Buscar

11. O Império Árabe 2

Prévia do material em texto

*
*
*
O Império Árabe
*
*
*
Oh Crentes! Fazei esmola das melhores coisas que adquiristes. Dais esmolas durante o dia claro? É louvável; vós a fazeis secretamente e socorreis aos pobres? Isso vos aproveitará muito. Deus é sabedor do que fazeis. 
A piedade não consiste em voltar o rosto para o lado do levante ou do poente. Melhor é o que crê em Deus e no julgamento final, nos anjos e no Livro, nos profetas.
Quem por amor de Deus, dá do seu ao próximo, aos órfãos, aos pobres, aos viajores e aos que pedem (...) cumpre suas obrigações. A carne e o sangue das vítimas não vão até Deus, mas a piedade sobe até ele. 
O melhor é o primeiro a reconciliar-se com o adversário (Alcorão – adaptado de Tota, Antônio e Bastos, Pedro. História Geral)
*
*
*
Tende cuidado em não praticar as boas obras diante dos homens, para serem vistas (...). Quando derdes esmolas, não saiba vossa mão esquerda o que faz a vossa mão direita; (...). Vosso Pai, que vê o que se passa em segredo, vos recompensará (Mateus capítulo VI, vv 1 a 4).
Ainda quando eu falasse todas as línguas dos homens e a língua dos próprios anjos (...) Ainda que penetrasse todos os mistérios (...) se não tiver caridade, nada sou. ( Paulo I epístola ao coríntios, cap XIII vv 1 a 7)
Reconciliai-vos o mais depressa com o vosso adversário, enquanto estais com ele a caminho. (Mateus, cap V vv 25)
*
*
*
1 – A Arábia Pré – Islâmica:
A Arábia é uma extensa península no Oriente Médio. 
Até o final do séc VI, a população estava dividida em duas regiões: 
Arábia Desértica : Povoada por tribos de Beduínos Nômades
Arábia Feliz ou Hadjaz: Habitantes sedentários do litoral. Com melhor condições climáticas e solo mais fértil, propício à agricultura. Tinha dois grandes centros comerciais: Meca e Iatreb.
Não havia governo organizado. Árabes viviam em constantes guerras.
Eram Politeístas. Tinham mais de 300 deuses e deusas. Alá era o principal deus.
*
*
*
Sede da religião era Meca, onde estava e Caaba. 
Tribo dos Coraixitas guardavam a Caaba e controlavam o comércio.
Meca era também ponto de convergência de caravanas de mercadores. 
2 – O Islamismo:
Nessa Arábia dividida politicamente e politeísta,surgiu uma religião que propulsionaria a unidade política e religiosa.
E isto foi conseguido por Mohamed (louvado) ou Maomé (570 – 632), fundador de uma nova religião: O Islamismo (submissão a vontade divina).
*
*
*
O Islamismo monoteísta apresentava nos seus fundamentos crenças de outras religiões como o Judaísmo e o Cristianismo (sincretismo).Abraão, Moisés e Jesus são profetas, Maomé seria o último dos profetas.
O Corão (recitação) é o livro sagrado dos Islã. Constitui códigos morais e de justiça e de comportamento social.
Islã impõe 5 obrigações: Orar 5 vezes ao dia voltado para Meca; jejuar no mês do Ramadã (mês da Hégira); se as condições e a saúde permitirem ir à Meca; dar esmolas; fé num único deus, Alá. 
*
*
*
3 – A Unificação Político – Religiosa:
Pregações de Maomé incomodaram a elite mercantil de Meca que tentou assassiná-lo.
Maomé e seus seguidores fogem para Yatreb em 622. este fato foi chamado de HÉGIRA (emigração) e marca o início do calendário muçulmano.
Em Medina (cidade do profeta), Ex Yatreb, Maomé com apoio dos comerciantes e dos Beduínos tornou-se chefe guerreiro, chegando a governador. 
Em 630 após vários combates, Maomé conquistou Meca.
Ao morrer em 632, Maomé tinha estabelecido a unidade político e religiosa.
*
*
*
Com a ideologia do DJIHAD ( empenho a causa islâmica ou o mais usado, GUERRA SANTA) Árabes partiram para as conquistas.
4 – A Expansão Árabe:
Em 100 anos , o império estendeu-se das fronteiras da Índia à Península Ibérica.
Após a morte de Maomé, os Califas (sucessores do Profeta), aliados com as elites mercantis empreenderam vigorosa política de conquista.
Causas da expansão: Procura de Terras férteis, elevado índice de natalidade e desejo de pilhagem do Beduínos. A crença que a morte em combate levaria ao paraíso estimulou os combatentes.
*
*
*
*
*
*
Mesquita e Caaba
*
*
*
Terras conquistadas: Palestina, Síria, Egito e África do Norte, Mesopotâmia, Pérsia e Península Ibérica.
Auge das conquistas sob a dinastia Omíada (661 – 750) 
Povos subjugados eram tratados com moderação.
Em 750 assume a dinastia Abássida. Devido a conflitos religiosos e políticos, o império fracionou-se em diversos califados independentes, começando a decadência.
Uma das causas desta decadência foi a perda da unidade religiosa.Surgiram os Sunitas e os Xiitas. 
*
*
*
No séc IX, na Península Ibérica, começou a guerra de Reconquista que terminou em 1492 com a retomada de Granada na espanha.
Em 1258 Mongóis tomam Bagdá. No séc XV turcos otomanos conquistaram o que restou do império muçulmano.
5 – Cultura Muçulmana: 
Sarracenos superaram com suas conquistas intelectuais todas as civilizações da época até o séc XII, devido a sua capacidade de assimilar e reelaborar o patrimônio das outras civilizações com o que entraram em contato (Bizantinos, Persas, Hindus, Chineses).

Continue navegando