Buscar

Trabalho do reino metazoa formatado 2

Prévia do material em texto

ETEC MARTIN LUTHER KING
Daniel Kawamorita nº: 06
José Matheus Abreu nº: 21
 Luiz Wanderlei nº: 28
 Nathan Arnaldo nº: 34 
 Rômulo Bin nº: 38
 
ETIM 1° A
 Reino Matazoa 
São Paulo
2014
Daniel Kawamorita nº: 06
José Matheus Abreu nº: 21
 Luiz Wanderlei nº: 28
 Nathan Arnaldo nº: 34 
 Rômulo Bin nº: 38
ETIM 1°A
 Reino Matazoa
Trabalho para a disciplina de Biologia apresentado à Etec Martin Luther King como exigência parcial da nota do quarto bimestre.
Orientadora: Milena Ferrari.
São Paulo
2014
	
	
	1-Indrodução
	
Neste trabalho estaremos apresentando os seres vivos do reino metazoa e suas classificações. O objetivo principal será esclarecer as características que definem os seres vivos do reino metazoa e as diferenças que separam esse reino em diferentes filos e classes.
O trabalho está organizado em introdução, características gerais do reino metazoa, divisões em filos e classes, conclusão e fontes. A metodologia utilizada para este trabalho foram pesquisas bibliográficas, enriquecida por conteúdos de alguns sites educativos.
2- Reino Metazoa
Aqui se enquadram todos os seres vivos que são qualificados tipicamente como animais.  O reino é extremamente heterogêneo e as características mais comuns são:
Organismos eucariontes multicelulares;
Células desprovidas de parede celular embora, em alguns casos, possa ocorrer um reforço de quitina;
Carboidrato de reserva representado, geralmente, pelo glicogênio;
Maioria dotada de movimentos ativos, com algumas espécies fixas;
Nutrição sempre heterotrófica, geralmente por ingestão;
Quase todos dotados de sistema nervoso e com capacidade de responder rapidamente à ação de estímulos externos;
Reprodução sexuada, por meio de gametas, na quase totalidade das espécies, fazendo exceção apenas alguns celenterados que podem realizar a gemulação ou brotamento, e alguns vermes turbelários e anelídeos poliquetos que podem reproduzir-se por divisão simples assexuada.
O reino se divide em nove filos, entre eles, os animais invertebrados é classificado em: Porifera, Cnidária, Platyhelminthes, Nemathelminthes, Annellida, Arthropoda, Mollusca, Echinodermata. O filo dos animais protocordados é o Chordata (Acrânios). O filo dos animais vertebrados é o Chordata (Craniata).
3- Filo Porífera (Poríferos)
3.1- Características gerais dos Poríferos
O filo Porifera (do grego poris, poro, e phoros, portador) reúne animais conhecidos como poríferos ou esponjas. Essas denominações devem-se a uma das principais características do grupo: apresentar o corpo perfurado por inúmeros poros microscópicos.
Todos os poríferos são aquáticos. A maioria vive no mar, em aguas costeiras, rasas e quentes, geralmente fazendo parte da comunidade dos recifes de corais. Eles crescem aderidos a substratos submersos (madeira, rochas, conchas etc.) e praticamente não se movimentam o que caracteriza um modo de vida que os biólogos denominam séssil (do latim sessilis, diretamente fixado).
Os poríferos apresentam-se sob grande variedade de formas, cores e tamanhos. A maioria é assimétrica e muitas espécies crescem incrustadas no substrato, sendo ásperas ao tato. Outras têm forma de vaso, com simetria radial um pouco irregular. As cores podem variar, do cinzento ao vermelho, laranja ou violeta acentuado. A maioria dos poríferos mede poucos centímetros, mas há espécies que chegam a atingir entre 1m e 2 m de altura.
Figura 1:Poríferos
3.2- Anatomia dos Poríferos
	A estrutura corporal de uma esponja simples pode ser descrita como um cilindro oco, fechado na base e com uma abertura relativamente grande no topo, o ósculo (do latim osculum, diminutivo de “boca”). A água penetra através dos microscópicos poros que perfuram a superfície corporal da esponja e atinge uma cavidade interna, a espongiocela; dali a agua é lentamente expelida pelo ósculo, de modo que há um fluxo líquido continuo através do corpo do animal.
