Buscar

Exercício da aula 3 MET. PRAT. DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

Prévia do material em texto

Exercício: CEL0547_EX_A3_201410070123 
	Matrícula: 201410070123
	Aluno(a): RAFAELA OLVEIRA DA SILVA 
	Data: 04/08/2016 22:16:53 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201410318636)
	Fórum de Dúvidas (1 de 1)       Saiba (0) 
	
	Uma importante relação entre a concepção de sujeito e a alfabetização traz influências na forma de efetivar o processo de alfabetização. Estabeleça a relação entre as concepções de sujeito, de conhecimento e de práticas de leitura e escrita. 1. Sujeito ativo e cognitivo que constrói conhecimento a partir dos desafios que lhe são impostos pelo ambiente. Sua estrutura cognitiva se transforma a partir das mudanças neurológicas que sofrem maturação ao longo da vida. 2. Sujeito concebido como uma tábula rasa que sugere passividade, incompletude e  que deve ser ensinado pelo meio,  pois as suas experienciais culturais (não escolares) com a leitura e a escrita não são valorizadas pela escola. 3. Como o ser Humano se constitui na Interação Socio-cultural, a partir dos estímulos recebidos, o cérebro se transforma e ganha característica psicológicas próprias dependendo das experiências culturais vivenciadas. a. Ditados e cópias para treinamento mecânico da ortografia e da gramática normativa. b. Trabalhos voltados para um letramento contextualizado em que o sujeito que lê e escreve, sabe a função social dessas ações e imprime a sua subjetividade em cada atividade realizada. c. Construção individual do próprio nome a partir das hipóteses que vão se tornando cada vez mais sofisticadas a medida que passam por sucessivas assimilações e acomodações. A relação correta é? 
		
	
	1 a, 2b, 3c
	
	1a , 2c, 3b 
	
	1b, 2 a , 3c 
	
	1c - 2b - 3 a 
	
	1c- 2 a - 3 b 
	
	 2a Questão (Ref.: 201410148928)
	Fórum de Dúvidas (1 de 1)       Saiba (0) 
	
	Quando Paulo Freire proferiu em sua palestra de abertura do Congresso Brasileiro de Leitura em 1981 que:  "a leitura do mundo precede a leitura da palavra... O ato de ler o mundo implica uma leitura dentro e fora de mim". Ele se refere a qual modelo de leitura e por quê? 
		
	
	Se refere ao modelo dialógico, pois ler é estabelecer um diálogo consigo próprio e não com o mundo e a minha atividade no mundo. 
	
	Se refere ao modelo mecanicista por este ser mais correto já que assume uma posição ética de usar a leitura como instrumento para pensar e transformar a realidade. 
	
	Se refere ao modelo mecanicista ao fazer uma crítica sobre a atuação docente que primeiro ensina a decodificar para depois ensinar a ler o mundo. 
	
	Se refere ao modelo mecanicista por este estar atendendo aos interesses das classes dominadoras de formar leitores críticos e criativos, autores de suas palavras e de sua história. 
	
	Se refere ao modelo dialógico uma vez que ele sempre vai ler o mundo após ler as palavras, como fez em seu método ao trabalhar a silabação. 
	
	 3a Questão (Ref.: 201410148943)
	Fórum de Dúvidas (1 de 1)       Saiba (0) 
	
	Paula é mãe de Tatiana que entrou na escola aos 4 anos de idade e já conhecia algumas letras, sabia escrever seu nome em letra bastão e gostava muito de ouvir histórias. Durante a entrevista com a Orientadora Educacional, Paula questionou se a filha já podia passar para o 1º ano do Ensino Fundamental, pois apresentava as mesmas habilidades cognitivas que os colegas de 6 anos. A orientadora explicou que antes de avaliarmos a prontidão da criança avaliamos todo o seu processo de desenvolvimento psicomotor e se ela conhece as funções sociais que a leitura e escrita têm na sociedade em que ela vive. O conceito de prontidão é usado em qual concepção de conhecimento e de alfabetização e por quê? 
		
	
	Empirista. Porque a criança precisa apresentar estruturas neurológicas maduras para iniciar o processo de alfabetização. 
	
	Concepção Empirista. Porque a criança precisa compreender a função social da leitura e da escrita para que possa estar pronta para fazer todos os exercícios mecanicistas e aprender a escrever. 
	
