Buscar

O trinômio

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

O trinômio: verdade - evidência - certeza:
A verdade:
Todos falam, discutem e querem estar com a verdade, porém, nenhum mortal é o dono da verdade. Isso porque o problema da verdade radica na finitude do homem, de um lado, e na complexidade e ocultamento do ser da realidade do outro. Pois o homem não entra em contato direto com o objeto, mas apenas com sua representação e impressões que causa.
Muitos progressos já foram feitos nessa busca constante da verdade, por exemplo, as conquistas tecnológicas, as viagens espaciais que mostram quanto já foi aprendido. Tudo claro graças os instrumentos científicos que o homem utilizou e utiliza para ver o que os sentidos jamais teriam visto.
A maior dificuldade do homem em alcançar a verdade é que o objeto nunca se manifesta claramente, também o homem não consegue perceber claramente todas as manifestações, por isso não é possível estar de posse plena do objeto. Por isso, o homem nunca conhece toda a verdade a verdade plena e absoluta.
Muitas vezes ainda, o homem é levado pelas aparências e sem o auxilio de instrumentos adequados, entra em juízos precipitados que não correspondes aos fatos e a realidade gerando assim erros freqüentes em nossa historia.
A evidência:
Evidência é manifestação clara, é transparência, é desocultamento e desvelamento do ser. Ms como nem tudo se desvela de um ente, não se pode falar arbritariamente sobre o que não se desvelou. A evidência, o desvelamento, a manifestação do ser é, pois o critério da verdade.
A certeza:
A certeza é o estado de espírito que consiste na adesão firme a uma verdade, sem temor de engano. Esse estado de espírito se fundamenta na evidência, no desvelamento do ser. Isto é, se o objeto se desvela ou se manifesta com suficiente clareza, pode-se afirmar com certeza, isto é, sem temor de engano, uma verdade.
Quando não houver evidencia ou suficiente manifestação do objeto, o sujeito encontrar-se-á em outros estados de espírito, o que deve transparecer também na expressão ou na linguagem. São os casos da ignorância, da duvida e da opinião. Ou seja,, tem que se ter uma evidencia, para que dela tenhamos certeza e só assim chegaremos a uma verdade.

Outros materiais