Buscar

CRONOLOGIA DAS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

CRONOLOGIA DAS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO
 
                     1903 - Administração científica
                     1916 - Teoria clássica da administração
                     1932 - Teoria das relações humanas
                     1940 - Teoria da burocracia
                     1947 - Teoria estruturalista
                     1951 - Teoria dos sistemas
                     1954 - Teoria neoclássica da administração
                     1957 - Teoria comportamental na administração
                     1962 - Desenvolvimento organizacional
                     1972 - Teoria da contingência
                     1990 - Novas abordagens
 
 
Teoria da Relações Humanas
 
Visa compreender a importância da valorização humana, vista com o principal meio de lucratividade e satisfação por parte da empresa e do empregado.
As organizações estão cada vez mais preocupadas em reter os seus melhores funcionários, que são possíveis promissores dentro da empresa. Através da Teoria da Relações Humanas, foi possível perceber que pequenos agrados, como intervalos maiores de descanso, folgas, lanches, influenciam na satisfação do funcionário.
 
Teoria Comportamental
 
Tem como finalidade compreender o sistema social da empresa, o seu desenvolvimento e a forma como influência a organização. O comportamento organizacional, estuda grupos e indivíduos e o modo como interagem entre si e a organização.
Nos dias atuais, a empresa tem como base uma boa administração, levando em conta as necessidades dos funcionários, seus sentimentos, atitudes e comportamento diante de grupos, para que posam ter um nível elevado de eficiência e satisfação no trabalho realizado.
 
 
 
Teoria da Contingência
A Teoria da Contingência é importante não só dentro das organizações, mas também em outros ramos da sociedade, como: educação, segurança e saúde. Existem várias maneiras de atuar, organizar e administrar. Além disso, a influência do ambiente externo e da tecnologia dentro das empresas e como esses fatores podem gerar novas estratégias para as estruturas organizacionais é o foco desta teoria.
O fator de grande influência na estrutura organizacional é a tecnologia que, através de máquinas e outros equipamentos determina a forma de conduzir uma empresa. É através da tecnologia que, normalmente, as empresas conseguem avaliar a eficiência.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais