Buscar

alguém respondeu esta atividade?

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Cálculo: Conceitos
Leio o fragmento de texto a seguir:
Entre dois números inteiros nem sempre existe outro número inteiro. Entre dois racionais sempre existe outro racional. Por exemplo, entre os racionais 0,5210,521 e 0,75430,7543, podemos encontrar infinitos racionais; entre eles 0,625850,62585. Mas isso não significa que os racionais preenchem toda a reta. Os números racionais são insuficientes para medir todos os segmentos de reta. Por exemplo, a medida da hipotenusa, de um triângulo retângulo, de catetos medindo uma unidade, é um número não racional. Embora as quatro operações fundamentais (adição, subtração, multiplicação e divisão por um número diferente de zero) sejam sempre definidas em Q, uma equação como x2=2x2=2 não pode ser resolvida em Q.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:  <http://mtm.ufsc.br/~bosing/15_2/Conjuntos.pdf>. Acesso em: 04 jun. 2017.
Considerando o fragmento de texto dado e os conteúdos do livro-base Tópicos de Matemática Aplicada, sobre equações e conjuntos numéricos, assinale a alternativa correta.
	
	A
	A equação x2=−2x2=−2 não pode ser resolvida em Q, pois não existe racional que satisfaça a igualdade, ou seja, nenhum número racional elevado ao quadrado resulta em menos dois.
	
	B
	A equação x2=−2x2=−2 não pode ser resolvida em Q, mas pode ser resolvida em R.
	
	C
	A equação x2=−2x2=−2  pode ser resolvida em Q, pois a raiz quadrada de  −2−2 (menos dois) não é exata.
	
	D
	Para resolver situações como x2=−2x2=−2, foi criado o conjunto dos números inteiros.
	
	E
	Para resolver situações como x2=−2x2=−2, foi criado o conjunto dos números irracionais.
Questão 2/5 - Cálculo: Conceitos
Leia o excerto a seguir:
O fato de um número negativo não ter raiz quadrada parece ter sido sempre conhecido pelos matemáticos que se depararam com a questão. Contrariamente ao bom senso, não foram as equações do segundo grau que motivaram a aceitação de tal campo numérico, mas sim as de terceiro grau. As equações de segundo grau eram vistas como a formulação matemática de um problema concreto ou geométrico e se, no processo de resolução surgia uma raiz quadrada de um número negativo, isso era interpretado como prova de que tal problema não tinha solução.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:  <https://www.ime.usp.br/~oliveira/ComplexosCap1.pdf>. Acesso em: 04 jun. 2017.
Considerando o excerto de texto dado e os conteúdos do livro-base Tópicos de Matemática Aplicada,   resolva as duas equações do segundo grau propostas e, a seguir, analise as afirmativas sobre a solução das mesmas.
x2+9=0x2+9=0
x2−3x=0x2−3x=0
I. As duas equações possuem raízes reais.
II. Apenas uma das equações pode ser resolvida no conjunto dos números reais.
III. Nenhuma das duas equações tem solução no conjunto dos números reais.
IV. Para obter a solução de uma das equações é preciso recorrer ao conjunto dos números complexos.
São corretas apenas as afirmativas:
	
	A
	I
	
	B
	III
	
	C
	IV
	
	D
	II e IV
	
	E
	I, II e III
Questão 3/5 - Cálculo: Conceitos
Leia o excerto de texto a seguir.
Entre dois números inteiros nem sempre existe outro número inteiro. Entre dois racionais sempre existe outro racional. Por exemplo, entre os racionais 0,521 e 0,7543, podemos encontrar infinitos racionais; entre eles 0,62585. Mas isso não significa que os racionais preenchem toda a reta. Os números racionais são insuficientes para medir todos os segmentos de reta. Por exemplo a medida da hipotenusa, de um triângulo retângulo, de catetos medindo uma unidade, é um número não racional.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://mtm.ufsc.br/~bosing/15_2/Conjuntos.pdf> Acesso em 02 mar. 2016. 
Considerando o excerto de texto dado e os conteúdos do livro-base Tópicos de Matemática Aplicada, sobre conjuntos, analise as asserções a seguir, assinalando V para as assertivas verdadeiras e F para as assertivas falsas.
I. ( ) O número real √22 pode ser escrito sob a forma pqpq, na qual pp e qq são números inteiros, q≠0q≠0.
II. ( ) Todas as raízes quadradas exatas são números racionais.
III. ( ) O conjunto dos números inteiros contém o conjunto dos números naturais.
IV. ( ) O quociente de quaisquer dois números inteiros é sempre um número inteiro.
Agora, assinale a sequência correta.
	
