Buscar

Atividade

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

CURSO: GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS (2018.1) – Campus: Gilberto Gil
DISCIPLINA: SAÚDE, SEGURANÇA E QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
PROF. MAGALÍ SACRAMENTO 
ALUNO (A): Matricula: 
ESTUDO DIRIGIDO - AULA 01: Compreendendo a importância da disciplina para um profissional de Gestão e RH
Análise do Ambiente de Trabalho
Ministério do Trabalho investigará incêndio em imóvel em São Paulo (O Globo, 22/11/2016) 
O Ministério do Trabalho vai investigar um incêndio que deixou ao menos quatro mortos na manhã desta quarta-feira em um imóvel no bairro do Belém, na Zona Leste de São Paulo. Auditores fiscais do trabalho apuram se o local abrigava uma confecção de roupas clandestina, que também servia de moradia para cerca de 20 famílias, entre brasileiras e bolivianas. 
O auditor fiscal do Trabalho Renato Bignami esteve no local pela manhã e informou que a equipe do Programa Estadual de Erradicação do Trabalho Escravo, da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em São Paulo (SRTE/SP), abriu duas linhas de investigação. A primeira delas vai apurar se o incêndio foi um acidente de trabalho. A segunda vai averiguar se havia condições análogas à escravidão no local. O proprietário da confecção ainda não foi localizado. 
- Estamos confirmando se havia moradia junto com local de trabalho, jornada extenuante, inexistência de condições de segurança e saúde e pagamento aviltante. Caso positivo, é configurado o trabalho análogo ao escravo - explicou Bignami. 
Em 2016, os auditores fiscais do Ministério do Trabalho realizaram quatro operações de combate ao trabalho escravo em São Paulo, nas quais foram resgatados 50 trabalhadores. Apenas uma das operações foi em uma indústria têxtil, onde havia quatro trabalhadores em situação análoga à de escravo. Desde 2010, segundo a pasta, 379 trabalhadores da indústria têxtil no estado já foram resgatados da condição análoga à escravidão. [...] Indagações: 
Atividade Prática – Individual
Após a leitura da notícia, análise os aspectos apresentados e responda as questões:
Qual a importância de se fiscalizar a segurança no trabalho? 
R: Para manter a integridade física e psicológica de seus funcionários e garantir uma melhor comodidade, estrutura e benefícios para seus colaboradores, seguindo o cumprimento das normas trabalhistas, assim “tudo pode continuar a funcionar”, com os equipamentos, iluminações, assentos, atividades da CIPA etc. que garantem uma melhor condição para seus funcionários. Para que ocorra um rendimento para a empresa/organização, seus funcionários que geram esses rendimentos têm que estar saudável e contente com seu ambiente de trabalho tanto fisicamente como emocionalmente/mentalmente.
Como deve ser a atuação dos órgãos de fiscalização na saúde e segurança no trabalho? 
R: Tem que ser de bastante importância e “rigorosa”, rigorosa no modo de promover o melhor para seus colaboradores, pois ele abrange um todo. Então, os órgãos de fiscalização CIPA, SESMT etc. precisam estar atuando para garantir que os equipamentos, ambiente, a ergonomia etc. estejam em perfeitos estado. Por que assim vai manter o controle do que estar bom e do que pode se melhorar. 
c) Consegue identificar a importância da disciplina Saúde, Segurança e Qualidade de Vida no Trabalho para a área de Gestão e RH?
R: Sim, o RH é coração de uma organização, e com a realização das pesquisas de satisfações eles podem analisar e reparar, o Recursos humanos estar ligados as pessoas, e o trabalho dele trazer essa satisfação para seus colaboradores. É fazer de “tudo”, mas mantendo também o foco nos seus colaboradores.
Observação: anote dúvidas, reflexões.... e vamos interagir!
Enviar arquivo pelo portal do aluno – link TRABALHOS – até: 28/02/2018 (vamos discutir no início da aula). 
Bom estudo!
Caminhos: conteúdos portal do aluno, bibliotecas da instituição: virtual e/ou física, artigos científicos (periódicos, revistas), jornais, outros.
“Vamos Ler Mais, para Ser mais”
Abraços,
Prof. Magalí Sacramento
“O Conhecimento Enaltecer o SER”

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando