Buscar

GABARITO- Estudo dirigido- Sangue

Prévia do material em texto

�
PRÓ-REITORIA DE ENSINO
INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
ESTUDO DIRIGIDO
Disciplina: Fisiologia II 
Professora: Christiane Guilherme
Assunto: Sangue (GABARITO)
Cite quatro funções do sangue:
Transporte de gases respiratórios (CO2 e O2);
Transporte de materiais nutritivos (glicose, aminoácidos, ácidos graxos, vitaminas...);
Transporte de excretas (ureia, creatinina...);
Transporte de hormônios (insulina, T3, cortisol...);
Coagulação sanguínea (plaquetas, fibrinogênio)
Defesa do organismo (fagocitose e imunidade)
Qual a composição do sangue?
		O sangue é constituído por: 
Plasma (água, íons, proteínas plasmáticas e nutrientes);
Células sanguíneas, glóbulos vermelhos (hemácias ou eritrócitos) e glóbulos brancos (leucócitos); *Plaquetas (fragmentos celulares dos megacariócitos).
Quais são e qual a função das proteínas plasmáticas?
Albumina: responsável pela pressão coloidosmótica (oncótica); 
Globulinas: α e β tem a função de transporte de substratos e δ tem função de imunidade, são os anticorpos (imunoglobulinas);
Fibrinogênio: responsável pela coagulação sanguínea.
Cite as células sanguíneas e aponte a sua principal função:
Hemácias ou eritrócitos ou glóbulos vermelhos: transporte de gases respiratórios: O2 e CO2;
Leucócitos ou glóbulos brancos: defesa do organismo, por fagocitose e sistema imunológico
Plaquetas: atuam na coagulação sanguínea. 
Explique o controle da produção de hemácias na medula óssea.
O controle principal é feito pelos rins, algumas células renais localizadas na arteríola aferente percebem a concentração de oxigênio por quimiorreceptores, a qual respondem a queda do nível de O2 (hipóxia), produzindo um hormônio, a eritropoetina que por sua vez estimula a produção das hemácias na medula óssea (estimula a eritropoiese). A hipóxia pode ser causada por condições diversas como: anemia, altitude, insuficiência cardíaca, doenças respiratórias...
O que um hematócrito abaixo de 30% nos diz? Quais poderiam ser as causas desta alteração?
Quando o valor do hematócrito cai abaixo da faixa normal, significa que o número de glóbulos vermelhos maduros e saudáveis não são o suficiente para fornecer oxigênio eficazmente a todos os tecidos do corpo. O paciente que apresenta essa deficiência possui um quadro de anemia moderada que pode ser causada por diversos fatores, que incluem:
Deficiência de ferro;
Deficiência de vitamina B12;
Perda de sangue;
Destruição da medula.
Quais os locais de degradação das hemácias? Explique a reciclagem dos produtos da sua degradação no fígado:
A degradação das hemácias é feita principalmente pelo fígado, também no baço, pela própria medula e algumas sofrem hemólise na circulação sanguínea. Primeiramente os macrófagos hepáticos (células de Kupffer) dividem a hemoglobina em duas porções, porção globina (grupo protéico, formado por aminoácidos) e porção heme (grupo prostético, contem ferro). 
O grupo protéico é degradado até aminoácidos, os quais serão repostos na circulação sanguínea para a formação de novas proteínas nas células, já o grupo prostético, grupo heme, perderá o ferro que também será liberado na corrente sanguínea e será transportado pela transferrina e irá até a medula óssea para a produção de novas hemoglobinas e o restante da porção heme, sem o ferro, é convertida em biliverdina, depois em bilirrubina e por ultimo em bile, que é armazenada na vesícula biliar.
*a bile emulsifica as gorduras no intestino delgado, auxiliando na ação das lípases.
A bilirrubina também pode ser secretada no intestino e convertida em outros produtos que dão a cor as fezes.
Um indivíduo sofreu um corte profundo com muita perda de sangue. Esquematize o mecanismo da hemostasia.
Constrição vascular;
Formação do tampão plaquetário;
Formação do coágulo sanguíneo;
Desenvolvimento de tecido fibroso no interior do coágulo (cicatrização).
Analisemos uma situação hipotética: um estudante universitário com o tipo sanguíneo A RH positivo necessita passar por uma cirurgia. O hospital solicita a ele que providencie 10 doadores cujos grupos sanguíneos sejam compatíveis com o dele. O rapaz vai até a sala de aula, explica o caso aos colegas e faz um levantamento daqueles que conhecem os res​pectivos tipos sanguíneos (vale lembrar que para fazer a doação é necessário ser maior de idade). Após a verificação, obtém os resultados abaixo:
	Grupo sanguíneo
	Quantidade de colegas com os
respectivos tipos sanguíneos
	O Rh positivo
	2
	O Rh negativo
	3
	B Rh positivo
	5
	B Rh negativo
	4
	A Rh positivo
	3
	A Rh negativo
	2
	AB Rh positivo
	1
	AB Rh negativo
	5
Responda: Quantos colegas poderiam doar sangue para o rapaz (admitindo que todos os demais requisitos necessários para isso)? Aponte quais são os tipos sanguíneos compatíveis.
Seriam 10 colegas que poderiam doar sangue. 
Os compatíveis são:
O+ 
O-
A+ 
A-
	
