Processo Civil completo
22 pág.

Processo Civil completo


DisciplinaDireito Processual Civil I42.444 materiais735.728 seguidores
Pré-visualização6 páginas
MODULO 1
1. Com relação ao sistema de apreciação da prova:
(x) A) o juiz a apreciará livremente, devendo indicar, na sentença, os motivos que lhe formaram o convencimento.
Justificativa: Legislação direta - Artigo 131 da Lei nº 5.869 de 11 de Janeiro de 1973 - Art. 131. O juiz apreciará livremente a prova, atendendo aos fatos e circunstâncias constantes dos autos, ainda que não alegados pelas partes; mas deverá indicar, na decisão, os motivos que lhe formaram o convencimento. (Redação dada pela Lei nº 5.925, de 1º.10.1973)
B) o laudo pericial vincula o juiz.
C) a documental sempre prevalece sobre a testemunhal.
D) o juiz a apreciará atendo-se exclusivamente às alegações das partes, devendo indicar, na sentença, apenas os dispositivos legais em que tiver se pautado.
E) o juiz a apreciará atendo-se exclusivamente às alegações das partes, devendo indicar, na sentença, os motivos que lhe formaram o convencimento.
2. Em relação ao ônus da prova, é correto afirmar:
A) Pelo nosso sistema processual civil, as partes têm o dever, a obrigação legal da produção da prova, o autor quanto ao fato constitutivo de seu direito, o réu quanto ao fato desconstitutivo, modificativo ou extintivo do direito do autor.
B) O ônus probatório incumbe apenas ao autor ou ao réu, não a terceiros que intervenham no processo.
 (X) C) É nula a convenção que distribui de maneira diversa o ônus da prova quando recair sobre direito indisponível da parte ou quando tornar excessivamente difícil a uma parte o exercício do direito.
JUSTIFICATIVA: ônus da prova é o encargo, atribuído pela lei a cada uma das partes, de demonstrar a ocorrência dos fatos de seu próprio interesse para as decisões a serem proferidas no processo, logo, quem aquele que alega algo tem o ônus de provar o fato alegado. Porem, estas convenções não serão admitidas se a lide recair sobre direitos indisponíveis ou se a convenção se tornar excessivamente difícil ao exercício do direito. Esta segunda situação deve ser analisada de caso a caso pelo juiz.
D) O sistema processual civil pátrio só admite a inversão convencional da prova, mas não a inversão judicial ou legal.
E) O sistema processual civil pátrio só admite a inversão judicial ou legal da prova, mas não a inversão convencional.
3. De acordo com o Código de Processo Civil, é correto afirmar:
A)A parte, que alegar direito municipal, estadual, federal, estrangeiro ou consuetudinário, provar-lhe-á o teor e a vigência, independentemente de determinação judicial. 
B) A parte, que alegar direito municipal, estadual, federal, estrangeiro ou consuetudinário, provar-lhe-á o teor e a vigência, se assim o determinar o juiz. 
C) O ônus da prova incumbe ao réu, quanto à existência de fato impeditivo, modificativo ou extintivo do seu direito. 
D) O ônus da prova incumbe ao autor, quanto ao fato constitutivo do seu direito.
JUSTIFICATIVA: ônus da prova é o encargo, atribuído pela lei a cada uma das partes, de demonstrar a ocorrência dos fatos de seu próprio interesse para as decisões a serem proferidas no processo, logo, quem aquele que alega algo tem o ônus de provar o fato alegado. 
 
E) n.d.a.
4. No tocante ao objeto e ao ônus da prova, bem como a seus princípios gerais, considere os seguintes enunciados: 
I. Se o processo versar sobre direito disponível das partes, e se não for excessivamente difícil a qualquer delas o exercício do direito, poderão as partes convencionar a alteração das regras naturais de distribuição do ônus probatório.
II. O objeto da prova são os fatos, controvertidos ou não, relevantes para o julgamento do processo.
III. O princípio dispositivo é mitigado no que se refere à produção de provas, pois caberá ao juiz determinar, mesmo que de ofício, as provas necessárias à formação de seu convencimento.
IV. É princípio geral em relação à prova de que não é possível em nenhuma circunstância a prova de fato negativo, que se considera como diabólica. Estão corretos APENAS:
A) I e IV
B) II, III e IV
C) II e IV
D)I, III e IV
(x) E) I e III
JUSTIFICATIVA: estão corretas apenas essas alternativas no que tange ao objeto e o ônus da prova.
5. Analise as proposições abaixo e, considerando o Código de Processo Civil, assinale a alternativa correta:
I - Há fatos incontroversos que dependem de prova.
II - Em princípio, é possível que as partes estabeleçam em contrato a inversão do ônus da prova, desde que o direito sobre o qual recaia o encargo probatório seja disponível e que tal inversão não torne excessivamente difícil a uma das partes o exercício do direito.
III - Incumbe a parte que alegar direito municipal, estadual, estrangeiro ou consuetudinário, o ônus de provar o teor e sua vigência, se assim o determinar o juiz.
IV \u2013 Incabível a produção de prova a respeito de direito.
V - Mesmo em relação a questões profissionais, sobre as quais se deve guardar sigilo, a parte deve prestar depoimento, ocasião em que será garantida a tramitação do processo sob segredo de justiça.
(X)A) São verdadeiras as proposições I, II e III.
Justificativa: estão corretas apenas essas alternativas.
B) São verdadeiras as proposições I, III e V.
C) São verdadeiras as proposições II, IV e V.
D) São verdadeiras as proposições II, III e IV.
E) São verdadeiras as proposições I, IV e V.
6. Quanto à prova no processo civil, assinale a alternativa CORRETA:
A) O ônus da prova incumbe ao autor, quanto ao fato constitutivo do seu direito, e ao réu, quanto à existência de fato impeditivo, modificativo ou extintivo do direito do autor. É nula a convenção que distribui de maneira diversa o ônus da prova quando recair sobre direito disponível da parte.
B) Na ausência de normas jurídicas particulares, o juiz aplicará as regras de experiência comum subministradas pela observação do que ordinariamente acontece e, ainda, as regras da experiência técnica, inclusive para os casos que dependeriam de exame pericial.
C) Incumbe o ônus da prova, quando se tratar de falsidade de documento, à parte que o produziu e, em se tratando de contestação de assinatura, à parte que a arguir.
D) Em virtude da distribuição do ônus da prova, compete exclusivamente a cada parte requerer o depoimento pessoal da outra, a fim de interrogá-la na audiência de instrução e julgamento.
(X) E) A prova emprestada consiste naquela produzida e já documentada em um processo e colacionada para ser utilizada em outro, no qual surja o interesse em seu uso, com o intuito de evitar a repetição de atos processuais, ocorrendo, por exemplo, quando o local a ser periciado já tiver sido desativado.
JUSTIFICATIVA: Está correta a alternativa "E", no que tange a prova no processo civil.
 MODULO 2
1. A respeito da prova documental, segundo as regras do Código de Processo Civil, é correto afirmar que:
A) A assinatura do documento particular não faz presumir ser o conteúdo do documento emanado de quem a pôs.
(X) B) Ficou mais do que evidenciado no novo Código de processo Civil a possibilidade de juntada de documentos novos até o segundo grau de jurisdição, desde que devidamente justificado, respeitado o contraditório, e que inexista má fé. 
JUSTIFICATIVA: Na juntada de documentos após a inicial ou a contestação, ao critério do juiz, a conduta da parte poderá ser avaliada e punida se o caso, de acordo com as regras de litigância de má-fé. Isso implica dizer que não pode a juntada ser feita com o intuito de surpreender a parte contrária ou o juízo, ardilosa e maliciosamente, devendo o julgador permitir a juntada de documento nos autos apenas quando nenhum gravame houver à parte contrária. 
C) Quando uma das partes requerer a juntada de um documento nos autos, o juiz não está obrigado a ouvir a outra parte, a seu respeito.
 D) tratando-se de provas por reprodução mecânica, como a fotográfica, cinematográfica ou fonográfica, impugnada sua autenticidade, o juiz determinará a realização de acareação das partes.
E) O Novo Código de Proc4sso Civil não atribuiu a qualidade de prova documental à qualquer reprodução mecânica, como a fotográfica,
Felipe
Felipe fez um comentário
Tem como me passar o material, meu email: felipe646@gmail.com
2 aprovações
Carregar mais