Buscar

Gestão do Conhecimento e Marketing Apple Inc em 2010

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

�
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Fichamento de Estudo de Caso
Larissa Santos Pacheco
Trabalho da Disciplina Gestão do Conhecimento e Marketing,
 Tutor: Prof. Andre de Jesus Menezes
Planaltina de Goiás 
2017
FICHAMENTO
TÍTULO: Gestão do Conhecimento e Marketing 
CASO: Apple Inc. em 2010
REFERÊNCIA: Harvard | Business | School 
TEXTO: O texto inicia contando a história da Apple. A Apple Computer começou na década de 1980 e 1990 com computadores pessoais (PC), teve um crescimento rápido e lucrativo, mas apesar disso quase faliu em 1996. Jobs seu fundador mudou a Apple Computer para Apple Inc. com produtos diferentes dos PCs, esse trabalho começou no ano 2000 com a produção de dispositivos moveis, o negócio deu certo e as vendas de Iphones e Ipod eram quase 60% das vendas da Apple
História da Apple - Steve Jobs e Stevw Wozniak fundaram a Apple Computer em 1976 em Los Altos, na Califórnia, criaram uma placa de circuito de computador que chamaram de Apple I e acrescentaram A.C Mike Markkula Jr como novo parceiro da empresa. Em 1978 foi lançado o Apple II com o intuito de ser um computador mais fácil de usar, o produto revolucionou a informática e alavancou a Apple colocando ela como líder da indústria informática, no final desse ano a empresa fez um IPO (initial public offering). Em 1981 a IBM entrou no mercado da informática tornando-se um novo padrão da indústria, a Apple respondeu criando o Macintosh, porem o processador era de baixa velocidade e não tinha software compatíveis com o Mac, levando a Apple a uma crise, em 1985 houve um golpe do conselho de administração e retirou Jobs da empresa deixando John Sculley na liderança.
Os Anos Sculley, 1985 – 1993 - Sculley levou o Mac a outros mercados, como o de editoração eletrônica e de educação, na qual a Apple controlava mais de 50% do mercado. A Apple se recuperou, estabilizou e ficou entre as empresas mais lucrativas do mundo. Sculley formou aliança com a IBM, trabalharam em dois conjuntos: A Taligent que foi estabelecida para criar um novo SO e a Kaleida que visava criar Apps multimídia e mais outro projeto que incluía a Novell e Intel para trabalhar no SO do Mac porem ainda com todos esses projetos as margens da Apple caíram 34%, em junho de 1993 Sculley foi substituído pelo presidente da empresa o Michael Spindler.
Os anos Spindler e Amelio, 1993-1997 - Spindller acabou com a ideia de colocar chips da Intel no SO do Mac, licenciou empresas para clonarem o Mac e reduziu os custos com cortes na mão de obra e investiu no crescimento internacional, mesmo com todas essas mudanças a Apple não alavancou e em 1995 ela e a IBM seguiram caminhos diferentes ficando com um prejuízo de 69 milhões, em 1996 a empresa nomeou outro CEO, o Guilberto Amélio. Amélio voltou com a estratégia de preços premium para a Apple e procurou Steve Jobs para a compra do seu Next Software, apesar dos esforços de Amélio a Apple perdeu 1,6 milhões na sua gestão, em 1997 Steve Jobs volta para Apple como CEO interino.
Steve Jobs e a volta por cima da Apple - Steve reformulou a Apple interrompendo programas feitos por outros CEOs, o foco de Jobs era revigorar a inovação e fugir da imagem cansada e maculada da Apple, ele queria que a Apple fosse uma força cultural, após a volta de Jobs a Apple divulgou lucros de 309 milhões no ano de 1998 revertendo o prejuízo de 1 bilhão do ano anterior.
A Industria de PC - A Apple foi a pioneira no lançamento dos primeiros computadores pessoais e a IBM popularizou os PCs na década de 1980, os preços baixos impulsionaram seu crescimento, no ano de 2010 já havia mais de 1 bilhão de PCs em uso no mundo. 
Compradores e Distribuição - Os compradores de PCs eram divididos em 5 categorias: domiciliar que representavam metade das remessas de PCs no mundo, pequenas e medias empresas, corporativas, educacional e governamental. Na distribuição empresas maiores compravam dos fabricantes e os consumidores domiciliares e PME compravam em grandes redes.
O Macintosh e a estratégia de hub digital da Apple - Em 2001 Jobs apresentou o Hub digital para o Macintosh, para acompanhar a vida digital das pessoas o Hub poderia controlar, integrar e agregar valor a dispositivos como filmadoras, celulares, câmeras etc, assim a Apple renovou sua linha de produtos para oferecer maquinas que proporcionassem ao usuário uma experiência inovadora e totalmente integrada, os novos PCs focavam no estilo de vida digital dos usuários. Em 2006 a Apple introduziu o chip Intel no computador Mac permitindo maior velocidade e menos energia consumida, em 2009 os notebooks eram 69% de todas as vendas de Macintosh. Em 2001 a Apple introduziu um novo SO o SO X, ele era mais estável e preferido pelos profissionais de informática o seu desenvolvimento custou cerca de 1 bilhão. A primeira loja da Apple de varejo foi aberta em Mc Lean, Virginia, EUA em 2001.
Indo além do Macintosh - A mudança da Apple para a estratégia de hub digital começou com o debut do Ipod em 2001, Iphone em 20117 e Ipad em 2010, em 2007 a mudança do nome Apple Computer para Apple Inc. marcou o reposicionamento da empresa. O Ipod colocou a Apple na sua trajetória de crescimento explosivo, ele era um leitor digital de música MP3 por conta da sua interface e grande capacidade de armazenamento logo se tornou ícone da era digital em 2010 a Apple controlava cerca de 70% do mercado de MP3 dos EUA. Itunes: A Itunes foi o primeiro site legal para downloads pagos por música, o lançamento do Itunes teve um impacto galvânico nas vendas do Ipod, depois do lançamento as vendam subiram para 733.000 unidades. Iphone: O Iphone era a aposta da Apple para reinventar o telefone, o custo de desenvolvimento foi cerca de 150 milhões, o Iphone mudou as regras da indústria com uma interface revolucionaria com tela de 3,5 polegadas, touch, a primeira geração de Iphone vendeu cerca de seis milhões de unidades em cinco trimestres, o segundo modelo lançado em 2008 rendeu cerca de 13 bilhões, em dois anos, o Iphone passou de zero a 30% da receita total da Apple. App stores: Primeira loja que facilitava a distribuição, acesso e o downloads de Apps diretamente no telefone móvel, em 18 meses 4 bilhões de Apps tinham sido baixados por usuários de Iphone e Ipod. Ipad: Lançado em 2010 posicionado entre um smartphone e um laptop, mais de 450.000 Ipads foram vendidos na primeira semana no mercado 
Falhas Ocasionais - Apesar do sucesso em quase tudo que Steve Jobs lançou havia dois produtos que não atenderam a expectativa dos consumidores, as vendas foram insignificantes em comparação com os outros produtos da Apple o Mac mini e a Apple tv. E a Apple na próxima década? Será que seu segundo ato na Apple seria a exceção, foi sorte, inteligência ou marketing o seu sucesso com Steve Jobs.
LOCAL: Biblioteca da Disciplina
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: YOFFIE, KIM, David B, Renee. Apple Inc. em 2010. 710 – P 05. 21 de março de 2011.
�

Continue navegando