Buscar

RESUMÃO CAPITULO 6 - ECONOMIA DA NATUREZA


Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

RESUMÃO CAPITULO 6 - ECONOMIA DA NATUREZA
Genótipo: É herança genética de cada individuo o conjunto de instruções genéticas.
Fenótipo: É a expressão do genótipo na forma de organismo, ou seja, são as características desse individuo predeterminadas pelo genótipo.
Plásticidade fenotípica: É a capacidade de um individuo de dar diferentes respostas ao seu ambiente.
Alelo: Formas diferentes de um gene específico.
Por exemplo: Um indivíduo que possuí 2 Alelos diferentes de um gene específico é denominado Heterozigoto para aquele gene (como no caso de uma pessoa com tipo sanguíneo AB) quando tem 2 Alelos iguais de um gene específico, é Homozigoto (como no tipo sanguíneo AA).
Quando o individuo é Heterozigoto, os dois alelos diferentes podem gerar fenótipos intermediários ou um alelo pode mascarar a expressão do outro. Esses alelos são tidos como Dominante e o outro Recessivo. No caso de uma pessoa tipo sanguíneo AB que expressa ambos os alelos, é tida como Codominantes.
Pool genético: São todos os alelos de todos os genes de todos os indivíduos numa população.
Mutação: As mutações resultam de qualquer mudança na sequência dos nucleotídeos (Adenina, Timina,Citosina, Guanina, representadas pelas letras A, T, C e G no codigo genético) que formam um gene, ou nas regiões do DNA, que controlam a expressão de um gene. Algumas dessas mutações geram mudanças drásticas, frequentemente letais ao fenótipo (por exemplo, um indivíduo pode nascer sem cabeça)
Pleiotropia: É quando um alelo mutante influencia a expressão de outros genes e reguladores de genes, resultando numa cascata de mudanças.
O processo da evolução por seleção natural tem três ingredientes principais:
1. Variação entre indivíduos
2. Herança da variação
3. Diferenças na sobrevivência e sucesso reprodutivo, ou ajustamento, relacionado com aquela variação.
Seleção estabilizadora: Se da quando indivíduos com fenótipos intermediários ou médios tem um maior sucesso reprodutivo, até chegar num ponto ótimo (ou seja, se estabiliza).
Seleção direcional: ocorre quando os indivíduos mais ajustados têm um fenótipo mais extremo do que a média da população. Neste caso, esses indivíduos produzem mais descendentes, e a produção de fenótipos nas gerações subsequentes desloca-se em direção a um novo ótimo.
Norma de reação: A relação observada entre o fenótipo do indivíduo e o ambiente é denominada de norma de reação. Até o mesmo genótipo pode expressar diferentes fenótipos sob diferentes condições.
Aclimatação: São mudanças que um determinado organismo vai sofrendo para se adaptar a nova condição do ambiente, gradativamente. Por exemplo, o aumento da tolerância máxima de temperatura por um organismo em resposta a alteração da temperatura do ambiente. 
Nota: Aclimatação é reversível.
Respostas de Desenvolvimento: Quando determinadas condições persistem por longos períodos, o ambiente pode influenciar o desenvolvimento do indivíduo de forma a modificar seu tamanho ou outros atributos por longos períodos, até mesmo por todo o resto de sua vida.