Figura 2: Anatomia dos Poríferos
3.3-Reprodução dos Poríferos
	A maioria das esponjas apresenta reprodução assexuada por brotamento. Esse processo consiste na formação de expansões do corpo, os “brotos”, que crescem e mais tarde se separam do organismo genitor, passando a constituir novos indivíduos. Em muitas espécies, ocorre brotamento sem a posterior separação dos brotos, formando-se, assim, colônias. As esponjas também apresentam a capacidade de se reproduzir sexuadamente. A maioria das espécies é monóica, ou hermafrodita, ou seja, o mesmo individuo (ou colônia) forma gametas de ambos os sexos. Há também espécies dioicas, com indivíduos produtores de óvulos (fêmeas) e indivíduos produtores de espermatozoides (machos).
3.4- Classificação dos Poríferos
O filo Porífera é dividido em três classes: Calcarea, Desmospongiae e Hexactinellidae.
4- Filo Cnidária (Cnidários)
4.1- Características gerais dos Cnidários
Os cnidários são animais aquáticos, a maioria de marinha de corpo mole e gelatinoso cujos representantes mais conhecidos são as águas-vivas, as anêmonas-do-mar e os corais. 
Figura 3: Água-viva
Figura 4: Anêmona do mar
4.2- Anatomia dos Cnidários
A maioria das espécies de cnidário apresenta, em seu ciclo de vida, duas formas corporais: pólipo e medusa. A forma de pólipo lembra um cilindro, com base fixada a um objeto submerso e o topo livre, onde se situam a boca e os tentáculos. A forma de medusa lembra um guarda-chuva, com a boca situada em posição central na fase côncava do animal. Pode haver tentáculos ao redor da boca e nas bordas do corpo, como se fossem franjas nas beiradas de um guarda-chuva.
4.3- Reprodução dos Cnidários
Os cnidários podem se reproduzir assexuadamente e sexuadamente. Assexuadamente por meio de brotamento, na qual se formam pequenos brotos que posteriormente se soltam, originando indivíduos independentes. Sexuadamente há espécies monóicas (hermafroditas) e dioicas (sexos separados). 
4.4- Classificação dos Cnidários
O filo Cnidária é subdividido em três classes: Hydrozoa (hidrozoários), Scyphozoa (cifozoários) e Anthozoa (antozoários).
5- Filo Platyhelminthes (Platelmintos)
5.1- Características gerais dos Platelmintos
O filo Platyhelminthes (do grego platys, plano, achatado, e helminthes, verme) reúne animais de corpo achatado, dos quais as planárias são os representantes de vida livre mais conhecidos. O termo “verme” é usado popularmente para designar animais de corpo fino e alongado. Vivem em água doce, salgada ou terras úmidas.
Figura 5: Planária
Figura 6: Planária terrestre
5.2- Reprodução dos Platelmintos
A reprodução dos platelmintos é bastante diversificada, variando entre sexuadamente e assexuadamente por regeneração. Exemplo se uma planaria for cortada transversalmente em pedaços, cada pedaço pode regenerar um indivíduo completo.
5.3- Classificação dos Platelmintos
O filo Platyhelminthes é divido em três classes Turbellaria (turbelários), Trematoda (trematódeos) e Cestodea (cestódeos).
6- Filo Nemathelminthes (Nematelmintos)
6.1- Características gerais dos Nematelmintos
O filo Nemathelminthes (do grego nematos, fio e helminthes, verme) reúne animais com simetria bilateral, de corpo cilíndrico, alongado e extremidades afiladas. O tamanho dos nematelmintos pode variar de menos de 1mm de comprimento a mais de 1m. Os nematelmintos causam diversas doenças aos seres humanos como: Lombriga, ou áscaris; Amarelão (ancilostomose); Oxiúro; dentre outras.
Figura 7: Nematelminto Ascaris
6.2- Anatomia dos Nematelmintos
O corpo de um verme nematelminto pode ser descrito com “um tudo dentro de outro tubo”. O tubo interno é o intestino, que começa na boca e termina no ânus. O tubo externo é a parede do corpo. Entre esses tubos há uma cavidade cheia de líquido denominada pseudoceloma. São de vida livre, na areia ou água estagnada, também são parasitas de plantas e animais.
6.3- Reprodução dos Nematelmintos
A maioria dos nematelmintos é dioica e apresenta dimorfismo sexual, ou seja, machos e fêmeas diferem entresi quanto a algumas características morfológicas. Os machos são mais curtos do que as fêmeas e apresentam a região posterior curvada, formando um gancho com o qual seguram a fêmea durante a cópula.
7- Filo Annelida (Anelídeos)
7.1- Características gerais dos Anelídeos
São vermes que apresentam corpo cilíndrico segmentado por anéis, subdividido internamente. Possuem sistema respiratório que ocorre na superfície corporal por difusão; sistema digestivo completo, com órgãos digestivos em regiões diferenciadas do corpo; sistema nervoso e sistema circulatório fechado com vasos pulsáteis. 
O habitat dos anelídeos pode variar, em sua maioria são de vida livre, em lugares com solo fértil, úmido ou em mares. Mas alguns são parasitas como as sanguessugas.
Figura 8: Sanguessugas
7.2- Reprodução dos Anelídeos
Em sua maioria são hermafroditas, possuindo dois sistemas reprodutores (masculino e feminino), reproduzindo pelo cruzamento de dois animais. Porém alguns podem se reproduzir assexuadamente por brotamento ou fragmentação do corpo.
7.3- Classificação dos Anelídeos
Muitas espécies apresentam cerdas que auxilia no movimento ou na fixação e a quantidade de cerdas determinam as divisões em três classes:
Classe Oligochaeta (oligoquetas) 
Habitam ambientes úmidos, sendo alguns marítimos e variam de tamanho dependendo da espécie. Possuem poucas cerdas e conseguem se movimentar por contradições do corpo e alimentam de partículas orgânicas que encontram quando se desloca. 
Exemplo: minhoca
Classe Polychaeta (poliquetas)
Predominantemente marítimos, possuem muitas cerdas, algumas espécies são predadores e utilizam a capacidade de locomoção para captura de alimento. Reproduzem com fertilização externa originando larvas.
Exemplo: Nereis
Figura 9: Nereis
Classe Hirudunea (Hirudíneos)
Podem ser predadoras ou parasitas, não possuem cerdas e apresentam ventosas para fixação. Reproduzem sexuadamente e diretamente sem presença de larvas.
Exemplo: sanguessugas
8- Filo Arthropoda (Artrópodes)
8.1- Características gerais dos Artrópodes
Os artrópodes ou filo Arthropoda (palavra do grego, arthron = articulação + podos = pés), é considerado o filo com a maior diversidade de animais, sendo em números de espécies (mais de um milhão conhecidas) ou na diversidade de formas físicas, até mesmo nos hábitats ocupados.
Figura 10: Caranguejo (crustáceo)
8.2- Anatomia dos Artrópodes
Os artrópodes possuem apêndices articulado (patas, antenas, palpos, etc.), seu corpo é coberto por uma substância resistente e impermeável como o exoesqueleto chamado quitina. A quitina é um polímero nitrogenado de polissacarídeos, impregnada de camadas de cera. 
Possuem também em seu organismo sistema digestivo completo (com boca e ânus), sistema circulatório aberto, seu sistema respiratório é bem diversificado (branquial, traqueal e pulmonar ou filotraqueal), devido estarem abitando vários ambientes terrestres.
8.3- Classes dos Artrópodes
Os artrópodes se subdividem em quatro classes: insetos, aracnídeos, quilópodes e diplópodes.
Classe insetos:
Nessa classe existem 800 000 de espécies conhecidas, sendo a classe mais numerosa. Com o corpo dividido em cabeça, tórax, abdômen, três pares de patas (hexápodes) e um par de antenas. Sua respiração é através de brânquias. E sua reprodução e dividida em três: 
Ametabolia: quando não há mudança na forma, ou seja, o inseto que eclode do ovo representa a miniatura de sua fase adulta. 
Exemplo: traça-dos-livros.
Hemimetabolia: também conhecida como metamorfose incompleta, apresenta fases imaturas do ovo denominadas de ninfas, com asas e aparelho reprodutor não desenvolvidos. 
Exemplo: baratas, percevejos, cupins. 
Holometabolia: chamada de metamorfose completa, apresenta formas imaturas do ovo totalmente diferentes das adultas 
Exemplos: pulgas, formigas, mosquitos.
Classe aracnídeos
Com o corpo dividido em cefalotórax e abdômen com quatro pares de patas (octópodes), não possuem antenas. Sua respiração e feita por fipor filotraqueias ou pulmões foliáceos. Os aracnídeos se reproduzem por meio da fecundação interna. Eles não possuem pênis para introduzir os espermatozóides no corpo das fêmeas, mas desenvolveram outro mecanismo para isso.
Exemplo: Nas aranhas, os machos desenvolvem, uma dilatação bulbosa onde armazena os espermatozóides.
Classes quilópodes:
Com corpo alongado muito semelhante aos vermes, com um par de patas por segmentos de sua estrutura corporal, par de antes, par de garras ligadas à glândula de veneno. Sua respiração e traqueal, A traquéia está ligada a fibras musculares que se contraem e estimulam o ar a entrar na traquéia. A reprodução dos quilópodes é sexuada.
Exemplo: Lacraia, Centopeias, Geofilomorfos
Classe diplópodes:
Semelhantes aos quilópodes, mas possuem corpo cilíndrico, com dois pares de patas por segmentos e um par de antenas curtas. Sua respiração e traqueal. Sua reprodução é sexuada.
Exemplo: Piolho-de-cobra ou gongolo, Illacme plenipes.
9- Filo Mollusca (Moluscos)
9.1- Características gerais dos Moluscos
O filo Mollusca (do latim mollis, mole) é o segundo maior do reino Animalia em números de espécies, ficando atrás do filo dos artrópodes. Os moluscos são animais de corpo mole, por conta dessa característica algumas espécies apresentam concha calcária para proteção.
Figura 11: Gastrópode, lesma
9.2- Anatomia dos Moluscos
. O corpo é dividido em cabeça, massa visceral e pé. Possuem sistema digestório completo, sistema circulatório com lacunas, sistema respiratório com brânquias ou pulmões e sistema nervoso.
9.3- Classe dos Moluscos
Os Moluscos se subdividem em 5 classes: gastrópodes, pelecípodes, cefalópodes, anfineuros, escafópodes.
Classe Gastrópoda (gastrópodes)
Única classe dos moluscos com alguns representantes terrestres. Em sua maioria apresenta uma concha espiralada que protegem os órgãos internos, porém algumas espécies, como as lesmas, não possuem concha. Possuem pé musculoso e estendido.
Exemplo: caracol 
Classe pelecypoda ou bivalvia (pelecípodes)
Seres aquáticos de corpo alongado e lateralmente achatado. A cabeça é reduzida sem olhos e tentáculos, mas possuem pé com formato de machado, apropriados para cavar.
Classe Cephalopoda (cefalópodes)
Podem apresentar conchas internas, externas ou não apresentam concha externa. A cabeça é grande e possuem tentáculos bem desenvolvidos para nadar, por serem predadores. 
Exemplo: polvo 
Classe Amphineura ou Polyplacophora (anfineuros)
Apresentam simetria bilateral, corpo elíptico e delgado, concha geralmente dividido em oito valvas, a boca tem várias fileiras de dentes. Há grande variedade de cores, dependendo da espécie.
Exemplo: quíton 
Classe Scaphopoda (escafópodes)
Concha em forma de cone, aberta nos dois lados. O pé tem forma cilíndrica e pontiaguda e tentáculos tácteis para captura de alimento.