	Concepção construtivista. A criança precisa estar pronta para compreender que a linguagem é um sistema de representação da realidade e que ele pode representar tudo através das palavras. 
	
	Sócio-interacionista. A criança precisa se alfabetizar num processo que envolva os discursos de sua comunidade e precisa estar pronta para compreender esses discursos. 
	
	Construtivista. Porque a criança só amadurece depois dos 6 anos de idade, após muitas atividades de cópia e exercício percepto-motor. 
	
	 4a Questão (Ref.: 201410148921)
	Fórum de Dúvidas (1)       Saiba (0) 
	
	Na reunião de planejamento pedagógico, Valéria, uma professora recém-chegada na escola Marquês de Valença questionou a utilização de caligrafia com o objetivo o treinamento da escrita de forma legível e correta. Qual concepção de conhecimento concebe a escrita como um exercício psicomotor que deve ser aperfeiçoado mediante treinamento? 
		
	
	Sintética 
	
	Empirista 
	
	Construtivista 
	
	Sócio-construtivista 
	
	Método Fônico 
	
	 5a Questão (Ref.: 201410121791)
	Fórum de Dúvidas (1)       Saiba (0) 
	
	Na alfabetização, a concepção de conhecimento Empirista defende a experiência e os sentidos como elementos a serem valorizados para o alcance do conhecimento. No que se refere à alfabetização, é um dos pressupostos dessa concepção que: 
		
	
	A alfabetização é uma prática que associa a aprendizagem da leitura e da escrita à experiência e ao treinamento de habilidades psicomotoras. 
	
	A alfabetização é um processo sócio-cultural que contempla as práticas linguísticas cotidianas e as diferenças regionais como elementos legítimos de serem utilizados na escola. 
	
	Na alfabetização, deve haver lugar para as práticas discursivas que fazem parte da cultura das crianças: escrever é uma forma de interação. 
	
	Considerar que a criança passa por fases que vão desde simples tentativas de definir o que pode ser lido até que cada fonema representa uma letra. 
	
	A leitura e a escrita são concebidas como um processo cognitivo que deve ser construído juntamente com os esquemas de conhecimento assimilados e acomodados. 
	
	 6a Questão (Ref.: 201410123536)
	Fórum de Dúvidas (1)       Saiba (0) 
	
	A escrita na escola deve ser trabalhada como um objeto sociocultural por que deve:
		
	
	A escrita é a materialização da cultura de um povo e por isso, toda letra deve ser de caligrafia.
	
	a criança deve aprender a escrever com ritmo.
	
	ser significativa, já que é uma forma de comunicação entre interlocutores. 
	
	seguir as regras prescritas pela gramática normativa.
	
	indicar para a criança que uma mesma letra pode apresentar mais de um som.
	
	 7a Questão (Ref.: 201410724353)
	Fórum de Dúvidas (1)       Saiba (0) 
	
	Regina foi contratada para identificar possíveis problemas na classe de alfabetização da Escola Maximus. Ao chegar na sala de aula, encontrou crianças de 6 anos de idade sentadas, com cadernos, muitos deveres mimeografados fazendo exercícios de coordenação viso-motora por muito tempo. Qual a concepção de conhecimento que fundamenta essa pratica pedagógica na alfabetização? 
		
	
	Método fônico
	
	Método silábico
	
	Empirista
	
	Sócio interacionista
	
	Construtivista 
	
	 8a Questão (Ref.: 201410148917)
	Fórum de Dúvidas (1 de 1)       Saiba (0) 
	
	Em relação à alfabetização, sabemos da existência de diferentes paradigmas que produzirão resultados bastante específicos na aprendizagem do aluno. Em se tratando de concepção empirista, há um predomínio da escrita como sendo um código de transcrição de oralidade. Marque a alternativa que se contrapõe a esta concepção de escrita. 
		
	
	A superação dos erros de ortografia acontece mediante o treinamento da cópia de palavras corretasA escrita é um código de transição de realidade que para ser apreendida precisa de treinamento das habilidades viso-motoras. 
	
	A alfabetização é vista como o domínio de técnica da escrita, pois escrever é mais complexo que ler. 
	
	A escrita é trabalhada em sua função social e não apenas acadêmica. 
	
	As crianças precisam aprender a codificar a partir de um modelo apresentado pelo professor.

Continue navegando