QUESTÕES JUSSARA HOFMANN
10 pág.

QUESTÕES JUSSARA HOFMANN

Disciplina:Didática16.299 materiais293.719 seguidores
Pré-visualização3 páginas
Questões do Livro: Avaliação – Mito & Desafio -2017/2
Grupo 1- Marcia, Sara, Solange

1 - Qual o significado do termo “conceito” nas escolas a partir dos anos 70?

Por influência do escolanovismo, os conceitos passam a fazer parte dos regimentos escolares por duas mudanças.
1o - Provas periódicas, valorizando assim o seu processo de aprendizagem.
2o - Encaminhar para a análise de aspectos afetivos e psicomotores ao lado dos aspectos cognitivos, antes exclusivamente privilegiados.

Creio que vocês deveriam verificar melhor as ideias da autora na página 17.
Sendo o livro sobre avaliação, o melhor seria vocês fazerem uma pergunta sobre a ideia principal da autora que é sobre a avaliação mediadora, numa perspectiva de construção de conhecimento, e não uma pergunta de algo que é algo ultrapassado.

1 A- Como está sendo a avaliação aos alunos nas escolas?

R- Os alunos estão sendo avaliados através de uma reflexão transformada em ação, numa reflexão permanente do educador sobre sua realidade e acompanhamento de todos os passos do educando na sua trajetória de construção de conhecimento. Será mesmo???????

2 - O que se pretende para a educação infantil? Com relação a que? Esta pergunta é muito ampla, a pessoa pode responder qualquer coisa! De acordo com o texto vocês deveriam questionar o que se pretende em termos de avaliação mediadora para a educação infantil.

R- Um ambiente livre de tensões e limitações, educadores disponíveis concretamente para acompanhar e oportunizar vivências enriquecedoras. E acrescentem como seria então a avaliação construtivista na educação infantil, o que ela deveria olhar e para que.

2 A- O que se pretende em termos de avaliação mediadora para a educação infantil?

R- Um ambiente livre de tensões e limitações, educadores disponíveis concretamente para acompanhar e oportunizar vivências enriquecedoras, um acompanhamento no desenvolvimento afetivo e busca de compreensão em suas dificuldades.

Grupo 2- Ariane, Isabella, Natacha, Tatiana

3- Segundo Jussara, porque a prática educativa e avaliativa devem ser trabalhadas de maneira integrada? 

R- Sabemos que a avaliação é essencial para a educação, por isso é fundamental a postura de "questionamento" do educador. Ele deve ter a concepção de avaliação como transformação em ação. Desta maneira podemos impulsionar novas reflexões na prática educativa.

4- Como podemos trabalhar a avaliações na perspectiva de construção do conhecimento?

R- Trabalhando a confiança na possibilidade de os educandos construírem suas próprias verdades, valorizando suas manifestação e interesses, tratando os educandos de maneira autônoma e sujeito do seu próprio desenvolvimento e considerar os erros como impulsionadores da ação educativa.

Grupo 3- Indiana, Jennifer, Elivanilda, Maria Eduarda

5-O que é avaliação? A pergunta é muito genérica e pode se responder qualquer coisa, por isso vocês devem ser mais específicas: avaliação em qual visão de ensino: tradicional, tecnicista, construtivista, sócio interacionista? E a partir de qual autor, porque temos vários autores que escrevem sobre avaliação.

R= Avaliação é a construção do conhecimento. Resposta deve ser adequada à pergunta que irão fazer.

5 A- Em que consiste a avaliação na Educação Infantil?

R: A Avaliação na Educação Infantil, consiste em observar e refletir para dar
continuidade ás ações educativas, não deve ser uma concepção de julgamento de resultados, já que precisa valorizar as especificidades das crianças.

6- O que quer dizer mito e desafio? Novamente uma pergunta genérica: em que visão? Da filosofia? Da língua portuguesa? Vocês devem elaborar a pergunta contextualizando a partir do livro da Jussara, ou seja, como a autora .... trabalha as ideias de mito e desafio com relação à avaliação; aí sim fica mais claro.

