Buscar

Resumo de Sociologia

Prévia do material em texto

Controle Social
Segundo Smith Russel 90% do que fazemos é em conformidade com regras e padrões mesmo que não percebamos. Sociabilidade é a tendência natural do ser humano de viver em sociedade. Socialização é o processo pelo qual o individuo se integra ao grupo em que nasceu assimilando sua cultura. A sociabilidade é feita pela socialização. O maior instrumento da socialização é o controle social. Segundo Alan Birou controle social é o processo pelo qual todos apresentam um determinado padrão de comportamento que é considerado bom pela população. Para Ruth Benedict a história de um indivíduo é o relato da socialização do mesmo e o fato de estar pronta para participar ativamente da sociedade quando adulta. As agências de controle social são as instituições começando pela família.
Tipos de controle social: O controle social pode ser difuso(informal) ou institucionalizado(formal). Nas pequenas sociedades ele é difuso, muitas vezes realizado pela religião. Já nas sociedades complexas ele é institucionalizado pois existem instituições encarregados disso.
Funções de controle social: Nas sociedades modernas o controle social depende mais das leis e normas do que da tradição. De forma geral podemos falar de três funções do controle social:
a de ordem social: ligam-se a aplicação das normas e leis, são desempenhadas pelo estado na sociedade moderna;
a de proteção social: cumprimento de normas que beneficiam setores menos protegidos da sociedade(previdência social, direitos humanos, ECA, a garantia do SUS, defesa do meio ambiente);
a de eficiência social: regras e procedimentos que levam os indivíduos a contribuir de forma produtiva na sociedade(as ações cooperativas, a proteção ao trabalho, a formação profissional, cuidados com saúde pública)
Mudança Social
Mudança social é a transformação na vida e no funcionamento da sociedade, toda ela ou apenas alguns aspectos dela. A diferença de evolução social para mudança estaria no fato de a evolução ser processada num longo período de tempo, enquanto a mudança ser constante.
Permanência e mudança: A sociedade pode ser substancialmente alterada por mudanças sociais. E a partir dessas mudanças a história das sociedades vai assumindo formas próprias, específicas de cada sociedade.
Moderno x arcaico: Cada grande mudança social representa uma ruptura com padrões anteriores, mas nas sociedades modernas vem sendo conseguido embutir os padrões antigos mesmo que camuflados nelas (como exemplo é a família nuclear que não deixou de existir com o feudalismo). Ou seja, as rupturas são acompanhadas de formas de permanência.
Como ficam as relações sociais?: As mudanças sociais alteram a estrutura social e com essas as relações sociais.
Em ritmos desiguais: O ritmo das mudanças sociais é mais acentuado nas sociedades mais desenvolvidas. Esse ritmo depende do maior ou menor número de contatos sociais com outras sociedades, dos meios de comunicação e de certos processos políticos e sociais. De modo geral, as sociedades substituem mais facilmente os bens materiais do que as crenças, os aspectos culturais, os modos de vida.
O que provoca a mudança social?:

Continue navegando