Buscar

gabarito ap1 história 2016.2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Gabarito da AP1 2016.2 de História e Turismo
1
Disserte sobre as origens dos jogos olímpicos no mundo antigo e sobre os deslocamentos que estes movimentavam, estabelecendo semelhanças e diferenças com os jogos olímpicos de hoje e o turismo atual, voltado para esse megaevento.
O importante é o aluno lembrar dos deslocamentos motivados pelas competições na Antiguidade, ressaltando que ali ainda não tínhamos o turismo propriamente dito, pois faltavam as condições estruturais para a sua existência. No presente, devem ressaltar justamente todo o aparato relacionado aos jogos voltado para o fim turístico. 
2
É consenso na literaturaacadêmica de turismo a afirmação de que a Revolução Industrial foi um acontecimento de extrema relevância para o desenvolvimento do turismo contemporâneo. 
Você concorda com essa afirmação? Justifique.
O aluno poderá dissertar em torno das condições materiais e mentais criadas pela Revolução Industrial, inclusive a necessidade de descanso provocada pela jornada laboral (entretanto, nos primórdios os trabalhadores não reuniam condições financeiras para tanto). O aprimoramento das relações de trabalho, a exploração e a luta pelo tempo livre e o aperfeiçoamento técnico-científicosão outros fatores que contribuíram para que surgissem as condições para o desenvolvimento do turismo contemporâneo.
Se o aluno discordar da afirmação, terá que argumentar de forma embasada e coerente, justificando o seu ponto de vista.
3
Questão aberta, onde o aluno tanto pode ressaltar a importância científica quanto culturaldo Parque Nacional da Serra da Capivara, já que lá é palco de estudos sobre a origem do homem nas Américas, além da importância para o turismo, o que poderia gerar divulgação e renda para as pobres cidades onde se localizam. As sugestões podem ser as mais variadas possíveis, envolvendo o marketing, o planejamento, a infraestrutura, o turismo pedagógico, desde que sejam coerentes.
4
Que conexões podemos estabelecer entre a construção da tradicional imagem do Brasil dentro e fora de seu território e o pouco aproveitamento turístico de nosso patrimônio histórico-cultural?
A questão gira em torno dos estereótipos do Brasil no exterior (e internamente também) e a falta de visibilidade do nosso patrimônio histórico –cultural, inclusive quanto às informações turísticas. O aluno pode transitar por aí. Qualquer outro ponto de vista deve ser bem coerente e embasado. 
5.“Linda vista, e os índios vestidos a caráter atraem os olhares da criançada” (comentário de um turista num site de dicas de viagem sobre o centro histórico de Porto Seguro-BA).
Como estudante de Turismo, faça um comentário livre sobre o olhar desse turista a respeito dos indígenas.
A ideia da espetacularização da cultura indígena seria um dos caminhos mais interessantes para se responder essa questão, mas o aluno pode ir por outros caminhos, enfatizando seu olhar sobre a autenticidade e o turismo, numa postura crítica. Se concordar com a frase, terá que trazer uma boa argumentação, visto que ela mercantiliza uma certa visão estereotipada de índio voltada para o entretenimento do turista.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando