Buscar

O ideal marxista tem sua origem na

Prévia do material em texto

O ideal marxista tem sua origem na __________________, na primeira metade do século XIX. Assinale a opção CORRETA:
	
	
	
	 
	Europa ocidental.
	
	
	América do Sul.
	
	
	Ásia.
	
	 
	América do Norte.
	
	
	Estados Unidos.
	
	
	
		
	
		2.
		¿Na história das sociedades humanas, as ações dos indivíduos vão se somando até o ponto de ruptura em que a velha ordem é substituída por uma outra ordem (Konder)¿. Para a dialética marxista, o conhecimento é totalizante e a atividade humana, em geral, é um processo de totalização. O que significa isto? ( ) Toda parte é também um todo, um complexo de forças com relações diversas que agem em conjunto. ( ) A totalidade significa que as coisas são independentes da estrutura que pertencem. ( ) Os fatos são átomos, que pertencem ao todo dialético . ( ) Qualquer objeto que o homem possa perceber ou criar é parte de um todo. A sequência CORRETA é:
	
	
	
	 
	V , F, F, V
	
	
	V, F, F, F.
	
	
	V, F, V, V.
	
	 
	V , V , F ,V
	
	
	F, F, V , V.
	
	
	
		
	
		3.
		No momento de sua emersão, o projeto de ruptura aproxima-se da tradição marxista especialmente pelo viés posto pela militância política. Como est6e momento da profissão foi definido por José Paulo Netto?
	
	
	
	
	Renovação Profissional.
	
	
	Reatualização do Conservadorismo.
	
	
	Modernização Conservadora.
	
	 
	Perspectiva de intenção de Ruptura.
	
	
	Movimento de Reconceituação.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		4.
		Sobre a perspectiva da intenção de ruptura com o tradicionalismo, esta correto afirmar que o Serviço Social passa a ter uma aproximação com a matriz teórica social crítica de pensamento:
	
	
	
	
	Funcionalista
	
	
	Processo de diagnóstico social
	
	
	Positivista
	
	 
	Marxista
	
	
	Fenomenológico
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		5.
		Mesmo na chamada Renovação do Serviço Social, a identificação do método com a intervenção pragmática e imediatista permanece, e de certa forma, cristaliza-se, face às novas exigências e demandas postas aos profissionais, decorrentes da inscrição do Brasil no circuito monopolista internacional, marcado pelo "exaurimento de um certo padrão de desenvolvimento capitalista" (NETTO, 1991). Sobre a citação acima é correto afirmar que o chamado Serviço Social tradicional¿, que passa a ser questionado formalmente no Brasil por volta dos anos 60, concede lugar a um amplo processo que combina simultaneamente avanços e continuidades, pois, Se de um lado, a Renovação do Serviço Social, ainda que nas tendências de corte mais conservador, buscou, dentre outros aspectos, a validação e legitimação teórica, inaugurando a possibilidade de interlocução com as ciências sociais; por outro, percebe-se a manutenção da mesma perspectiva de homem e mundo tradicionalmente existente no âmbito profissional . Considerando as duas asserções, é correto afirmar que:
	
	
	
	
	A segunda é um a proposição falsa, e a segunda é verdadeira.
	
	 
	As duas são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	
	
	A primeira é uma proposição falsa, e a segunda, verdadeira.
	
	
	A primeira é uma proposição verdadeira, e a segunda, falsa.
	
	
	As duas são verdadeiras, mas não estabelecem relação entre si.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		6.
		A aproximação do Serviço Social com a teoria marxista traz uma nova compreensão do que seja a profissão, ou melhor, procura-se buscar os aspectos constitutivos de forma contextualizada, na realidade em que se inserem. A descoberta do marxismo pelo Serviço Social contribuiu decisivamente para um processo de ruptura com:
	
	
	
	 
	O conservadorismo profissional.
	
	
	A ideologização profissional.
	
	
	O ativismo profissional.
	
	
	A institucionalização profissional.
	
	
	A politização profissional.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		7.
		Para Émile Durkheim os fatos sociais constituem o objeto de estudo da sociologia. Para o pensador, ¿É fato social toda maneira de agir, fixa ou não, suscetível de exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior, que é geral na extensão de uma sociedade dada, apresentando uma existência própria, independente das manifestações individuais que possa ter.¿ Depreendem-se desse raciocínio três características:
	
	
	
	
	Coercitividade, exterioridade e coletividade;
	
	 
	Coercitividade, generalidade e funcionalidade;
	
	 
	Coercitividade, exterioridade e generalidade;
	
	
	Nenhuma das anteriores.
	
	
	Coercitividade, coletividade e positividade;
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		8.
		Em meados da década de 1960 inicia-se o processo de renovação do serviço social brasileiro. Sobre este processo, fundamentando-se nas análises sócio-históricas construídas por Netto (1996), marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
NETTO, José  Paulo. A crítica conservadora à reconceptualização. Serviço Social & Sociedade (São Paulo), ano II, n.5, p.5975, mar. 1981.
 
(     ) Ocorre a crescente diferenciação das concepções, profissionais (natureza, funções, objeto, objetivos e práticas do serviço social).
(     ) Tem-se a constituição de segmentos de vanguarda, sobretudo, mas não exclusivamente inseridos na vida acadêmica, voltados para a investigação e a pesquisa.
(   ) Com o processo de renovação do serviço social brasileiro ocorre a instauração do pluralismo teórico, ideológico e político no marco profissional, deslocando uma sólida tradição de monolitismo ideal.
(     ) Ocorre a sintonia da polêmica teórico-metodológica profissional com as discussões em curso no conjunto das ciências sociais, inserindo o serviço social na interlocução acadêmica e cultural contemporânea
	
	
	
	
	V, V, F, V.
	
	
	F, F, V, F.
	
	 
	V, V, F, V.
	
	 
	V, V, V, V
	
	
	F, V, F, V.

Continue navegando