	A
	F, V, V, F
	
	B
	V, V, F, F
	
	C
	F, V, V, V
	
	D
	V, V, V, F
	
	E
	F, F, V, F
Questão 4/5 - Cálculo: Conceitos
Quarenta e um alunos de um colégio opinaram numa pesquisa em que eram solicitados a responder se eram leitores de jornal ou revista. Concluiu-se exatamente que: 
24 alunos leem jornal, 30 alunos leem revista e 5 alunos não leem jornal nem revista. Quantos alunos leem jornal e revista?       
Assinale a alternativa correta.
	
	A
	25
	
	B
	20
	
	C
	15
	
	D
	10
	
	E
	18
Questão 5/5 - Cálculo: Conceitos
Leia o fragmento de texto e analise o gráfico a seguir:
O termo gráfico em matemática, geralmente é usado quando estamos descrevendo uma figura por meio de uma condição que é satisfeita pelos pontos da figura e por nenhum outro ponto. Uma das representações gráficas mais comuns e importantes em matemática é o gráfico de uma função. Podemos representar graficamente uma função usando vários tipos de gráficos: gráficos de barras, correspondência ou relação entre conjuntos, gráfico cartesiano.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:  <http://www.im.ufrj.br/dmm/projeto/projetoc/precalculo/sala/conteudo/capitulos/cap61.html>. Acesso em: 05jun. 2017.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro base Tópicos de Matemática Aplicada, sobre funções, assinale a alternativa correta.
	
	A
	A função que define o gráfico é do tipo f(x)=ax+b,com a≠0 e b≠0f(x)=ax+b,com a≠0 e b≠0 .
	
	B
	A função que define o gráfico é do tipo f(x)=xf(x)=x.
	
	C
	A função que define o gráfico é do tipo f(x)=ax2+bx+c, com a≠0, b≠0 e c≠0.f(x)=ax2+bx+c, com a≠0, b≠0 e c≠0.
	
	D
	A função que define o gráfico é do tipo f(x)=ax,f(x)=ax,  com a>1a>1.
	
	E
	A função que define o gráfico é do tipo f(x)=ax2 com a≠0.f(x)=ax2 com a≠0. 
ATIVIDADE METODOLOGIA
Questão 1/5 - Metodologia do Ensino de Matemática
Atente para o trecho de texto a seguir: 
“Para estudarmos a aquisição da linguagem, torna-se necessária uma análise sobre o pensamento de Vygotsky e Piaget, uma vez que o primeiro voltou-se mais para o estudo das funções psicológicas superiores, abrindo-nos o caminho para discutirmos sobre instrumentos e signos, linguagem e pensamento. Já Piaget preocupou-se, principalmente, com o desenvolvimento cognitivo da criança, fazendo-nos mergulhar na língua, passando por fases sucessivas no desenvolvimento da inteligência.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: NÓBREGA, E. V. B. da. Vygotsky e Piaget: uma visão paralela. Graphos Revista da Pós-Graduação em Letras - UFPB João Pessoa, v. 6., n. 2/1, 2004, p. 225-231
Conforme o trecho de texto acima e os conteúdos do livro-base Ensino da Matemática: concepções, metodologias, tendências e organização do trabalho pedagógico sobre as teorias do pensamento, leia as afirmativas a seguir:
I. ( ) Para Vygotsky a criança não pensa antes que tenha alguma forma de linguagem, visto que um depende do outro.
II. ( ) Segundo Piaget, a formação do pensamento não depende da escrita.
III. (   ) Antes de saber pensar, segundo Piaget, a criança escreve ou desenha.
IV. ( ) A estrutura do pensamento da criança não depende da linguagem, segundo Vygotsky. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	F – V – V – F
	
	B
	V – F – F – F
	
	C
	F – F – V – V
	
	D
	V – V – F – V
	
	E
	V – V – F – F
Questão 2/5 - Metodologia do Ensino de Matemática
Atente paraa citação a seguir: 
“Tratando-se dos alunos as finalidades do livro didático podem ser descritas da seguinte forma: favorecer a aquisição de saberes socialmente relevantes, consolidar, ampliar, aprofundar e integrar os conhecimentos, propiciar o desenvolvimento de habilidades e competências, bem como contribuir na formação social e cultural dos alunos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SILVA, E. C. R. T., SIQUEIRA, J. E. M. Geometria Espacial no Ensino Médio: análise de um livro didático de Matemática. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 12, 2016. São Paulo. Anais... São Paulo, 2016. p. 1-12. <http://www.sbem.com.br/enem2016/anais/pdf/7648_4094_ID.pdf > Acesso em: 26 de ago. 2017. 
Tendo em vista a citação e os conteúdos do livro Ensino da Matemática: concepções, metodologias, tendências e organização do trabalho pedagógico sobre as competências matemáticas e habilidades que o livro didático precisa favorecer, analise as seguintes asserções:
I. A competências matemáticas que envolvem a resolução de problemas juntamente com a compreensão e transmissão de ideais matemáticas por escrito ou oralmente são importantes.
PORQUE 
II. As competências matemáticas desenvolvem as habilidades de iniciativa, imaginação, criatividade, bem como a capacidade de argumentação. 
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
	
	A
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da primeira.
	
