Buscar

Estudo de caso variações linguisticas

Prévia do material em texto

As questões que envolvem a variação linguística podem interferir sem dúvida nas relações em sala de aula, principalmente na relação aluno-aluno. Dessa forma, não podemos pensar em uma língua homogênea, que seja falada da mesma forma em diferentes regiões ou lugares. 
Entretanto, o professor é o responsável em apresentar esses elementos aos alunos de maneira que os mesmos compreendam que deve haver uma aproximação dos povos, das suas línguas, e fazer com que estes entendam que essa variação linguística está na nossa história, não sendo motivo de preconceito com um aluno que tem sotaque diferente, pois somos uma sociedade heterogênea e variável, com uso diversificado de uma mesma língua. 
Portanto, o papel da escola e do professor frente a essas variações linguísticas é de suma importância, não podendo simplesmente ignorar e querer substituir pela língua institucionalizada, porém, é preciso ressaltar que na escrita deve estar na norma padrão. Pelo contrário, a variedade linguística precisa ser valorizada e respeitada, sem negar-lhes a oportunidade de aprender.

Continue navegando