Buscar

resumo de socio 2 pp

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

RESUMO DE SOCIOLOGIA (2ª PP)
MONITOR: COMANDANTE-ALUNO 3001 LIMA
Antropologia – Surge das relações imperialistas.
Sociologia - Surge com a industrialização e da compreensão de seu impacto sobre as relações de classe. 
As duas disciplinas surgem de maneiras distintas: para a antropologia o ponto-chave é a alteridade; para a sociologia, a modernidade. OBS.: A palavra alteridade possui o significado de se colocar no lugar do outro.
O determinismo Biológico - Capacidades específicas inatas a “raças” ou a outros grupos humanos. Ex.: “Brasileiros são preguiçosos”.
As diferenças genéticas não são determinantes das diferenças culturais. Qualquer criança humana pode ser educada em qualquer cultura, se for colocado desde o início em situação conveniente de aprendizado. 
O determinismo geográfico - Considera que as diferenças do ambiente físico condicionam a diversidade cultural. Desenvolvida principalmente por geógrafos no final do século XIX e no início do século XX. 
Conceito de cultura - Cultura é aquele todo complexo que inclui conhecimento, crença, arte, moral, direito, costume e outras capacidades e hábitos adquiridos pelo homem como membro de uma sociedade. Cultura é tudo aquilo o que o homem produz, e que todas elas são importantes e têm o mesmo valor.Nãohá sociedade sem cultura.
Para Taylor, a diversidade cultural é explicada por ele como resultado da desigualdade de estágios existentes no processo de evolução. Assim uma das tarefas da antropologia seria a de estabelecer uma escala de civilização, simplesmente colocando as nações européias em um dos extremos da série e em outro as tribos selvagens, dispondo o resto da humanidade entre dois limites. Por detrás de cada estudo passou a predominar a ideia de que a cultura desenvolve-se de maneira uniforme, de tal forma que era de se esperar que cada sociedade percorresse as etapas que já tinham sido percorridas pelas “sociedades mais avançadas”.
Evolucionismo Cultural- 1ª corrente de pensamento da Antropologia. Surge no final do século XIX. Influenciada pelo discurso cientificista de evolução das espécies, segundo o qual todas as sociedades seguem uma escala de desenvolvimento do mais primitivo ao mais civilizado (darwinismo Social). Serviu de justificativa os para países ricos no período de exploração de colônias em países pobres. Essa corrente de pensamente não é mais utilizada.
Franz Boas - Desenvolveu o particularismo histórico. Para Boas, cada cultura segue os seus próprios caminhos em função dos diferentes eventos históricos que enfrentou e, por isso, cada cultura deve ser estudada separadamente.
Evolucionismo Cultural no Brasil- Teve influência na construção da forma como o brasileiro se via, gerando uma baixa auto-estima. O Brasil passa a condenar a mestiçagem já que, de acordo com o método comparativo, a sociedade ocidental, branca e européia seria o nível mais alto a ser alcançado por uma sociedade e sua cultura. 
Etnocentrismo - Quando o indivíduo ou grupo social considera a sua própria cultura superior a outra ou as demais. 
Relativismo Cultural - O relativismo cultural é um conceito antropológico segundo o qual não é possível julgar a partir de um ponto de vista externo os padrões e valores culturais (moralidade, práticas, crenças) de uma determinada cultura.
Bronislaw Malinowski - A cultura compreende “artefatos, bens, processos técnicos, ideias, hábitos e valores herdados”. O modo de conhecer uma cultura e suas peculariedades é vivendo nelas.
Herança social - A aquisição e a perpetuação da cultura é um processo social, resultante da aprendizagem. Cada sociedade transmite às novas gerações o patrimônio cultural que recebeu de seus antepassados.A cultura também é chamada de herança social.
Transmissão de Cultura:
Informal – Nas sociedades em que não há escolas, a transmissão de cultura se dá por intermédio da família ou da convivência com o grupo adulto. Em sociedades mais complexas assumem maior importância os meios de comunicação de massa como transmissores informais de cultura, como imprensa, rádio, teatro, cinema etc. 
 Formal - Quando há escolas, estas se encarregam de aprofundar a transmissão da cultura iniciada na família e em outros grupos sociais. A educação obedece a uma organização previamente planejada. 
Identidade Cultural - os indivíduos que compartilham a mesma cultura apresentam o que se chama de identidade cultural. É por meio dela que as pessoas se sentem pertencentes ao grupo. Três concepções de identidade:
Sujeito do iluminismo - Baseado na concepção da pessoa humana como um indivíduo totalmente centrado. Indivíduo dotado das capacidades de razão, de consciência e de ação.
Sujeito Sociológico - Reflete a complexidade do mundo moderno e a consciência de que este sujeito não era autônomo e auto-suficiente. A identidade é formada na “interação” entre o eu e a sociedade. 
Sujeito pós-moderno - O sujeito vivido como tendo uma identidade unificada e estável, está se tornando fragmentado, composto de várias identidades. O sujeito assume identidades diferentes em diferentes momentos. Somos confrontados por uma multiplicidade desconcertante de identidades possíveis, com cada uma das quais poderíamos nos identificar. 
As duas faces da cultura:
Material - Consiste em todo tipo de utensílios produzidos em uma sociedade e tem uma relação direta com o estilo de vida dessa sociedade.
 Imaterial – abrange todos os aspectos morais e intelectuais da sociedade, tais como: normas sociais, religião, costumes, ideologia, ciências, artes, literatura, folclore, etc.
Obs.: Existe uma interdependencia estreita e constante entre a cultura material e nao-material.
Componentes da Cultura - A cultura é um conjunto cujas partes se relacionam estreitamente. Principais aspectos de uma cultura:
