Buscar

relato de experiência

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
NOME: JOSIANE S. PINHEIRO MANSUR RU: 1072137
POLO DE APOIO PRESENCIAL COLATINA - ES
RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ENSINO A DISTANCIA EaD. 
Introdução
 	A educação a distância (EAD) vem sendo mostrada como uma alternativa com condições de atender de forma eficaz à grande demanda por educação inicial e continuada de nosso país, à medida que abre possibilidade para aqueles que não puderam frequentar a escola, além de propiciar permanente atualização dos conhecimentos que são gerados em grande quantidade e em uma velocidade cada vez maior dia a dia. A EAD é considerada uma modalidade de ensino que agrega um conjunto de recursos tecnológicos que são mobilizados para constituir novas formas de pensar, trabalhar, pesquisar, educar e possibilitar ao aluno 
autonomia para flexibilizar seus estudos, gerando uma relação de indivíduos - mediadores e discentes, com o objetivo de aprenderem juntos, tendo como bases a pesquisa e o diálogo.
A realidade do século XXI.
A EaD é uma modalidade de educação que vem crescendo em todo o país, além de modalidades que viabilizam a educação através de cursos ou atividades semi-presenciais. Várias instituições federais e particulares de ensino brasileiras, especialmente de nível médio, superior e na pós-graduação tem adotado essas modalidades de educação. Assim, a EaD vem sendo incentivada pelo Ministério da Educação do Brasil, especialmente através de ações coordenadas pela Secretaria de Educação a Distância voltadas para a ampliação do acesso à educação, por parte de parcela da população brasileira que não dispõe de condições para frequentar cursos na modalidade presencial, seja por falta de instituições próximas a seus locais de moradia e trabalho, por incompatibilidade entre suas atividades profissionais, familiares e as educativas institucionais, seja por condições financeiras para oferecimento e participação em cursos na modalidade presencial, dentre outros fatores. Diante de tantas mudanças a Educação a Distância, ganhou espaço nesse novo mercado aliada as novas tecnologias e a maximização do tempo veio para contribuir inestimavelmente para a transformação dos métodos de ensino e da organização do trabalho nos sistemas convencionais, bem como para a utilização adequada das tecnologias em prol da educação, de acordo com Belloni (2006): 
[...] a EaD tende doravante a se tornar cada vez mais um elemento regular dos sistemas educativos, necessário não apenas para atender a demandas e: ou grupos específicos, mas assumindo funções de crescente importância, especialmente no ensino pós-secundário, ou seja, na educação da população adulta, o que inclui o ensino superior regular e toda a grade e variada demanda de formação contínua gerada pela obsolescência acelerada da tecnologia e do conhecimento (BELLONI, 2006, p. 4-5)
Nunca havía cursado nenhum curso a distância, porém diante da nova realidade estou cursando Pedagogia à distância, diante disso, é possível afirmar que os retornos a alguns questionamentos nem sempre são imediatos, os materiais são bem elaborados, os professores de disciplinas agendam momentos de chats, as atividades e ferramentas escolhidas são adequadas, nestes cursos foi possível perceber a que ainda há uma lacuna entre instituição envolvida e os anseios dos alunos faltando algumas informações e causando dúvidas. 
Diante da experiência descrita e de outras que vivenciamos no ensino a distância, acredito que a modalidade é uma boa oportunidade para muitos e que esta tem crescido, no entanto, precisando como qualquer outra modalidade sempre ser reestruturada e aprimorada, acredito que com tantos avanços tecnológicos essa modalidade de ensino ficara melhor a cada dia.
2.1 Característica necessária de um aluno da EaD. 
 	Nesse contexto de mudanças de paradigmas da educação, surge também um novo modelo de aluno, o aluno virtual, que passa a ser um sujeito ativo de sua própria aprendizagem. Todavia, é necessário que ele agregue algumas características à sua rotina de estudos: autonomia, iniciativa e disciplina.
 * o aluno virtual de sucesso tem a mente aberta e compartilhar detalhes sobre sua vida, trabalho e outras experiências educacionais. Com isto, colabora para a interatividade do grupo.
* o aluno virtual tem automotivação e autodisciplina. "Com a liberdade e a flexibilidade do ambiente online, vem a responsabilidade. Para acompanhar o processo online, exige-se um compromisso real e disciplina".
* o aluno virtual deseja dedicar quantidade significativa de seu tempo semanal a seus estudos e não vê o curso como 'a maneira mais leve e fácil de obter créditos ou um diploma (AZEVEDO, 2009, p. 27).
Segundo Azevedo (2009), uma das motivações é o uso da Internet, pois ela seria uma fonte inesgotável de pesquisa, além de possuir uma grande variedade de recursos que possam integrar professores e alunos, estabelecendo assim uma relação de confiança.
2.2 O porque do curso a distância.
A flexibilidade de horários em com aluno realize as atividades na comodidade de sua residência evitando deslocamento e reduzindo gastos. Outra característica do processo de ensino-aprendizagem na modalidade a distância é o fato de que o aluno é realizado como o centro do processo e não dos processos.
A oportunidade de fazer um curso superior que não há presencial na cidade onde se mora e Por fim, a EaD rompe com os processos de ensino-aprendizado tradicional focado na transmissão de conhecimento. Na modalidade a distância, o aluno é estimulado ao auto- aprendizagem a criatividade e a autonomia da informação e comunicação.
3 Conclusão.
 Diante do que foi exposto, pode-se concluir que a EaD é uma modalidade educativa que caminha para a democratização do saber, pois amplia oportunidades de acesso ao conhecimento, levando a educação a todos os cantos de um país com características socioeconômicas, políticas e geográficas tão distintas quanto o nosso. 
Referências
 
AZEVEDO, D.R. de O aluno virtual: Perfil e Motivação. Dissertação de Mestrado, Universidade do Sul de Santa Catarina, Florianópolis, 2007.
BELLONI, M. L. Educação a distância. Campinas: Autores Associados, 2006.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando