Buscar

AD2 Educação Inclusiva 2017.2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB
Curso de Pedagogia Séries Iniciais – modalidade EAD
AVALIAÇÃO A DISTÂNCIA 2 – 2017.2
Disciplina: Educação Inclusiva e Cotidiano Escolar
Coordenador (a): Profª. Drª. Rosana Glat
Aluno(a): Vanessa Rodrigues dos Santos. 
Matrícula: 15112080355
Pólo: Magé
Prazo para submissão online – 15/10
1 - Com base na afirmação: “A atuação do professor é fundamental para que se evite o fracasso escolar” (Aula 6); apresente DUAS propostas pedagógicas (diferentes uma da outra) que podem favorecer o processo de aprendizagem dos alunos com dificuldade de aprendizagem. 
O professor pode realizar atividades paralelas com os alunos que apresentam dificuldade de aprendizagem, que consistam em conteúdos que necessitam de reforço. Tais atividades podem ser desenvolvidas no horário da aula ou até mesmo em períodos nos quais o professor se dedica ao planejamento, como também podem ser enviadas para casa. Nesse caso, o professor precisa realizar um trabalho de conscientização com a família que, por sua vez, deve se comprometer a ajudar o filho. Outra proposta pedagógica que pode contribuir para que o aluno avance são as estratégias que visem a parceria mútua entre os profissionais da escola que atendem o aluno, desde a coordenadora pedagógica à professora de sala de leitura, bem como o profissional da Sala de Recursos podem desempenhar um trabalho conjunto que esteja alinhado aos objetivos fixados para o aluno. 
 2 - De acordo com o conteúdo da aula 7, alguns estudantes apresentam dificuldades de aprendizagem que têm origem orgânica. Selecione 1 (um) dos distúrbios de aprendizagem (de origem orgânica) apresentados na referida aula e descreva estratégias pedagógicas que podem favorecer o processo de aprendizagem de estudantes nesta condição no contexto de uma turma comum. 
A discalculia é um exemplo de dificuldade de aprendizagem que possui origem orgânica e está relacionada à aprendizagem dos conteúdos de Matemática. Os alunos que apresentam este tipo de distúrbio enfrentam barreiras à aquisição de novos conhecimentos matemáticos, pois demoram mais a fixar os conteúdos já trabalhados, sendo assim faz-se necessário realizar freqüentes revisões da matéria, como também oferecer materiais concretos para o aluno manipular e compreender os conceitos transmitidos pelo professor. Alguns exemplos de materiais são: ábaco, material dourado, Quadro Q.V.L (Quadro Valor de Lugar) exposto na sala de aula, jogos pedagógicos, assim como a permissão do uso da calculadora para realizar cálculos mais avançados. Dessa forma, os alunos poderão assimilar melhor os conceitos.
3 - De acordo com o conteúdo a aula 8, explique: 
A) O que compreendeu, sobre o modelo teórico da Deficiência Mental da Associação Americana de Retardo Mental (AMMR,2002).
O modelo teórico visa demonstrar que os indivíduos que possuem deficiência intelectual (mental) não podem ser considerados iguais, pois há diferentes níveis de retardo, como também não se trata de uma condição estática e permanente. Diante disso, cada caso requer um tipo de demanda diferenciada, ou seja, apoios específicos, variando também a freqüência desse apoio. Dependendo dos tipos de apoios ou suportes recebidos, o individuo pode ter suas características mais ou menos acentuadas.
B) E, também, cite um exemplo de como o sistema de apoio proposto por essa associação pode ser utilizado para favorecer o desenvolvimento acadêmico do aluno com deficiência intelectual.
O apoio extensivo oferecido pelo professor itinerante, por exemplo, pode contribuir para que a inclusão do aluno com deficiência mental seja bem sucedida, pois este profissional também ajuda o professor regente da turma a adequar o currículo e os recursos às necessidades desse aluno. Os profissionais da sala de recursos também oferecem apoio não somente na fase de ingresso do aluno em turma regular, mas seu apoio periódico pode facilitar o trabalho realizado com o aluno. Um exemplo de ações desse profissional é a adaptação das avaliações, tendo em vista que ele pode oferecer um atendimento individualizado. O professor de turma pode receber sugestões de atividades, como também realizar trocas de materiais concretos que facilitem a aprendizagem de seus alunos.
_1568023514.wmf

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando