Buscar

Resumo Semana 03 Partes e Procuradores

Prévia do material em texto

RESUMO SEMANA 03 _ PARTES E PROCURADORES 
As partes no processo trabalhistas podem ser pessoas parciais (autor (reclamante), réu (reclamado), advogados, curador especial) e sujeitos imparciais (juiz, perito judicial, servidor, etc).
As partes devem possuir 3 tipos de capacidades de: ser parte, de está sozinho em juízo e capacidade postulatória.
I- Capacidade para ser parte. Toda pessoa (natural e jurídica) possui a capacidade de ser parte em um processo judicial.
II- Capacidade de estar em juízo. Representação e Assistência. Há algumas pessoas que não podem está sozinha em juízo porque carecem de ser representada (menores 16 anos) ou assistidas (loucos).
III - Capacidade postulatória. Jus postulandi. Somente as pessoas que tem a capacidade postulatória podem ajuizar uma ação. Geralmente essa capacidade é dada apenas ao advogado, porém na justiça trabalhista, o reclamante a possui, devido o jus postulandi.
IV- Mandato: tácito e expresso. Representação por advogado;
	O reclamante poderá optar por ser representado por um advogado, para tanto deverá outorgar (passar) os poderes de representação através de um documento chamado procuração (mandato expresso) ou através de um mandato tácito (procuração dada de forma oral e reduzida a termo na ata (apud acta))
Mandato expresso é quando tem procuração ou substabelecimento nos autos do processo.
Mandato tácito é a outorga dada ao advogado não por procuração nos autos, mas de forma oral.
V- Substituição processual. É o mesmo que dizer legitimidade extraordinária. Enquanto que a legitimidade ordinária é aquela em que a pessoa que pleiteia algo é em nome próprio para defender seus próprios interesses. Na legitimidade extraordinária é alguém que pleiteia em nome próprio direitos que não são seus, por exemplo é o caso dos sindicatos que entram na justiça para pedir direitos dos trabalhadores em seu próprio nome (o nome do sindicato fica no polo ativo na ação). Exemplo 2: Ministério Público ao defender deficientes físicos.
V- Sucessão processual. É a troca da parte. Uma outra pessoa assume o lugar do litigante originário, fazendo-se parte na relação processual. Ex: morte de uma das partes ou terceiro interessado substitui a parte (autor ou réu).
VI- Litisconsórcio. Ação plúrima é litisconsórcio ativo facultativo. 
VII- Assistência Judiciária Gratuita e Gratuidade de Justiça: 
	Assistência Gratuita é diferente de Gratuidade de justiça. 
	Gratuidade de justiça é o não pagamento das despesas processuais. 
	A assistência judiciária significa defesa de um profissional.
A assistência Judiciária Gratuita. A ser desenvolvida pelo: sindicatos, defensoria pública ou núcleo de prática jurídica (NPJ).
Assistência judiciária Paga. Feita por um advogado particular.
VIII- Honorários Advocatícios. Tipos de honorários advocatícios. É o pagamento do advogado a serem pagos ao final do processo
Honorários advocatícios contratuais. Quem paga é a pessoa que contrato o advogado para defende-lo.
Honorário advocatícios sucumbenciais. Quem paga é a parte que perde no processo (sucumbente)
Honorário advocatícios arbitrados. O juiz quem determina quem pagará o advogado.
DAS PARTES E DOS PROCURADORES
Art. 791 - Os empregados e os empregadores poderão reclamar pessoalmente perante a Justiça do Trabalho e acompanhar as suas reclamações até o final.
§ 1º - Nos dissídios individuais os empregados e empregadores poderão fazer-se representar por intermédio do sindicato, advogado, solicitador, ou provisionado, inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil.
§ 2º - Nos dissídios coletivos é facultada aos interessados a assistência por advogado.
§ 3o  A constituição de procurador com poderes para o foro em geral poderá ser efetivada, mediante simples registro em ata de audiência, a requerimento verbal do advogado interessado, com anuência da parte representada.

Continue navegando