Buscar

Cambiário 2 GQ transcrição

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Disciplina: Cambiário
	11 de novembro de 2017
	Cód. Transcrição: 10
	Aula 10 – 2GQ
DUPLICATA:
- Regulação: Lei nº 5474/68 e LUG
A duplicata é um tipo de crédito diferente dos demais.
Quando você faz uma operação de compra e venda ou uma prestação de serviço ai você necessariamente terá que emitir uma nota fiscal, que é um documento descritivo, descreve a qualidade, quantidade ou que tipo de serviço você prestou, e essa nota fiscal é um documento emitido pelo agente fornecedor do serviço que irá prestar uma tributação, serve como controle estatal, porque tem efeitos tributários. 
Então vejam só: Eu que sou fornecedor de serviço posso além de emitir nota fiscal, uma fatura que também tem todo um processo descritivo, quantidade, qualidade, valores, etc, que é o que tem uma função escritural, ai sim, esse é o documento que se presta para nós que estamos nessa relação mercantil, comercial. Então isso aqui é escritural tanto para mim quanto para você. A partir dessa fatura eu posso emitir uma duplicata.
Nota fiscal, fatura e a duplicata, então quer dizer que eu tenho um negócio, compra e venda é um negócio, e deste negócio eu saco duplicata, essa duplicata é emitida pela Lei e pela doutrina como título de crédito. 
Se não existir a fatura vai existir duplicata?
A fatura só existe porque existe uma negociação, existe uma compra e venda ou prestação de serviço a prazo, mas essencialmente falando você só verá duplicata se houver a fatura, porque se ela é duplicata é uma cópia da fatura.
A fatura vem de um negócio, compra e venda ou prestação de serviço, por isso se chama de título de crédito impróprio, porque todos os títulos de créditos são autônomos e abstratos, aqui eu não tenho abstração, porque é literalmente uma cópia, se a fatura não existe logo o título de crédito não existirá. Essa causalidade, ou seja só existe porque antes existiu um negócio e desse negócio gerou uma fatura, então a causa de existência disso aqui é a existência de um negócio. 
Alguns doutrinadores diz: que se você endossa uma duplicata, a partir do momento que você endossou se torna abstrata, ela não vai estar mais ligada ao negócio feito anteriormente, por isso eles afirmam ser um título de crédito impróprio, porém o professor prefere afirmar que a duplicata é um título de crédito impróprio, pois sua origem é causal, depende sempre do negócio e nenhum outro título de crédito é assim.
Você pode associar qualquer título de crédito a um negócio, mas para ele existir não é necessário o negócio. Ex: você pode fazer o pagamento de um negócio com o cheque, mas a qualquer tempo você pode sacar um cheque, sem necessariamente usar ele para um negócio, isso é uma faculdade que você tem.
30 minutos...
Todo título de crédito terá fonte na letra de câmbio

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais