Buscar

atividade 1 prática de ensino III

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Atividade 1
1)
Em suma, as pessoas constroem concepções a respeito da realidade que os cercam, proporcionando uma compreensão pessoal desta realidade, interferindo de forma equivocada no aprendizado de conceitos técnicos e científicos que lhe são passados.
2)
1. Jogar uma bola de papel para cima e a partir disto, começar a analisar informalmente o que está acontecendo, de forma empírica, assim os alunos sentiriam confiança em se expor.
2. Desta forma os alunos começam a decifrar as informações que estão armazenadas implicitamente e transferem para o papel, explicitando as suas concepções. Exemplo criar um esquema das posições na bolinha de papel na subida e na decida, e assinalar as forças em cada situação que age sobre elas.
3. Interpretar e orientar a construção do conhecimento dos alunos de forma a corrigir suas representações a partir do conhecimento científico. Exemplo: ler junto com os alunos os esquemas montados por eles, e depois fazer as considerações cabíveis.
4. Fazer com que eles entendam as ideias apresentadas pelos outros, proporcionará um autorreflexão das suas próprias concepções.
5. Mostrar que suas concepções são refutadas em algumas situações, é importante para que eles venham a substituí-las por um modelo mais completo.
6. Acomodar as ideias de modo que elas venham caminhando em direção aos conceitos científicos, e paulatinamente venham substituir as representações intuitivas.
3)
Professor de transmissão: ele trata o assunto como se todos os alunos viessem como uma folha em branco, escrevendo nestas mentes, as suas ideias e interpretações, não aceitando as colocações dos alunos. Professor de interpretação ele permite um diálogo e ouve seus alunos e a partir das colocações dos mesmos ele faz pontes até chegar nas formalidades dos assuntos.
Em suma, o professor de transmissão passaria a definição de inercia, explicação segundo suas concepções, e daria exemplos e atividades de aplicações dos conceitos. O professor de interpretação, começaria a aula perguntando o que você entende por inercia? E a partir daí conduziria os assuntos até apresentar o formalismo.
4)
A busca por um número que expresse uma determinada medida real, gera ao aluno informações desconfortáveis e esse incômodo será retirado com o que pode ser desprezado ou aproximado, é fundamental medir os objetos para introduzir as técnicas dos algarismos significativos .
5)
6)

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando