Buscar

ad2 historia

Prévia do material em texto

Beatriz Cordeiro Brandão
Matrícula: 13115100022
Curso: Licenciatura em Turismo
Polo: Angra dos Reis
AD2- História e Turismo
A partir do vídeo indicado, deu pra refletir sobre a educação brasileira e com isso, há fórmulas para acabar com a estereotipação da escola pública do Brasil.
Há muitas formas de melhorar a educação, irei citar as que mais me convém:
· Temos que mostrar as crianças que estudar para garantir um diploma é muito importante sim. Não podemos deixar que as crianças estudem só até o ensino médio, temos que incentivá-las com criatividade, como perguntas: “ O que você quer ser quando crescer” e dessas perguntas já ensiná-las que o caminho não é fácil, e só com muito estudo irá alcança-lo.
· Acabar com o preconceito da escola pública. Há muitos jovens que acham que só porque estudam numa escola pública não vão ter os mesmos desempenhos como os outros. Quem faz a escola é o aluno, e ainda sim existem professores que não fazem a sua parte, mas existem outros que adoram a profissão, o professor que adora o que faz tem que incentivar mais todos os alunos, fazendo-os estudar mais, puxar mais nas matérias, fazer plantão de estudo com outros colegas que entendem mais. Com isso o aluno ganhará gosto em estudar.
· A tecnologia também é um grande aliado, pois desde pequenos, as crianças já estão nessa onda. Trabalhar com esse meio acaba sendo uma forma interessante de fazê-los pesquisar mais até sobre lugares turísticos e da sua própria região.
· Despertar o interesse da criança em estudar é também leva-la a excursões, até de baixo valor econômico, como ir a praia e explicar sobre a biologia marinha até leva-la ao centro da cidade para explicar como foi fundada a cidade. Logo após o aluno faria uma pesquisa sobre a mesma.
· Trocar as instalações da escola, pois muitos alunos acabam se sentindo numa prisão com determinadas escolas. Até com a colaboração dos alunos, até para uma aula de Educação Artística, os alunos poderiam pintá-la e a coordenação tirar grades que impõe ao aluno essa condição de preso.
· Ter trabalhos em grupo em função da sustentabilidade. Fazer os alunos trabalharem em equipe desde criança é muito bom para a vida adulta, e agora com a sustentabilidade em alta, podemos fazer bom aproveito dela. Os alunos podem trabalhar em equipe plantando um certo tipo de árvore a qual está em extinção na natureza.
Tem diversas formas que podemos trabalhar com nossos alunos brasileiros, temos que mostra-los o quão é importante trabalhar em equipe, conhecer nossa história e principalmente, educa-los para a vida adulta com ética e cidadania.

Continue navegando