Buscar

Trabalho Fadiga

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FADIGA
Fadiga caracteriza uma forma de falha de materiais sujeitos a ciclos repetidos de tensão ou deformação. Esta falha é verificada principalmente em componentes de máquinas, pontes, aeronaves, entre outros elementos mecânicos. O conhecimento dessa área é essencial na concepção de máquinas e estruturas, tendo em vista que a maioria das roturas observadas em serviço envolvem fadiga, onde é responsável por 90% de todas as falhas metálicas, agregando um grande valor econômico, industrial e financeiro. O mecanismo de fadiga compreende aos seguintes estágios sucessivos: nucleação ou início da trinca, propagação dessa trinca, e rotura final.
Estágio I: Corresponde à nucleação da trinca por deformação localizada e o seu crescimento inicial, ao longo de planos de escorregamento, sob a influência de tensões de cisalhamento. O crescimento das trincas neste estágio é da ordem de micrometros por ciclo. Uma vez iniciada, a trinca se propaga nos correspondentes planos cristalográficos até encontrar contornos de grão. 
Estágio I: Corresponde ao crescimento da trinca num plano perpendicular à direção da tensão principal de tração. A transição do estágio I para o estágio II se dá através da formação de numerosos degraus, também não visíveis a olho nu. Já a fratura no estágio II é sempre visível, pode corresponder à maior parte da área da fratura e é a mais característica do processo de fadiga.
Estágio III: Corresponde à fratura final que ocorre no último ciclo de tensões quando a trinca desenvolvida progressivamente atinge o tamanho crítico para propagação instável. Assim, a área da fratura desenvolvida progressivamente depende das tensões aplicadas e da tenacidade do material. 
Para evitar a fadiga são feitos ensaios de fadiga com montagens reais ou mesmo com protótipos dos dispositivos de um projeto real. Os estudos sobre fadiga exigem do engenheiro conhecimentos nas áreas de metalurgia, mecânica, ciência de materiais, processos de fabricação, simulação computacional e testes de laboratório, visando o melhoramento dos projetos mecânicos.
Abrahão, Rodrigo. FADIGA DE MATERIAIS. Disponível em < https://ssl4799.websiteseguro.com/swge5/seg/cd2008/PDF/IC2008-0165.PDF>. Acesso em 23 maio 2017.
ASME engenharia. Falha por fadiga. Disponível em <http://www.asme.eng.br/falha-por-fadiga/ >.Acesso em: 23 maio 2017.

Outros materiais

Outros materiais