R= mito está ligado ao autoritarismo, já o desafio ele é que traz o compromisso de construir a história. É preciso detalhar o que é esse autoritarismo ligado ao mito, ou seja porque o autoritarismo fez a avaliação virar um mito e o desafio da avaliação é construir a história de quem ou de que e como.

6 A- O que exige a ação avaliativa no cotidiano da Educação Infantil?

R: Exige a consideração da criança como a razão fundamental dessa prática,
exige também tomada de consciência de que toda e qualquer ação do educador tem por base uma intenção.

Grupo 4- Natasha, Priscila, Simone

7-O que se refere o nome do livro? O nome do livro normalmente é o assunto ou ideia principal, por isso devemos alterar a pergunta apenas na sua forma: A que se refere as ideias de Mito e Desafio em avaliação, de acordo com Jussara Hoffmann.

O capítulo que o nome ao livro se refere: retirar
•Mito: refere-se ao fantasmas do controle e do autoritarismo, que permeiam a avaliação há muito tempo.

•Desafio: consiste em tomarmos consciência da nossa prática, deixando de lado a ideia de que: a avaliação é para julgar e classificar. Falta complementar com o que é a nova visão de avaliação

7 A- 1- O que se refere as ideias de Mito e Desafio em avaliação de acordo com Jussara Hoffman ?

•Mito: refere-se aos fantasmas do controle e do autoritarismo, que permeiam a avaliação há muito tempo.

•Desafio: consiste em tomarmos consciência da nossa prática, deixando de ado a ideia de que: a avaliação é para julgar e classificar. Segundo a autora a avaliação deve ser instrumento de investigação e questionamento.

8- No capítulo 3, a autora afirma que, enquanto o professor dos anos iniciais do Ensino Fundamental, do Ensino Médio e Superior se consideravam justos atribuindo médias e resultados obtidos nos testes, os professores da Educação Infantil e séries iniciais tinham grande dificuldade com isso. Porque?
Por acompanharem intensivamente o dia a dia de seus alunos e reunirem inúmeras e consistentes informações sobre seus avanços e dificuldades, sentiam-se injustos ao registrarem resultados numéricos ou preencherem fichas de avaliação predeterminadas, porque tais procedimentos eram limitados em relação a sua ação de acompanhamento.

Grupo 5- Gleice, Jaqueline, Fernanda

9- De acordo com o texto os educadores percebem a ação de educar e a ação de avaliar como dois momentos distintos e não relacionados, porque essa prática vem se transformando numa perigosa prática educativa?

R) A avaliação e educação são práticas indissociáveis, enquanto concebida como problematização, questionamento, reflexão sobre a ação, essa prática deve ser constante no processo de ensino aprendizagem, o professor deve traçar objetivos e em determinados intervalos, verificar através de testes o alcance desses objetivos pelos alunos, só assim é possível analisar a evolução de cada um. Um professor que não avalia constantemente instala sua docência em verdades absolutas, pré-moldadas e terminais.

10- Tendo em vista a avaliação educacional, o que quer dizer mito e desafio ao ver da autora?

R) O mito é decorrente de sua história que vem perpetuando os fantasmas do controle e do autoritarismo há muitas gerações já o desafio, é superar essa história e aprofundar-se nos pressupostos teóricos que fundamentam a
avaliação na concepção mediadora em benefício aos alunos de todos os segmentos de ensino.

Grupo 6- Maria Geane, Sueli, Hellen, Wilyane

11-Segundo Jussara, qual a importância da avaliação na educação infantil?

Segundo a autora, a avaliação deve ser essencialmente contrária a tal concepção de julgamento de comportamentos gerados, avançando na direção das possibilidades próprias das crianças, a partir de uma ação de acompanhamento permanente e curioso dos profissionais que atuam com elas, sem comparações, sem restrições, sem a importância de modelos da prática avaliativa tradicional e classificatória do ensino regular como previsto na LDB para a avaliação na educação infantil, de avaliar e promover o desenvolvimento das crianças sem obstáculos, sem retenções.

12- Jussara Hoffmann aponta que avaliação se configura em mito ou desafio. Em