Traços Culturais frase para gravar: Todo Corpo Possui Átomos. Safo!?
Complexo Cultural
Área Cultural
Padrão Cultural
Sub-cultura
Traços Culturais - É o menor componente representativo de uma cultura. Ele pode ser um objeto material. Um traço cultural só tem significado quando considerados no contexto de uma cultura específica.
Complexo Cultural - A combinação de traços culturais em torno de uma atividade básica forma um complexo cultural.
Área Cultural - Espaço geográfico no qual se manifesta certa cultura. Obs.: Quando diversas culturas, de diferentes origens, se encontram em uma mesma área cultural, e entre elas se desenvolve uma relação de simbiose e respeito mútuo, temos uma situação multicultural.
Padrão Cultural - É um conjunto de normas que regem o comportamento dos indivíduos 
Sub-cultura - No interior de uma cultura podem parecer diferenças significativas, caracterizando a existência de uma sub-cultura. 
Cultura e Progresso - - Apesar das mudanças, os valores culturais tendem a permanecer, assegurando a continuidade da cultura. Para Claude Lévi-Strauss o progresso se dá quando uma cultura entra em contato com outras culturas, pois as trocas culturais que se sucederiam serviriam como mecanismo para o progresso. Lembrando que esse progresso não precisa ocorrer em uma mesma direção. 
O enriquecimento do patrimônio cultural de uma sociedade se faz por meio de dois processos: a invenção e a difusão. As invenções são geradas pela combinação entre o patrimônio cultural da sociedade e determinadas necessidades, além da criatividade dos inventores. Alguns traços culturais difundem-se não só na sociedade em que tiveram origem, geralmente por intermédio dos meios de comunicação. Quando isso ocorre dizemos que está havendo um processo de difusão cultural
Retardamento Cultural - Quando há um desequilíbrio no ritmo de desenvolvimento dos diversos aspectos da cultura.
O fenômeno da aculturação - Processo de mudança cultural provocada pelo contato entre dois ou mais grupos culturalmente distintos, no qual um desses grupos assimila aspectos da cultura de outro grupo. Alguns traços são rejeitados; outros são aceitos e incorporados, quase sempre com mudanças significativas.
Crítica à aculturação- O antropólogo brasileiro Darcy Ribeiro questionou essa conceituação. Dizia que a adoção de traços culturais de um grupo por outro geralmente envolve desigualdades e assimetrias, como ocorre, por exemplo, com a relação entre os povos indígenas e a sociedade capitalista no Brasil. Não se trata de uma relação entre iguais, mas de uma relação de dominação.
Marginalidade Cultural - Quando duas culturas entram em contato e uma delas se impõe à outra pela força, geralmente ocorrem – além da aculturação – conflitos emocionais nos indivíduos que pertencem à cultura dominada. Aqueles que não conseguem se integrar totalmente a nenhuma das culturas que os rodeia ficam à margem da sociedade. Também ocorre quando a cultura de um grupo é degradada e destruída por um grupo dominante.
Contracultura - Grupos que contestam certos valores culturais vigentes, opondo-se radicalmente a eles. Exemplo do grupo hippie: Surgiu na década de 1960, nos Estados Unidos. Foi um fenômeno de contracultura, porque contestava os valores fundamentais da sociedade industrial: Competição desenfreada; Acumulação de riqueza; Luta pela ascensão social a qualquer preço. Outros exemplos de Contracultura: Tropicalismo brasileiro, o hip-hop e o movimento Underground.
Controle Social - Controle social pode ser concebido como um conjunto heterogêneo de recursos materiais e simbólicos que asseguram que os indivíduos se comportem de acordo com as regras e preceitos vigentes. “A história da evolução de um indivíduo é o relato de sua acomodação aos padrões e tradições vigentes em sua comunidade.”-(Ruth Benedict)
Tipos de Controle Social - Podem ser difuso (informal) ou institucionalizado (formal). Nas comunidades isoladas e pequenas, como os povoados do interior ou as aldeias indígenas, o controle social é difuso, vago, muitas vezes de caráter religioso. Nas sociedades complexas, o controle social é institucionalizado ou formal, isto é, há órgãos e instituições sociais encarregados de sua aplicação, como a polícia e a justiça.
As três funções de controle social:
A de ordem social – Aplicação de normas e de leis.
A de proteção social – Cumprimento de normas que beneficiam setores menos protegidos da sociedade.
A de eficiência social – Relaciona-se a regras e procedimentos que levem os indivíduos a contribuir de forma produtiva para o bem-estar e o desenvolvimento da sociedade.
Texto “multiculturalismo e educação” - Características do multiculturalismo: Destaque à herança cultural de cada grupo, para que os demais possam respeitá-la; afirmação da equivalência de vários grupos étnico-culturais; direito dos grupos sociais manterem sua singularidade; enaltecimento da diversidade. A autora do texto chama a atenção para certas contradições inerentes ao conceito de multiculturalismo. A educação antirracista, foi a primeira a apontar as contradições do multiculturalismo, ao concluir que a exposição pura e simples da diversidade cultural e a celebração da diferença não problematizam os conflitos e as contradições étnico-raciais. A educação antirracista, ao contrario do multiculturalismo, compreende o racismo como elemento estrutural das sociedades modernas na qual reiteram a superioridade de um certo grupo.O racismo é tratado como uma ideologia que precisa ser explicada e combatida.
 
As partes em vermelho são os assuntos que a professora enfatizou que caíram na avaliação. Ela me disse que haveria uma questão para cada tópico do livro. Logo, procurei destacar as partes mais importantes. Mais uma vez, obrigado e desejo a todos uma ótima avaliação.

Continue navegando