Buscar

atividade1 funcoes inorganicas

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Química Inorgânica - 2018.1
Prof. Juliana Sales
	Exercícios Unidade 1: Funções Inorgânicas 
Escreva as reações de dissociação das seguintes espécies e classifique-os quanto ao seu cárater ácido ou básico de acordo com a teoria de Arrhenius.
HClO ( H+ + CLO-
Ca(OH)2 ( Ca2+ + 2OH-
H3PO4 ( H4+ + PO4 3-
HBr ( H+ + Br-
Al(OH)3 ( Al 3+ + 3 OH-
LiOH Pb(OH)4 e H3AsO4, Ca(OH)Cl, NaHCO3, BaHPO4.
Utilize a teoria de Bronsted-Lowry e indique as bases conjugadas das seguintes espécies químicas: n- , HS- , H2PO4- , CH3OH
 
Utilize a teoria de Bronsted-Lowry e indique os ácidos conjugados das seguintes espécies químicas: NH3; PCl3; O2-;m CH3-COOH; CN- e 
Forneça a equação para dissolução do vidro (SiO2) pelo HF e interprete a reação a partir dos conceitos ácido-basw de Bronsted-Lowry.
Escreva as equações ácido-base de Bronsted balanceadas para a dissolução dos seguintes compostos de fluoreto de hidrogênio liquido: CH3-CH2-OH; NH3; C6H5COOH.
Organize os óxidos abaixo começando pelo mais ácido, passando pelo anfótero e terminando pelo mais básico.
Al2O3; B2O3; BaO; CO2; Cl2O7 e SO3
Dê os nomes e as funções inorgânicas dos compostos a seguir. Especifique, a natureza da função, sempre que necessário (i.e., NaHCO3 – sal básico, Al2O3 – óxido ácido)
PbBr2, BaSO3, BaSO4, BiOCl, BiO(OH), CdS, PbCO3, PbCrO4, CuCN, Co(OH)3, HgI2, Sr3(PO4)2, NaClO, Al(OH)3, CO2, LiH, CH4, Na3PO4, Al(OH)SO4, CaBrCl, Na2Cr2O7, Na2O, As2O5, BH3
Escreva as reações químicas balanceadas que ocorrem quando as seguintes espécies são misturadas em meio aquoso:
 H3PO4 e Na2HPO4 e (b) CO2 e CaCO3
As constantes de ionização para alguns ácidos ou bases fracos são fornecidas na tabela a seguir:
	Substância
	Constante (25oC)
	HNO2
	4,5 x 10-5
	H2CO3
	1ª: 4,4 x 10-7
	
	2ª: 4,8 x 10-11
	(CH3)3N
	7,4 x 10-5
	C6H5NH2
	4,2 x 10-10
Forneça as reações de ionização destas substâncias em meio aquoso e escreva a expressão do equilíbrio em cada caso. Indique qual ácido e base deve ser o mais forte e justifique.
(ENADE-2005) O ácido sulfúrico é um líquido denso e incolor de grande importância na indústria e no laboratório. É um dos produtos químicos mais fabricados e consumidos no mundo e a sua produção tem sido utilizada para avaliar a força da atividade industrial de um país. Cerca de dois terços de sua produção são usados na indústria de fertilizantes para a preparação de superfosfatos.
Cite outras três aplicações do ácido sulfúrico na indústria.
Para orientar os funcionários de uma indústria sobre os cuidados com o manuseio do ácido sulfúrico concentrado, foram feitas as recomendações a seguir.
• Ao diluir o ácido, deve-se verter a água lentamente sobre o ácido.
• Ao eliminar efluentes residuais, o ácido deve ser previamente neutralizado.
• Armazenar o ácido longe de cloratos e cromatos.
• Evitar o contato com metais.
Indique se essas recomendações estão corretas, justificando cada uma delas
O tratamento de uma rocha fosfática com ácido sulfúrico produz uma mistura de sulfato e fosfatos denominada superfosfato. Escreva uma equação química balanceada para este processo.
(ENADE-2008 modificada) Cada vez mais busca-se desenvolver novos processos para obtenção de metais de modo a minimizar o consumo de energia, viabilizar a exploração econômica de minérios com baixos teores de metal e evitar maiores problemas ambientais decorrentes da produção de SO2. Atualmente, minérios de cobre - calcopirita (CuFeS2), calcocita (Cu2S) - com baixos teores desse metal não são extraídos pela técnica convencional de calcinação seguida de redução com carvão (pirometalurgia). Emprega-se o processo hidrometalúrgico de lixiviação, que consiste no uso de uma solução aquosa capaz de dissolver o composto que contém o metal a ser extraído. Após a lixiviação do minério com solução diluída de ácido sulfúrico, cobre metálico é precipitado pela redução dos íons Cu2+ com raspas de ferro. 
Considere os seguintes minérios e seus principais constituintes (escritos entre parentêses): galena (PbS), wurtizita (ZnS), pirita (FeS2), pirolusita (MnO2) e bauxita (Al2O3. xH2O). Pede-se fornecer os nomes dos minérios citados no texto e a qual função inorgânica cada um deles pertence.
(ENADE-2008) Um movimento ecológico preocupado com as condições da água de um rio situado em uma área de grande aglomeração urbana resolve fazer uma campanha para conscientizar a população a utilizar detergentes em pó com parcimônia. Para tal, encomenda a uma empresa que analise o teor de fósforo em amostras de detergentes em pó de três fabricantes da região, os quais contêm tripolifosfato de sódio, Na5P3O10, utilizado para promover o abrandamento da dureza das águas. O teor de fósforo no detergente em pó foi determinado por gravimetria. O método consiste em tratar a amostra com excesso de molibdato de amônio, precipitando o fósforo na forma de (NH4)3PMo12O40. O precipitado lavado e livre de interferentes é dissolvido em solução de NH3(aq) e reprecipitado como MgNH4PO4. 6 H2O, que, sob calcinação, se converte em pirofosfato de magnésio, Mg2P2O7(s).
A análise em triplicata forneceu os seguintes resultados:
	
	Dados:
Sabendo que a Resolução do CONAMA estabelece o valor de 4,80% como limite máximo de fósforo no produto, o(s) fabricante(s) que forneceu(ram) amostra(s) em conformidade com esta Resolução é(são) APENAS
(A) I
(B) II
(C) III
(D) I e II
(E) II e III
O HF é um ácido fraco em água. Entretanto, quando este ácido é colocado em meio amoniacal (NH3) ele é considerado um ácido forte. Explique por que isso acontece e escreva as equações em cada caso.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais