Buscar

Avaliação Discursiva 2 GESTAO TRIBUTARIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação Discursiva 2
1
“O Lucro real é apurado a partir do resultado contábil do período-base, que pode ser positivo (lucro) ou negativo (pre- juízo)” (FABRETTI, 2009, p. 213). O lucro real é o lucro do período de apuração ajustado pelas adições, exclusões ou compensações autorizadas pelo RIR (Regulamento do Imposto de Renda). 
A partir do aprofundamento da leitura sobre  o Lucro Real, e seus detalhes mais especificamente sobre o IR e a CS, responda o que segue: Como os lucros disponibilizados no exterior interferem no cálculo do lucro real.
Desenvolva seu texto utilizando entre 10 a 15 linhas.
Não utilize anexos na resposta e lembre-se que se a resposta for copiada do texto ou da internet caracteriza plágio e com isso zera automaticamente a questão.
 
Peso: 3.0
Até 31 de dezembro de 1995, os lucros obtidos de atividades no exterior, em caso de pessoa jurídica com domicílio no país, não eram tributados. À partir da Lei nº 9.249/95, estabelecido pelos artigos 25 a 27, os lucros obtidos por pessoa jurídica no exterior, com domicílio no pais, começaram a ser tributas pelo ano base de 1996. Determina, essa mesma lei, que no caso das empresas que possuem filiais, sucursais, coligadas e controladas, todos os lucros obtidos no exterior, serão contabilizados na especificação do lucro real da pessoa jurídica, conforme ao balanço gerado até 31 de dezembro de cada ano. Poderá ainda a pessoa jurídica, restituir o IR que pagou no exterior sobre os lucros até o limite do IR que pagaria pela tabela brasileira sobre os referidos saldos positivos. Vejamos: caso o lucro arrecadado no exterior tenha sido tributado em uma alíquota de 25%, a compensação é limitada no Brasil na alíquota de 15%. Terá adição ao lucro real se seguir esses parâmetros: lucros creditados, lucros pagos e compensação do IR pago no exterior, o que pode interferir no cálculo.
os lucros disponibilizados no exterior devem ser adicionados (somados) a base de cálculo do IRPJ e na base de cálculo da CSLL. A IN RFB N1520 de 2014 regula o assunto: http://normas.receita.fazenda.gov.br/sijut2consulta/link.action?idAto=59074&visao=anotado Art. 1º Os lucros auferidos no exterior, por pessoa jurídica domiciliada no Brasil, estão sujeitos à incidência do imposto sobre a renda das pessoas jurídicas (IRPJ) e da contribuição social sobre o lucro líquido (CSLL), na forma da legislação específica, observadas as disposições desta Instrução Normativa. Os lucros por esta alteração legal somam na base de cálculo da CSLL e do IRPJ e ainda empresa que recebem lucros do exterior são obrigadas a serem optantes pelo lucro real.

Outros materiais