Existe uma confusão comum ao definir soro e vacina. Ambos estão relacionados à defesa do organismo, mas têm princípios diferentes.
Uma pessoa que queira ficar imunizada contra um determinado vírus deverá receber soro ou vacina? Justifique.
Deve receber vacina. A vacina é composta por antígenos (ex.: vírus morto ou vivo inativo, ou representado apenas por um fragmento do seu material genético). Esta pequena quantidade de antígeno no organismo recrutará o sistema de defesa (leucócitos), que produzirão um anticorpo contra o invasor (antígeno). Estas células possuem memória imunológica, deixando o organismo preparado, caso haja novo contato com o antígeno da vacina. 
No caso da pessoa estar sofrendo a ação de um determinado veneno ou toxina deverá receber soro ou vacina? Justifique.
Deve receber o soro. O soro já contém anticorpos, retirados do sangue de animais (cavalos, coelhos) hiperimunizados. Injeta-se o veneno da serpente no animal em pequenas doses, fazendo com que o animal desenvolva anticorpos. Entretanto, o soro contém substancias estranhas ao corpo do paciente, no caso o próprio anticorpo. A pessoa submetida ao tratamento também desenvolve anticorpos contra o próprio soro, portanto deve receber aquele tipo de soro somente uma vez. Este processo não imuniza o organismo ao veneno ou toxina, não a formação de memória imunológica, já que os anticorpos estavam prontos, e sim a formação de anticorpos contra os anticorpos produzidos nos amimais, pois o anticorpo do animal é reconhecido no nosso organismo como um antígeno.
Explique, simplificativamente, o processo de coagulação sanguínea.
A primeira etapa é a aglomeração plaquetária ao redor da lesão devido a liberação de colágeno, liberação de fatores ativadores de protrombina pelas plaquetas, neste processo o cálcio e a vitamina K são muito importantes. Os fatores ativadores de protrombina convertem a protrombina (sintetizada no fígado) em trombina. A trombina age como enzima para converter o fibrinogênio em filamentos de fibrina, que enredam os glóbulos vermelhos, leucócitos e plaquetas, para formar o coágulo propriamente dito.
Quais são os tipos de leucócitos, faça um quadro diferenciando-os.
	Leucócitos Granulados
	Leucócitos Agranulados
	Neutrófilo são os leucócitos mais comuns (de 50 a 70%), seu núcleo é trilobulado, sua função é fagocitar elementos estranhos ao organismo.
	Linfócito Não tem grânulos, o núcleo é bem redondo e quase ocupa todo o citoplasma, possui dois subtipos: linfócito T (imunidade celular) e linfócito B (imunidade humoral), 30%
	Eosinófilo São bilobulados, encontrados em média 2 % entre outros, sua função é fagocitar apenas determinados elementos, eles atacam parasitas multicelulares e estão envolvidos nas respostas alérgicas, fagocitando antígenos alergênicos.Monócito Essas células são geralmente os maiores leucócitos encontrados no sangue normal. O núcleo é em geral pregueado ou retorcido. Após deixarem a circulação sanguínea e migrarem para os tecidos (diapedese) se diferenciam em células fagocitárias especializadas, os *macrófagos. 