Exemplo: Dentalium 
10- Filo Echinodermata (Equinodermos)
10.1- Características gerais dos Equinodermos
Animais exclusivamente marinhos com esqueleto interno, a maioria possui espinhos no revestimento. O sistema nervoso é reduzido, em geral não apresentam órgão sensorial desenvolvido. Possui o corpo com simetria radial, divididos em partes iguais que se juntam no eixo central.
A sua locomoção é realizado pelo sistema ambulacrário, que também é utilizado para respiração, alimentação, etc. Formado por um conjunto de canais que capacita a circulação da água pelo corpo, depois são eliminados pelos pés, gerando movimento.
Figura 12: Estrela do mar
10.2- Classe dos Equinodermos
Os Equinodermos se subdividem em cinco classes: asteróides, equinoides, ofiuróides, holoturóides, crinóides.
Classe Asteroidea (asteroides) 
Corpo achatado com cinco ou mais braços que estão ligados pelo disco central. Possuem capacidade de regeneração bem desenvolvida. São predadores e alimentam de moluscos, crustáceos, etc.
Exemplo: estrela do mar
Classe Echinoidea (equinoides)
Corpo circular abaulado ou achatado, sem braços e movimentam atravésde espinhos e pés ambulacrais. O esqueleto é formado por placas calcárias fundidas, formando uma carapaça interna.
Exemplo: ouriços do mar
Classe Holothuroidea (holoturóides)
Corpo alongado e sem braços, boca localizada em uma das extremidades do corpo, rodeada por tentáculos e não apresentam carapaças.
Exemplo: pepino do mar
Classe Crinoidea
Corpo em forma de taça, munido ou não de pedúnculo, com braços ramificados e flexíveis. Alimentam se de plânctons e detritos orgânicos, capturados pelos cílios dos tentáculos.
Exemplo: lírio do mar
Classe Ophiuroidea
Corpo achatado com braços finos, flexíveis, longos, separados e ligados pelo disco central, características que capacita a movimentação rápida.
Exemplo: serpente do mar.
11- Protocordados
11.1- Características gerais dos Protocordados
	Os protocordados são animais cordados que não apresentam coluna vertebral, sendo por isso chamados de cordados invertebrados, ou protocordados.
Os cordados, cujos representantes mais conhecidos são os peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos, que são animais triblásticos, com simetria bilateral e sistema digestório completo, ausência de caixa craniana e coluna vertebral. A maioria das espécies tem endoesqueleto, sistema circulatório fechado e coração ventral. Além de apresentar durante o desenvolvimento embrionário: tubo nervoso dorsal, notocorda, fendas faringianas e cauda pós-anal.
11.2- Classes dos Protocordados 
	Os protocordados podem ser divididos em dois subfilos: os urocordados e cefalocordados.
12- Vertebrados
12.1- Características gerais dos Vertebrados
Os vertebrados fazem parte do filo Chordata, mais especificamente o subfilo Craniata. Esta denominação tende a substituir o termo Vertebrata, que se refere à presença de coluna vertebral. São animais que possuem vértebras, ou seja, os ossos que compõem a coluna vertebral. Nem todos os animais vertebrados a possuem, por exemplo, os ágnatos, são peixes primitivos desprovidos de mandíbulas (as lampreias e feiticeiras). Os animais vertebrados são caracterizados pela presença de uma medula espinhal e uma coluna vertebral e o sistema nervoso central (cérebro e medula espinhal), o sistema muscular (músculo estriado esquelético, cardíaco e liso) e esqueleto interno também formam suas estruturas. 
O corpo dos vertebrados é constituído pela pele composto por duas camadas: a derme (interna) e a epiderme (externa). Vale lembrar que as aves e os mamíferos possuem ainda uma camada mais interna, antes da derme, conhecida como epiderme (camada de gordura) e está relacionada com a manutenção da temperatura do corpo.
Figura 13: Leão
12.2- Classes dos Vertebrados
Além dos Ágnatos, incluem-se no subfilo dos vertebrados os seguintes animais: peixes, répteis, anfíbios, aves e mamíferos.
Classes condricties (condros = cartilagem; icties = peixes)
As principais características dos peixes cartilaginosos são: esqueleto cartilaginoso (mais mole que o ósseo); presença de escamas; boca com mandíbula (em posição ventral); respiração branquial, sem opérculo, apenas fendas branquiais nas superfícies laterais; não há vesícula gasosa, portanto, não conseguem flutuar; têm de nadar ativamente; intestino com válvula espiral, que aumenta a superfície de absorção dos alimentos; coração com duas cavidades (como nos peixes ósseos); sangue com hemácias nucleadas e ovais; temperatura corpórea variável (pecilotermos).
Exemplos destes animais: Tubarão, raia, quimera, cação.
Classe osteicties (osteo= ósseo; icties= peixes)
Estes peixes apresentam mandíbulas, são gnatas. As principais características dos peixes ósseos são esqueleto ósseo; presença de escamas; Boca com mandíbula em posição terminal (na “ponta”); respiração branquial, com um opérculo que protege a cavidade branquial; presença de vesícula gasosa para flutuação (órgão hidrostático). É também denominada bexiga natatória. Coração com duas cavidades; Sangue com hemácias nucleadas e ovais; Temperatura corpórea variável (pecilotermos).
Exemplos: sardinha, dourado, bagre, cavalo-marinho, tilápia, cará lebistes, namorado, pintado.
Classe anfíbios (anfi = duplo; bios = vida)
São os vertebrados (cujo nome indica) em que a maioria das espécies vive parcialmente na água doce e parcialmente em terra. Não há anfíbios marinhos.
Os anfíbios possuem algumas características “novas” que permitem a adaptação à vida terrestre, como por exemplo, pernas, pulmões, narinas, que se comunicam com a cavidade bucal e órgão dos sentidos que funcionam tanto na água quanto no ar (em terra).
As principais características são: pele úmida, sem escamas e cheia de vasos sanguíneos; dois pares de patas (exceto em cobras-cegas); esqueleto ósseo; coração com três cavidades (dois átrios e um ventrículo); hemácias nucleadas e ovais; respiração: branquial (em larvas), e pulmonar e cutânea (em adultos).
Exemplos: sapo, rã, perereca, salamandra, cobra-cega.
Classe répteis (rastejantes)
Os répteis formam o primeiro grupo de animais vertebrados completamente adaptados à vida terrestre. As principais características dos répteis são: pele seca, dura, com escamas ou placas ósseas que previnem a desidratação em contato com o ar e facilitam a locomoção em superfícies ásperas; pernas adaptadas para uma locomoção rápida; os répteis são tetrápodes (quatro pernas); ovos com cascas calcária, dura, que previne a dessecação do embrião, o qual é protegido por várias membranas, além da casca. Não há larva, o desenvolvimento é direto; o coração é imperfeitamente dividido em quatro cavidades: dois átrios e um ventrículo parcialmente dividido (nos crocodilianos, os ventrículos são separados); com isso ocorre uma maior separação entre sangue venoso (rico em CO2) e arterial (rico em O2). Hemácias nucleadas, ovais e biconvexas; a fecundação é interna no organismo da fêmea; com isso os répteis completam seu ciclo vital em terra, não necessitando do meio aquático para a reprodução (como os anfíbios); respiração pulmonar; os pulmões possuem uma superfície interna mais ampla que a dos anfíbios e não necessitam de respiração cutânea; temperatura variável (pecilotermos).
Quelônios:
São as tartarugas, os jabutis e os cágados. Têm o corpo recoberto por duas carapaças: a carapaça dorsal, na parte superior do corpo, e o plastrão, na parte inferior. Essas duas carapaças são soldadas uma a outra. Há aberturas apenas para a saída do pescoço, membros anteriores, posteriores e da calda.
Crocodilianos:
São os crocodilos e os jacarés. Grandes répteis aquáticos, os crocodilianos têm corpo alongado e recoberto por placas córneas. Possuem quatro membros, que são usados para a locomoção terrestre e aquática.
Escamados:
São os lagartos e as serpentes (estas mais comumente chamadas de cobras). Esses animais têm a pele recoberta por escamas e dividem-se em dois grupos menores: lacertílios e ofídeos.
