liberdade da raposa no galinheiro); como harmonizar as diferentes ações dos indivíduos e afastar “a lei da selva”, quando cada um pode agir como quiser? 
O liberalismo econômico e o liberalismo político dão respostas diferentes a estas questões.
O liberalismo político repousa sobre a igualdade civil dos indivíduos, que se transformam em cidadãos. O liberalismo político repousa sobre as liberdades públicas, que são liberdade de opinião, de reunião, de informação, liberdade de se agrupar em associações ou em partidos políticos, etc. (ver art. V da CF de 1988). O liberalismo político é inseparável da existência de eleições (democracia). Portanto as leis reguladoras da vida social resultam da vontade dos cidadãos. É a democracia representativa (ver sobre o liberalismo político sua fonte mais difundida: Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão (francesa), de 1789).
Já o liberalismo econômico entende que, a partir do momento em que certas liberdades são asseguradas e respeitadas – liberdade da propriedade privada, livre concorrência, liberdade do trabalho – é suficiente que cada um continue a desempenhar sua atividade para que se realize a harmonia social.
O liberalismo econômico tem como fundamento a convicção de que uma ordem natural e espontânea deriva de um mecanismo de regulação única – o mercado. 
O primeiro a defender esta posição foi Adam Smith, em 1776, em sua obra – Investigação sobre a natureza e as causas da riqueza das nações. Segundo ele, a intervenção do Estado deve limitar-se às funções públicas de manutenção da ordem, da propriedade privada e da justiça; entendia que as ações dos indivíduos, agindo em seu próprio interesse, ao se somarem permitiriam a ação de “uma mão invisível” do mercado, que conduziria a economia pelo bom caminho do crescimento e da estabilidade. 
Esta teoria é retomada e ampliada a praticamente todos os setores da vida social, com o neoliberalismo advindo da globalização. Mas, o contexto social, hoje, é completamente diferente dos séculos XVIII e XIX, quando reinou o liberalismo político e econômico. 
O liberalismo surgiu motivado pelo absolutismo do poder político, quando era preciso limitar o poder absoluto dos reis e, também, era preciso liberar a economia, libertando-a das limitações do mercantilismo, abrindo o caminho para a liberação completa do comércio e da indústria, atendendo aos reclamos da burguesia vitoriosa na Revolução Francesa. 
Hoje, a globalização neoliberal, sobrevinda com a queda do Muro de Berlim (1989) e com o desaparecimento da União Soviética (1991), responde aos reclamos do mundo capitalista unipolar, que prega a privatização de tudo o que é público, o Estado Mínimo, etc., com o apoio das instituições econômicas internacionais – Fundo Monetário Internacional e Banco Mundial. 
Como fica evidente, o neoliberalismo, apesar de afirmar-se como sendo a modernidade, na verdade é uma volta ao século XIX, sem que haja o que motivou o liberalismo dos séculos XVIII e XIX. 
Ademais, liberalismo econômico e liberalismo político nem sempre coincidem. A prova está em que muitas ditaduras políticas adotam os princípios da economia liberal e, inversamente, numerosos países politicamente liberais recusam-se a assumir inteiramente os princípios do liberalismo econômico.
Notas sobre os liberalismos econômicos
Como já enunciado, o liberalismo econômico nasceu no fim do século XVIII com economistas como Adam Smith (1723-1790), Thomas Malthus (1772-1832) e John Stuart Mill (1806-1873). 
 
BIBLIOGRAFIA:
Dictionnaire d’Economie.
La politique économique depuis Keynes.
Essays in persuasion, etc.
Ecocivilização, p. 52-54.
Direito, justiça social e neoliberalismo, p. 86-109.
Editado por FERREIRA, MARCOS VINICIUS VIEIRA, aluno FMP-insc.2014/1
	
	
	1

Outros materiais