	Basófilo Com grânulos, de 0 a 1%, participam de reações alérgicas, secretando histamina, um mediador importante na resposta inflamatória. Também secretam heparina, um anticoagulante natural.
	*Macrófagos Não possuem grânulos, sua função é fagocitar microrganismos e antigenos nos tecidos. 
Quais são as diferenças entre linfócito T e B:
	Linfócito T
	Linfócito B
	Destrói agente invasor (fagocitose), imunidade celular. Originam-se da medula óssea e se diferenciam-se no timo e elas se subdividem-se em:
Células T auxiliares; 
Células T citotóxicas; 
Células T supressoras.
	São responsáveis pela imunidade humoral. Originam-se da medula óssea e se diferenciam-se no fígado. Após a sua ativação os linfócitos B podem sofrer diferenciação em:
Plasmócitos (produzem anticorpos
Células B de memória.
O que é eritroblastose fetal?
A eritroblastose  fetal, doença de Rhesus, doença hemolítica por incompatibilidade Rh ou doença hemolítica do recém-nascido é quando o sangue de um feto sofre hemólise, ou seja, é aglutinado pelos anticorpos do sangue da mãe. Ocorre quando uma mãe de Rh- que já tenha tido uma criança com Rh+ (ou que tenha tido contato com sangue Rh+, (numa pequena transfusão ou mistura de sangue)  dá à luz uma criança com Rh+. Depois do primeiro parto, ou da transfusão acidental, o sangue da mãe entra em contato com o sangue do feto e cria anticorpos contra os antígenos presentes nas hemácias caracterizadas pelo Rh+. Durante a segunda gravidez, esses anticorpos podem atravessar a placenta e provocar a hemólise do sangue da segunda criança. 
Por isso todas a mães Rh- após terem filhos Rh+ devem aplicar a vacina Rhogam que desfaz a imunidade contra o Rh+.
“No caso das gestantes com fator Rh negativo, também é importante realizar o exame de sangue Coombs indireto, que verifica se o organismo dela está produzindo anticorpos contra o sangue de bebês Rh positivos. Esse problema é conhecido como doença hemolítica perinatal, causada pela incompatibilidade entre os sistemas sanguíneos materno e fetal. Em caso positivo, a grávida toma uma dose da vacina Rhogam por volta da 28ª semana de gestação e outra até 72 horas após o parto. Geralmente, a doença não apresenta complicações na primeira gravidez, mas nas gestações seguintes pode provocar anemia, icterícia e até quadros de insuficiência cardíaca ou hepática na criança.”
Disponivel em: http://www.brasil.gov.br/sobre/saude/maternidade/gestacao/a-importancia-do-pre-natal
Defina antígeno:
Antígeno é toda partícula (extracorpórea ou corpórea) que desencadeia uma resposta imunológica, ou seja, a formação de anticorpos e células de memória. Antígenos podem ser microrganismos ou partes de um microrganismo, toxinas, substâncias que fazem parte de alguns alimentos como pimenta, crustáceos; pólen, substâncias dissolvidas no ar como perfumes, solventes... E antígenos também podem ser células (doenças auto imunes) , grupos e fator de Rh sanguíneo (incompatibilidade sanguínea).
Faça um esquema sobre o processo inflamatório:
*Fatores vasoativos: Histamina, interleucinas, prostaglandinas
Fatores vasoativos

Continue navegando