Classe Aves
As aves representam um grande avanço evolutivo em relação aos demais seres do Reino Animal pelo fato de possuírem um revestimento isolante do corpo, separação completa do sangue oxigenado e não oxigenado no coração, temperatura regulada do corpo capacidade de voar, emissão de sons, audição e visão, altamente desenvolvidas, cuidado especial com os filhotes e entre outros.
Principais características:
corpo coberto de penas;
par de asas;
esqueleto ósseo com ossos ocos;
presença de bico, sem dentes;
coração com quatro cavidades;
respiração pulmonar
temperatura corpórea regulada (são homeotermos);
reprodução através de ovos (ovíparos).
A maioria das aves possui características que facilita o voo, diferente dos pinguins, dos avestruzes e das emas.
Características de adaptações para voo:
Presenças de asas e penas;
Ossos pneumáticos, ou seja, leves (redução de peso);
Ausência de dentes (reduz o peso);
Sem bexiga urinária (reduz o peso);
Osso externo em forma de quilha;
Presença de sacos aéreos.
Classe Mamíferos 
Os mamíferos são o tipo de animal mais desenvolvido e complexo de toda a escala zoológica.
Principais características:Corpo coberto de pelos;
Pele com glândulas (sebáceas - junto aos pelos, sudoríparas - suor, odoríferas - odor/cheiro e mamárias - leite;
Esqueleto ósseo;
Quatro membros, modificados e adaptados ao modo de vida (correr, nadar, voar);
Coração com quatro cavidades;
Respiração pulmonar;
Laringe com cordas vocais;
Presença de diafragma (músculo que separa os pulmões do coração dentro do tórax);
Temperatura corpórea regulada;
13- Conclusão
O reino metazoa é um reino bem diversificado e com seres que podem viver em diversos locais. Podemos encontrar facilmente as diferenças de cada um, por ser um fator visível, porém são difíceis de definir quais são as igualdades em algumas espécies de filos diferentes, por exemplo, comparando uma estrela do mar com um leão, que possuem características diferentes, mas são classificados no mesmo reino por possuírem características em comum, como a estrutura celular. Assim concluímos que o reino metazoa é composto por diversos seres vivos de formas e cores diferentes que são fáceis de serem identificados e semelhanças que muitas vezes precisam de um estudo aprofundado das espécies para serem esclarecidos.
14- Fontes
http://www.todamateria.com.br/animais-vertebrados/
http://www.todamateria.com.br/animais-invertebrados/
http://www.todabiologia.com/zoologia/animais_invertebrados.htm
http://www.todabiologia.com/zoologia/animais_vertebrados.htm
http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Biokids/Biokids2.php
http://www.brasilescola.com/biologia/condrictes.htm
http://peixes2010.blogspot.com.br/p/condrictes_6585.html
http://www.suapesquisa.com/ecologiasaude/anfibios/
http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos3/Repteis.php
http://www.infopedia.pt/$oligoquetas
http://www.mundoeducacao.com/biologia/anelideos.htm
http://educacao.uol.com.br/disciplinas/biologia/anelideos-2-caracteristicas-e-classificacao.htm
http://www.geocities.ws/opinatudo/anelideos__classe_hirudinea.html
http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos2/biomoluscos2.php
http://www.colegioweb.com.br/trabalhos-escolares/biologia/moluscos/classe-pelecypoda.html
http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos2/moluscos2.php
colegioweb.com.br/trabalhos-escolares/biologia/moluscos/classe-scaphopoda.html
http://www.ebah.com.br/content/ABAAAA8mIAL/equinodermos
http://grupoarvoredavida.blogspot.com.br/2009/07/estrela-do-mar-classe-asteroidea-filo.html
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/filo-equinodermata/classe-holothuroidea.php
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/classe-crinoidea/classe-crinoidea.php
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/filo-equinodermata/classe-ophiuroidea.php
Livro: Biologia dos Organismos Volume 2.
Autores: 
José Mariano Amabis
Gilberto Rodrigues Martho
Editora: Moderna
Apostilas do Ensino fundamental Sistema Etapa-2012
2º Bimestre
3º Bimestre
4º Bimestre

Continue navegando