Buscar

PORTFOLIO NOTICIA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO | NÚCLEO DE PRÁTICAS | PORTFÓLIO 
Por Luciana Brisola Temporini RU 646176 
Polo – Cidade de Sorocaba-SP
Data: 23/07/2017
Aplicativo educacional ABC Autismo no auxilio a educação inclusiva 
https://www.google.com.br/search?q=ABC+A 1
 Hoje vamos falar sobre: O autismo e a inclusão do aluno autista na educação através da tecnologia.
 Autismo é uma condição geral para um grupo de desordens complexas do desenvolvimento do cérebro, antes, durante ou logo após o nascimento. 
 Esses distúrbios se caracterizam pela dificuldade na comunicação social e comportamentos repetitivos. 
 Embora todas as pessoas com transtornos do espectro autista partilhem essas dificuldades, o seu estado irá afetá-las com intensidades diferentes.
 Assim, essas diferenças podem existir desde o nascimento e serem óbvias para todos; ou podem ser mais sutis e tornarem-se mais visíveis ao longo do desenvolvimento.
 De acordo com a entrevista feita à neuropediatra Carla Gikovate: “O aprendizado de português de” criança autista é bem diferenciado, porque há diferentes tipos de dificuldades para crianças autistas para aprender português; Tem crianças que não alfabetizam porque não conseguem prestar atenção nas letras, outras podem ter dificuldade em memorizar o que aprenderam, outras podem ter dificuldades de grafismo ao fazer a forma das letras. Cada tipo de dificuldade pressupõe uma intervenção diferente”
 E para auxiliar a educação, comunicação e socialização dessas crianças, surge no Brasil um o novo aplicativo educacional chamado de ABC Autismo, que está auxiliando atualmente muitas crianças e adolescentes autistas, com diferentes idades, nas suas dificuldades no processo de ensino-aprendizagem.
 
 Imagem: play.google.com 1 Imagem: play.google.com 2
 
 
 
 Essa nova ferramenta educacional foi desenvolvida no Brasil, mais precisamente no Estado de Alagoas, pelo IFAL: Instituto Federal de Alagoas, sob a orientação e coordenação de Mônica Ximenes que adotou as premissas do programa “Tratamento e Educação para Autistas e Crianças com Déficits relacionados com a Comunicação (Teacch), de 1964, criado pela Universidade da Carolina do Norte (EUA)”. Segundo a Coordenadora Mônica Ximenes, a ferramenta Teacch possui as seguintes características:
 Ela trabalha com um ensino estruturado, com aprendizagem mediante sinalização visual. “Quando a criança olha para a tarefa, a própria atividade já indica o que precisa ser feito. A porta de entrada de aprendizagem do autista é visual, por isso ele precisa de estruturas de aprendizagem apoiadas no modelo visual. Então, isso traz uma autonomia e uma independência para a criança, porque ela não precisa de ajuda para entender a proposta da tarefa, o que ajuda a evitar distrações.”
A estrutura do ABC Autismo é baseada em quatro níveis de dificuldade. Nos dois primeiros níveis a criança aprende habilidades como transposição e discriminação.
 
 Imagem: play.google.com 3 Imagem: play.google.com 4
 A partir do terceiro nível, as atividades ficam mais complexas, exigindo um maior raciocínio por parte do usuário.
 
 Imagem: play.google.com 5 Imagem: play.google.com 6
 O quarto e último nível do aplicativo, que está de acordo com o quarto nível do Teacch, aborda a questão do letramento, no qual é ensinada a repartição de sílabas, conhecimento de vogais e formação de palavras. 
 
 Imagem: play.google.com 7 Imagem: play.google.com 8
 
Eis alguns depoimentos sobre o aplicativo, indicando os pros e contras da utilização dessa ferramenta educacional, utilizada em sala de aula, pela professora de cada sala, bem como também um depoimento técnico da ABA.
Heitor, de três anos, diagnosticado com autismo em junho de 2014, é um dos usuários ativos do jogo. A mãe do menino, Tatiane Regina da Paz, diz que o ABC Autismo ajudou o filho, por exemplo, a ter coordenação para encaixar objetos. “Foi uma grande ajuda, tanto que serve para ele desestressar, além de ser educativo. O aplicativo ajuda muito para prender a atenção dele, ele ficar parado e concentrado por um período razoável.”
Com grau de comprometimento significativo de autismo, os gêmeos Gustavo e Cristiano, de 20 anos, que não foram alfabetizados, dominam as fases apresentadas no jogo. Segundo a mãe, Maria Helena de Azeredo Roscoe, devido à boa interface da ferramenta, os dois conseguem abrir o game espontaneamente e jogá-lo com bastante autonomia. “Para eles, utilizar o aplicativo é prazeroso porque facilita a compreensão e eles acabam aprendendo coisas de uma forma que, para eles, é mais fácil. O aplicativo desperta o interesse, facilita o aprendizado, tudo com uma certa autonomia.”
Maria Helena, que também é diretora-técnica da Associação Brasileira de Autismo, disse que o aplicativo precisaria ter outros níveis de dificuldade. “Para uma aprendizagem mais sólida, eu acho que teria que ter mais conteúdo nesse mesmo formato do aplicativo. Eu acho que tem chance de melhorar a aprendizagem de português se forem introduzidos mais módulos no jogo, com graus de dificuldade maiores”, Iniciamos 2016 com uma ótima dica de recurso para auxiliar na alfabetização de pessoas com autismo.”
https://www.google.com.br/search?q=ABC+A 2
O Aplicativo ABC Autismo está disponível na Google Play Store de forma gratuita para download. 
Fontes: 
http://www.correiodeuberlandia.com.br/brasil-e-mundo/aplicativo-gratuito-auxilia-na-alfabetizacao-de-autistas/
http://eduacaoinclusivaemfoco.com.br/aplicativo-educacional-abc-autismo-tem-quase-40-mil-downloads/

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais