Buscar

Resumo de Sociologia 4ºtp

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

MARINHA DO BRASIL
COLÉGIO NAVAL
Disciplina: Sociologia
Instrutor(a) / Professor(a): Bárbara
Monitor: Aluno 2029 Luiz Claudio (5ª Companhia/Turma: 25).
RESUMO DA MATÉRIA DO 4ª TESTE PERIÓDICO
Referência: Capítulo 9 Estratificação e mobilidade social (Livro-Texto)
1 – Camadas Sociais
	Estratificação → deriva de estrato → camada.
Estratificação Social → Definição → Distribuição de pessoas e grupos em camadas hierarquicamente superpostas dentro de uma sociedade. Em certas sociedades podemos dizer que as pessoas a elas pertencentes estão distribuídas entre as camadas alta, média ou inferior, que correspondem a graus diferentes de poder, riqueza e prestígio.
Nas sociedades capitalistas contemporânea, as posições sociais são determinadas basicamente pela situação dos indivíduos no desempenho de suas atividades produtivas.
	- Classe rica → Topo da sociedade → Detentores de grande quantia de capital ou meios de produção
	- Classe trabalhadora → Base da sociedade → Detentores unicamente da força de trabalho, e não de capital ou meios de produção.
Tipos de estratificação
- Estratificação econômica → Posse de bens materiais
- Estratificação política → Posse de poder
- Estratificação profissional → Relacionada à atribuição de importância a cada profissional pela sociedade
	Apesar dos aspectos econômico, político, social e cultural estarem interligados, o aspecto econômico te
m sido mais determinante do que os outros no processo de estratificação social e na caracterização da sociedade.
A estratificação econômica
Procedimentos:
- Reúne-se as pessoas em grupos conforme seu nível de renda
- Divide-se os grupos em camadas hierárquicas
	Obtêm-se maneiras de representar a estratificação econômica 
	Quadro Geral de uma Estratificação Econômica baseada em faixas de renda
	Pirâmide Social divida em estratos, segundo o critério “nível de renda”
	Grupo ou Camada A – pessoas de renda alta
Grupo ou Camada B – Pessoas de renda média
Grupo ou Camada C – Pessoas de renda baixa
	
	Dependendo do tipo de sociedade, essas camadas serão organizadas dentro das seguintes formas:
- Castas (Índia)
-Estamentos ou Estados (Europa durante o feudalismo)
- Classes Sociais (sociedades capitalistas)
2 – Sociedades estratificadas
O sistema de castas
Sistemas de Castas → Definição → Sistemas rígido e fechado de estratificação social.
Castas → Definição → Grupos sociais fechados, cujos integrantes devem se comportar de acordo com normas preestabelecidas de origem religiosa.
Nesses sistemas:
- a pessoas não alcança uma posição social mais elevada por seu mérito,qualidades pessoais ou realizações pessoais, portanto, não há mobilidade social. 
	- a posição social lhe é atribuída ao nascer, independentemente de sua vontade, inato.
	- carrega para toda a vida o status social herdado dos ancestrais.
	- em certas regiões da Índia o casamento só é permitido entre pessoas de mesma casta.
	Oficialmente, o sistema de castas foi abolido em 1950, com a promulgação da Constituição da Índia, entretanto isso não tem efeitos plenos na realidade, pois as castas superiores não aceitam perder seus privilégios e as castas inferiores e os “sem-casta” continuam sendo excluídos, rejeitados, privados de educação formal e de outras oportunidades.
A sociedade estamental
	Exemplo típico de sociedade estratificada em estamentos pode ser encontrado durante a Idade Média (476-1453), sob vigência do modo de produção feudal.
	Para Marx Weber, o conceito de estamento está ligado a certos valores, como honra e prestígio social, que por sua vez expressam determinados estilos de vida.
	Estamento (“Estado”) → Definição → Camada social semi-fechada, com características semelhantes em alguns aspectos às castas.
	Algumas características dessa sociedade são:
- posição social atribuída desde o nascimento
- a mobilidade social é difícil, porém não impossível
A ascensão na sociedade feudal é adquirida das seguintes formas:
- Igreja recrutando seus membros entre os mais pobres
- Servos sendo emancipados pelo senhor
- Rei conferindo título de nobreza a um homem do povo
- Casamento de uma filha de comerciante com um homem nobre
A sociedade de classes
	O conceito de classe aqui abordado recebe uma interpretação sob a ótica da literatura sociológica, segundo Karl Marx, portanto, classe não é sinônimo de camada ou estrato.
	Marx teoriza a história da humanidade como “a história da luta de classes”, sendo assim, classe social é acima de tudo uma categoria histórica. Ao se referir às duas grandes classes – a burguesia e o proletariado -, está designando duas forças motrizes e concretas do modo de produção capitalista. Objetivava a demonstração de que a existência das classes correspondia com a fase histórica de desenvolvimento e produção. Marx atribuía uma importância particular aos conflitos entre classes, pois esses conflitos constituem o principal fator de mudança social, tais conflitos atribuiriam movimento e dinamismo à sociedade. As classes mudam com o passar dos anos, conforme as circunstâncias econômicas, políticas e sociais. Quando os conflitos entre elas se tornam insuportável, ocorre uma revolução que transforma a sociedade, modificando seu modo de produção. Para Marx, a sociedade capitalista já começou dividida em burguesia (proprietária dos meios de produção) e proletariado, ou classe operária (só tem de seu a força de trabalho).
	Sistemas de Castas
	Sistema Estamental
	Sistema de Classes
	
	
	
Um lugar na produção
Sistema de Classes → Definição segundo Lênin → As classes são grupos de homens relacionados de tal forma que uns podem apropriar-se do trabalho de outros por ocupar posições diferentes num regime determinado de economia social. → Homens e mulheres que formam as classes sociais se diferenciam entre si pelo lugar que ocupam na produção.
As classes sociais só existem a partir da relação que estabelecem entre si, dessa forma, além de antagônicas, elas são necessariamente complementares, há uma interdependência.
De acordo com Marx essa dependência das classes só ocorreria quando o avanço das forças produtivas entrasse em conflito com as relações burguesas de produção, o que implicaria uma revolução e conseqüentemente a libertação da classe operária da dominação burguesa e a substituição do capitalismo pelo comunismo.
Os desmentidos da História
	Apesar da previsão de Marx não se confirmar, por que o socialismo implantado na Rússia não conseguiu vencer a competição com os países capitalista, a sua teoria não está invalidada.
3 – Mobilidade Social
Mobilidade Social → Definição → Mudança de posição social, ou seja, de status, de uma pessoa (ou grupo) num determinado sistema de estratificação social.
Tipos de mobilidade social
- Mobilidade Social Vertical → Mudança de uma posição social no sentido ascendente ou descendente na hierarquia social, mudança de camada social.
- Mobilidade Social Horizontal → Mudança de uma posição social dentro da mesma camada social, permanência na mesma camada social.
Para cima ou para baixo?
A mobilidade social vertical pode ser:
- Ascendente ou de ascensão social – quando a pessoa melhora sua posição no sistema de estratificação social, passando a integrar um grupo economicamente superior a seu grupo anterior;
- Descendente ou de queda social – quando uma pessoa piora de posição no sistema de estratificação, passando a integrar um grupo economicamente inferior.
No mesmo patamar social
	Ao mudar do interior para a capital, e trocar as idéias políticas conservadoras pelas de um partido progressista sem alteração significativa no seu nível de renda, demonstra-se um exemplo de mobilidade social horizontal.
A mobilidade social nas democracias
	 O fenômeno da mobilidade social pode ocorrer de formas distintas nas sociedades, em algumas pode dar-se facilmente, em outras pode não ocorrer no sentido vertical. A mobilidade social não ocorre de forma igual para todos os indivíduos,
a ascensão social depende muito da origem da classe de cada indivíduo, ou mesmo de sua origem étnica.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando