Buscar

testes de conhecimento

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina: CCE0795 - ESTRUT.DE.MADEIRA 
A resistência mecânica da madeira provém da estrutura do fuste da árvore, que é naturalmente constituído para suportar o peso da copa, bem como para resistir aos diversos esforços internos e externos a que a árvore é submetida durante o crescimento. Sobre o assunto, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas: ( ) Prevenir o colapso das células sob grande tensão da água colabora no aumento da resistência da madeira. ( ) A resistência da madeira modifica-se com a idade da árvore, aumentando significativamente da madeira juvenil para a adulta. ( ) Compressão, flexão e cisalhamento são os esforços básicos a que a madeira é submetida. ( ) As propriedades mecânicas da madeira são inversamente correlacionadas com suas características físicas. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
R: F , V, V ,F.
		Um engenheiro adquiriu um lote de madeira tratada para a construção de uma residência. Junto com o lote constava um relatório em que o módulo de elasticidade na direção paralela às fibras era de 18 000 MPa. O engenheiro, porém, necessitou também do módulo de elasticidade na direção normal às fibras e como não tinha meios de providenciar o devido ensaio, o engenheiro utilizou o valor
	
	
	
	R: 700 MPa.
Em relação aos defeitos da madeira, que prejudicam o seu emprego pela perca da resistência ou durabilidade, analise os itens abaixo: 1) Defeitos de crescimento. 2) Defeitos do desdobro. 3) Defeitos de secagem 4) Defeitos de produção. Dentre os defeitos apresentados dois são semelhantes, ou seja, é dito o mesmo defeito com nomes diferentes. Quais seriam?
R:2 e 4.
Sobre o dimensionamento de peças comprimidas de madeira, de acordo com a NBR 7190:1997, assinale a afirmativa correta
R:A excentricidade devida à fluência é considerada um efeito de 1.ª ordem.
A madeira é um dos materiais de utilização mais antiga nas construções, tendo sido utilizada em todo o mundo, quer nas civilizações primitivas, quer nas desenvolvidas, no oriente ou ocidente. Com relação às propriedades da madeira, é CORRETO afirmar que:
R:As propriedades da madeira são condicionadas por sua estrutura anatômica, devendo distinguir-se os valores correspondentes à tração dos correspondentes à compressão.
Para a comercialização da madeira em toras é necessário se conhecer o volume do lote, como também é essencial o conhecimento do volume em pé das árvores para o estabelecimento dos planos de corte e o ordenamento florestal. Para a determinação do volume das toras de madeira, considere as seguintes afirmativas: 1. A destinação da madeira varia de acordo com as dimensões das toras para os diferentes tipos de processamento. 2. O tronco das árvores é circular, desta forma pode-se medir seu diâmetro e comprimento, e facilmente calcular o volume. 3. Suta é um instrumento utilizado para a medição de diâmetros de árvores, consiste de uma régua graduada, um braço fixo e outro móvel. 4. Fator de forma da árvore é o coeficiente previamente determinado para estimar as alturas das árvores em pé. Assinale a alternativa correta.
R: Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.
		A densidade ou massa específica é uma das mais importantes propriedades da madeira, expressa a quantidade de matéria lenhosa por unidade de volume, ou do volume de espaços vazios existentes em uma madeira. Levando em consideração a afirmação apresentada, assinale a alternativa correta.
	
	
R: A densidade da madeira é influenciada pela espécie, teor de umidade, posição no tronco e outras influências externas.
As florestas plantadas são aquelas intencionalmente produzidas pelo homem, sendo na grande maioria florestas equiânias (com árvores da mesma idade), e formadas por uma única espécie (monoculturas), embora haja exceções. Sobre o assunto, considere as seguintes afirmativas: 1. As espécies do gênero Pinus e Eucalyptus, plantadas no Brasil são exóticas e são atualmente plantadas em várias regiões do país para a produção de madeira. 2. Na sua maioria as florestas plantadas objetivam a produção de produtos madeireiros, embora existam florestas plantadas com fins de recuperação de áreas degradadas e de lazer. 3. As florestas são plantadas em grande escala por empresas que irão utilizar os produtos gerados. 4. Solos e clima favoráveis, produtividade, disponibilidade de terras ociosas e de mão de obra, além do conhecimento científico e tecnológico, são condições para o sucesso das plantações florestais no País. Assinale a alternativa correta.
R: As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.
A utilização intensiva da madeira como matéria-prima para fins industriais ou construtivos só pode ocorrer a partir do conhecimento adequado de suas propriedades. Sobre o assunto, considere as seguintes afirmativas: 1. As propriedades da madeira são constantes ao longo do fuste das árvores. 2. A massa específica da madeira se correlaciona de forma positiva com as propriedades de resistência mecânica. 3. A madeira possui propriedades térmicas e acústicas de interesse na construção civil. 4. As propriedades de resistência mecânica da madeira variam de acordo com a espécie. Assinale a alternativa correta.
R: Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.
A madeira é constituída por três substâncias orgânicas. Duas dessas substâncias são polissacarídeos que em conjunto recebe o nome de holocelulose, que perfaz cerca de 70% da madeira. A terceira substância é um polímero natural denominado lignina, que se diferencia e está presente em todas as madeiras. Em relação a lignina nas madeiras, assinale a alternativa correta.
R: As ligninas são constituídas por um sistema aromático composto por unidades de fenil-propano.

Outros materiais