	B
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da primeira.
	
	C
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	
	D
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	
	E
	As asserções I e II são proposições falsas.
 
Questão 3/5 - Metodologia do Ensino de Matemática
Considere o fragmento de texto a seguir: 
“A Terra, Marte, Vênus e Júpiter são desprovidos de luz própria.
Ora, a Terra, Marte, Vênus e Júpiter são todos planetas.
Logo, todos os planetas são desprovidos de luz própria”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Santos, L. C. A questão do método na investigação científica. TecBahia, Salvador, v. 19, n. 2-3, p. 5-12, 2004.
O fragmento de texto acima é um exemplo de raciocínio indutivo. Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro Ensino da Matemática: concepções, metodologias, tendências e organização do trabalho pedagógico, relacione corretamente cada etapa do raciocínio lógico indutivo com suas características: 
Generalização da relação
 Relação entre as observações
A observação dos fenômenos 
(   ) É a primeira etapa.
(   ) Trata-se da segunda etapa.
(   ) É necessário fazer uma análise, comparando os fatos observados na etapa anterior.
(   ) Esta é a terceira etapa.
(   ) É nessa etapa que se observam os fenômenos ou fatos, procurando determinar as categorias em que os elementos estão incluídos.
(  ) Consiste em generalizar as relações entre as observações, podendo encontrar informações despercebidas em um primeiro momento. 
Agora, assinale a alternativa com a sequência correta.
	
	A
	2 – 3 – 1 – 2 – 3 – 1
	
	B
	3 – 2 – 2 – 1 – 3 – 1
	
	C
	2 – 3 – 3 – 1 – 2 – 1
	
	D
	2 – 1 – 1 – 3 – 2 – 3
	
	E
	1 – 2 – 3 – 1 – 2 – 3
 
Questão 4/5 - Metodologia do Ensino de Matemática
Leia a passagem de texto a seguir: 
“O PNLD, em seu formato atual, pretende orientar os professores na análise e escolha do livro didático a ser utilizado no trabalho em sala de aula, considerando que os livros incluídos no Guia de Livros Didáticos são mais adequados para tal trabalho tanto em relação aos conteúdos propostos, quanto aos aspectos teórico-metodológicos e ao manual do professor”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: OLIVEIRA, E. M. Q.  O uso do livro didático de Matemática por professores do ensino fundamental. 2007, 152 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2007. p. 23.
Considerando a passagem acima e os conteúdos do livro Ensino da Matemática: concepções, metodologias, tendências e organização do trabalho pedagógico sobre o Guia do Livro Didático e informações sobre a aquisição dos livros didáticos, leia as afirmativas a seguir e marque (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as afirmativas falsas.
I. ( ) O Guia do Livro Didático é um documento composto de resenhas de cada obra aprovada pela avaliação pedagógica realizada pelo Ministério da Educação (MEC).
II. ( ) Por intermédio dos professores, a cada biênio a escola ou colégio indica quantas coleções forem necessárias, de livros didáticos de cada disciplina, considerando seu PPP.
III. (  ) Nos intervalos de compra de livros, a escola ou colégio devem tomar muito cuidado com os livros didáticos, pois, não são realizadas reposições de livros perdidos ou danificados.
IV. ( ) Os livros didáticos dos anos finais do ensino fundamental são adquiridos pelas escolas para o trabalho com as disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática e História. 
Assinale, agora, a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	V– F– F– F
	
	B
	V– V– F– F
	
	C
	V– V– V– F
	
	D
	F– F– F– V
	
	E
	F– V– F– F
Questão 5/5 - Metodologia do Ensino de Matemática
Considere a seguinte passagem: 
“Estabelecer regularidades nas tabuadas é uma boa metodologia de ensino que terá como resultado uma aprendizagem significativa sem correr o risco do conceito estudado cair no esquecimento”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MICHELS, J. O processo ensino aprendizagem da tabuada: desvendando práticas e criando possibilidades. Monografia (Pós-graduação da Unesc). Criciúma, 2009.
Considerando a passagem acima e os conteúdos do livro-base Ensino da Matemática: concepções, metodologias, tendências e organização do trabalho pedagógico sobre o ensino da Matemática, é correto afirmar que:
	
	A
	a memorização de métodos e algoritmos para a Matemática é descartada para o ensino da Matemática.
	
	B
	O aluno, depois de memorizar o conteúdo, deve compreender o conceito relacionado.
	
	C
	O aluno que memorizar um conceito, automaticamente o entende.
	
	D
	O aluno deve compreender os conceitos antes de memorizá-los.
	
	E
	O problema dos alunos que acham a matemática “complicada” deve-se à falta de memorização dos conceitos.

Continue navegando