Buscar

Hist.Arte Brasil Sambaquis

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
A região dos Campos Gerais do Paraná fazia parte do antigo caminho de Peabirú, utilizado pelos indígenas, que ligava a faixa costeira atlântica às regiões interiores da América do Sul. Através desse caminho observavam-se migrações de bandos, em busca de melhores campos de caça/coleta/cultivo, ou simplesmente de novas descobertas. O estudo dos vestígios da região, ainda incipiente, poderá trazer subsídios para esclarecer a sucessão cronológica dos amálgamas culturais das populações indígenas, e as pressões paleoambientais para os movimentos migratórios.
Pintura rupestre encontrada na Lapa Floriano, na porção leste do Parque Estadual do Guartelá - Paraná, com zoomorfos monocrômicos atribuídos à Tradição Planalto associados a figuras geométricas 
 
*
Os dicionários citam que a palavra sambaqui provém do tupi "tãba", significando concha, e "qui", monte, ou seja, monte de conchas. Estas elevações ocorrem com certa freqüência no litoral brasileiro e são provas da ação do homem primitivo. As designações são múltiplas para este tipo de construção; por exemplo, cernambi, casqueiro, concheira, ostreira, samauqui, berbigueira, caieira. Mesmo em dinamarquês há sua denominação: kjökkenmöding. 
*
*
*
Sambaquis submersos – Cananéia - SP
Ossada sambaquis em Guaratuba - PR
*
Marajó: é um capítulo à parte. Ela foi elaborada por povos que habitaram a bacia Amazônica do ano 980 A.C. até o séc. XVIII e é arqueológica. Através dela a gente pode observar a evolução, o apogeu e a decadência da cultura de um povo. A riqueza de detalhes, a exuberância das cores, a variedade dos objetos (como fusos, colheres, tangas, bancos, estatuetas e adornos) , as técnicas de brunimento (alguns feitos com conchas) foram perdendo qualidade com o tempo. Os grandes aterros de louçaria e estatuetas encontrados na ilha de Marajó mostram bem esta falência. Hoje, o que existe de cerâmica marajoara pode ser visto no Museu Goeldi, em Belém. Não tem nada haver com as peças que encontram-se nas feiras de artesanato ou nas lojas dos grandes centros que dizem vender peças folclóricas. Na maioria, esses objetos são industrializados e não passam de tentativas grosseiras de cópias, sem maior significado cultural. 
Vaso cerimonial Marajó com decorações em relevo
Tangas da exótica arte ceramista de Marajó, única nas culturas pré-colombianas
*
Características:
era decorada com desenhos complexos, muitos destes destacados em relevo;
utilizando-se seus artífices do método de excisão, dificultando significativamente seu processo de elaboração e exigindo destes muita precisão e alto conhecimento técnico.
Simbolismos
As serpentes Marajoaras têm em geral uma cabeça triangular, ou composta por três esferas, uma clara alusão à jararaca.   O corpo da serpente é sempre representado através de desenhos característicos. 
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais