Buscar

Avaliação Discursiva 1 gestão tributaria gabarito

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Avaliação Discursiva 1
�
1
Incidem sobre o lucro das empresas dois tributos: o imposto sobre a renda e proventos de qualquer natureza (IR) e a contribuição social sobre o lucro líquido (CSLL). O IR incide tanto sobre a renda das pessoas físicas quanto das empresas (pessoas jurídicas) e quando se trata de IR relativo a pessoas jurídicas é costume usar a sigla IRPJ (Imposto de Renda de Pessoa Jurídica).
Esses dois tributos são de extrema importância para os controles gerenciais da empresa e a sua estrutura financeira. Com base no seus estudos sobe o tema, responda a seguinte pergunta:
Existem diferenças nos tributos de IR (Imposto de Renda) e CS (Contribuição Social) de acordo com a forma de tributação escolhida pela empresa seja Lucro Real, Lucro Presumido ou Simples Nacional? Explique detalhadamente de forma conceitual a sua resposta.
Desenvolva seu texto utilizando entre 10 a 20 linhas.
Citar a fonte que embasou sua justificativa pois além do livro didático temos materiais complementares sugeridos no plano de ensino que podem ser utilizados.
Não utilize anexos na resposta e lembre-se que se a resposta for copiada da internet caracteriza plágio e com isso zera automaticamente a questão.
 
Peso: 3.0
	Nos tributos pelo lucro real, o IRPJ e a CSLL incidem sobre o lucro liquido após o ajustamento de somatórias e exclusões. Tornando-se uma operação mais complexa, podendo ser realizada por períodos anuais ou trimestrais, onde nesse caso o contribuinte devera fazer antecipações conforme lucro real ou estimativas de lucro. Na tributação do lucro presumido se obtém sobre a margem do lucro acordada por lei, de acordo com cada atividade exercida. Sendo que as alíquotas que incidem sobre o lucro presumido são as mesmas do lucro real. Pelo simples Nacional, o IRPJ e CSLL são unidos em guias chamadas documento de arrecadação do Simples nacional com isso entra junto mais seis impostos (PIS, COFINS, IPI, CPP, ISS e ICMS). Fontes: Livro da Disciplina, http:/www,receita.fazenda.gov.br, www.portaldecontabilidade.com.br/
	 
	Comentário do professor : 
Resposta atende quase na totalidade o solicitado, apresenta as diferentes composições de base de cálculo para cada opção de regime de tributação e arrecadação, de maneira a demonstrar que a forma de tributação escolhida pela empresa tanto presumido como real IR E CS essencialmente são calculados com a mesma regra o que muda a composição da base de cálculo e não o tributo em si. Porém, falta apresentar no simples como é composta a base de cálculo, as alíquotas são aplicadas em cima de qual valor? Sobre faturamento. Também o que influencia esses dois tributos é uma alíquota gradativa, mas, que é determinada por lei mantendo a essência do tributo. Apresenta a fonte que embasa a justificativa.
	Pontuação : 2,5

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais