Buscar

DESAFIO PROFISSIONAL 5a SEM REVISADO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Curso de Ciências Contábeis
4ª/5ª SÉRIE - 2017
Disciplinas norteadoras:
Estrutura e Análise das Demonstrações Contábeis.
Desenvolvimento Econômico.
Análise de Investimentos.
Administração financeira.
Contabilidade de Custos.
DESAFIO PROFISSIONAL
Klabin S.A
	
Tutor a Distância: Daniela Valente
Orientadora: Karolina Marion
Jundiaí/ SP
2017
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
DESENVOLVIMENTO 
Capítulo 1_ CARACTERISTICAS E ESTRATÉGIAS DE NEGÓCIOS 		 1.1_Projeto Unidade Puma__________________________________________nº05
1.2_Riscos Da Companhia__________________________________________nº06
1.3_Sustentabilidade_______________________________________________nº06
1.4_Demonstrações financeiras_______________________________________nº07
Capitulo 2_ INDÍCES DE LIQUIDEZ				 		 
2.1_Liquidez Corrente_____________________________________________ nº 09 
2.2_Liquidez Geral	________________________________________________nº10
2.3 _Liquidez Seca 	________________________________________________nº10
2.4_Liquidez Imediata______________________________________________ nº10
2.5_Índice de Endividamento_________________________________________nº11
2.6 _Índice de Rentabilidade_________________________________________ nº12
2.7_Rentabilidade_________________________________________________ nº13
2.8_Índices Klabin_________________________________________________nº13
Capítulo 3_ MÉTODO DE CUSTEIO
3.1_Custeio por Absorção x Custeio Direto ou Variável____________________nº14
3.2_Custeio por Absorção___________________________________________nº15
3.3_Custeio Variável_______________________________________________ nº16
Capitulo 4_ COMERCIALIZAÇÃO E PAGAMENTO DE FORNECEDOR		 
4.1_Período de Retorno_____________________________________________nº18
4.2_ Valor Presente Líquido (VPL) ____________________________________nº19
4.3_ Taxa Interna de Retorno________________________________________ nº19
4.4_Análise de Sensibilidade e Analise de Risco_________________________ nº20
4.5 _ Importância do Fluxo de Caixa para_______________________________nº20
4.6__Expectativa Político-Econômica do País____________________________nº21
CONSIDERAÇÕES FINAIS_________________________________________ nº 22
REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS__________________________________ nº 23
INTRODUÇÃO
O presente trabalho apresentará análises e demonstrações financeiras da situação sócio econômico-financeira da empresa Klabin S.A se baseando no último ano de exercício social – 2016.
A Klabin tem mais de 100 anos no mercado brasileiro, líder no seu setor, possui inúmeras certificações e reconhecimentos do mercado. 
Para se conhecer o negócio de uma empresa e sua estabilidade financeira é fundamental analises e relatórios contábeis e gerencial, os mesmos também são indispensáveis para se obter controle e planejamento..
Nas organizações se utilizam de ferramentas especificas para a análise de indicadores financeiros, análises financeiras, análises de investimentos e método de custeio que é possível conhecer á saúde sócio econômico-financeira da empresa, Lucros e prejuízos, seu capital e até mesmo se esta se encontra em posição sólida ou se pode estar á beira da falência.
Nosso objetivo é apresentar análises e indicadores que nos leve a conhecer a empresa Klabin e seus negócios.
Este está dividido em 04 capítulos, sendo no capítulo 01 abordado o mercado abrangente, estratégia de negócios, riscos e demonstrações financeiras, no capitulo 02 optamos por abordar os indicadores financeiros no qual indica elementos patrimoniais do ativo, passivo e resultados, o capitulo 03 nos mostra o melhor método de custeio analisado para analise de custos que leva aos resultados da empresa.
Todas as empresas dispõe de investimentos para alavancar suas finanças assim no capitulo 04 optamos por demonstrar os diferentes tipos de análises de investimentos.
Ao final trazemos uma conclusão das análises e demonstrações da organização com uma visão geral da saúde sócio econômica da empresa Klabin S.A.
Para nos aproximar o quanto mais possível da realidade empresarial, como metodologia utilizada nos baseamos em nossos conhecimentos adquiridos com as disciplinas do semestre, e imprescindivelmente nas demonstrações contábeis disponibilizadas no banco de dados da BM&FBovespa divulgadas pelas sociedades anônimas de capital aberto.
CAPÍTULO__01
CARACTERISTICAS E ESTRATÉGIAS DE NEGÓCIOS.
A Klabin empresa a mais de 100 anos fazendo história no mercado, trabalhando pensando no crescimento sustentável, para atender os seus clientes. 
Com a responsabilidade de ter o melhor produto com a melhor qualidade entre os seus concorrentes não apenas para vencer no mercado de trabalho, mas também para ter a sua satisfação de ter feito o seu melhor nas melhores condições.
 Maior produtora e exportadora de papéis do Brasil é líder na produção de papéis e cartões para embalagens, embalagens de papelão ondulado e sacos industriais. 
É também a única do país a fornecer simultaneamente ao mercado celulose de fibra curta(eucalipto), celulose de fibra longa e celulose fluff. 
Empresa brasileira, fundada em 1899, possui atualmente 18 unidades industriais, 17 no Brasil, localizadas em oito estados, e uma na Argentina. Tendo em todas as unidades as melhores estruturas do país.
 A empresa conta com gestores trabalhando arduamente para o desenvolvimento sustentável, buscando crescimento integrado e responsável, que une rentabilidade, desenvolvimento social e compromisso ambiental. 
Desde 2014, a Klabin integra a carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da BM&FBovespa. Visando alcançar fornecedores e parceiros de negócio que sigam os mesmos valores de ética, transparência e respeito aos princípios de sustentabilidade.
Pioneira na adoção do manejo florestal em forma de mosaico – sistema que mescla matas nativas preservadas com florestas plantadas de pínus e eucalipto, a companhia possui 235 mil hectares plantados com pínus e eucalipto e 210 mil hectares de matas nativas preservadas.
O respeito às comunidades é um valor norteador da Klabin em todas as regiões em que atua. Ter critérios claros de governança, dar transparência a todos os seus atos e promover o engajamento dos públicos locais são preocupações permanentes da companhia na gestão dos impactos sociais de suas atividades.
O Programa de Fomento Florestal, que busca ampliar e diversificar a renda nas comunidades é um exemplo nesse sentido. A iniciativa, que consiste no estímulo à formação de florestas plantadas em propriedades rurais vizinhas às operações da empresa, auxilia na fixação dos agricultores na terra, promove a recuperação da vegetação e diversifica cultivos. 
O programa já beneficiou 19 mil produtores rurais e distribuiu mais de 160 milhões de mudas.
O cuidado com seus colaboradores também é uma das prioridades da Klabin, a criação de projetos internos para melhor atender seus colaboradores tem sido seu diferencial. 
A companhia gera cerca de 16 mil empregos (diretos e indiretos) e investe no desenvolvimento das pessoas, com foco nas competências de seus negócios e na promoção do bem-estar e da segurança.
1.1__ Projeto Unidade PUMA
A capacidade de se renovar, combinando visão de longo prazo com respeito à própria essência, é uma constante que acompanha a Klabin em toda a sua trajetória. O início de operação da Unidade Puma, no Paraná, em março de 2016, exemplifica essa característica. 
Com a nova fábrica, a Klabin dobrará sua capacidade de produção e se torna a única empresa do Brasil a oferecer, simultaneamente, celulose de fibra curta (eucalipto), celulose de fibra longa (pínus) e celulose fluff. 
O empreendimento de cerca de R$ 8,5 bilhões, incluindo infraestrutura, impostos e correções contratuais, representa o maior investimento privado da história no Paraná.
A nova unidade tem capacidade de produzir 1,5 milhão de toneladas de celulose ao ano, sendo 1,1 milhão de celulose de fibra curta e 400 mil toneladas de celulose de fibra longa. 
Uma parcela da celulose
de fibra longa será convertida em celulose fluff, a única do país produzida a partir de florestas plantadas de pínus, processada em uma unidade industrial inteiramente projetada para essa finalidade.
1.2__ Riscos Da Companhia 
A Companhia pode não conseguir executar integralmente sua estratégia de negócios e manter a estabilidade dos resultados operacionais e das taxas de crescimento.
A capacidade da Companhia de implementar uma estratégia de negócio e manter a estabilidade dos resultados operacionais e da taxa de crescimento depende de uma série de fatores, incluindo a habilidade de:
Manter clientes atuais e atrair novos clientes;
Estabelecer e manter parcerias;
Contratar e reter mão de obra capacitada; e
Aumentar a capacidade de atuação em mercados existentes e expandir para novos mercados.
A perda, pela Companhia, mesmo que temporária, de quaisquer dessas habilidades, seja originada por dificuldades competitivas ou fatores de custos, e a eventual incapacidade para solucionar riscos, incertezas e problemas, pode limitar a capacidade da Companhia de executar integralmente a estratégia de negócio e afetar a capacidade de concorrer efetivamente no mercado, impactando negativamente os resultados operacionais da Companhia.
1.3__ Sustentabilidade 
Para a Klabin, sustentabilidade possui um profundo significado na história e na vida da empresa. É o fundamento maior da gestão dos negócios e um compromisso de longo prazo com os acionistas, clientes, colaboradores, fornecedores e comunidades.
 Das florestas às embalagens, existe um modelo de autossuficiência, respeito ao meio ambiente e estímulo ao desenvolvimento das comunidades que integra toda a cadeia produtiva. 
A busca por qualidade competitiva, visando a melhoria sustentada dos seus resultados, pesquisando, desenvolvendo e aperfeiçoando continuamente os processos tem se intensificado cada vez mais. 
Os produtos e serviços, existentes e novos, para atender às expectativas dos clientes, colaboradores, acionistas, comunidade e fornecedores e demais públicos de relacionamento fazem parte desse comprometimento.
1.4__ Demonstrações do Valor Adicionado para os exercícios findos em 31 de dezembro de 2016 e 2015 (Em milhares de reais)
	RECEITAS
	2015
	2016
	Vendas de mercadorias, produtos e serviços
	6.962.629
	8.423.584
	Variação no valor justo dos ativos biológicos
	536.113
	532.911
	Outras Receitas e Outras Despesas
	14.286
	10.799
	Perdas estimadas com créditos de liquidação duvidosa
	7.272
	(3.273)
	
	7.520.300
	8.964.021
	INSUMOS ADQUIRIDOS DE TERCEIROS
	
	
	Custos das Mercadorias e Serviços Vendidos
	(2.439.472)
	(3.018.659)
	Materiais, energia, serviços de terceiros e outros
	(1.047.572)
	(1.279.843)
	
	(3.487.044)
	(4.298.502)
	Valor adicionado bruto
	4.033.256
	4.665.519
	Retenções
	
	
	Depreciação, amortização e exaustão.
	(998.727)
	(1.423.112)
	Valor adicionado líquido produzido	
	3.034.529
	3.242.407
	Valor adicionado recebido em transferência
	
	
	Resultado de equivalência patrimonial
	29.641
	49.321
	Receitas financ. incluindo variação cambial
	975.186
	717.935
	
	1.004.827
	767.256
	Valor adicionado total a distribuir
	4.039.356
	4.009.663
	Distribuição do valor adicionado:
	
	
	Pessoal
	
	
	Remuneração direta
	692.376
	922.464
	Benefícios
	180.048
	256.227
	FGTS
	54.930
	71.072
	
	927.354
	1.249.763
	Impostos, taxas e contribuições.
	
	
	Federais
	(199.023)
	1.220.435
	Estaduais
	138.885
	143.964
	Municipais
	10.521
	13.667
	
	(49.617)
	1.378.066
	Remuneração de capitais de terceiros
	
	
	Juros
	4.414.816
	(1.098.854)
	
	4.414.816
	(1.098.854)
	Remuneração de capitais próprios
	
	
	Dividendos e participação resultados debêntures 6ª emissão
	332.085
	512.365
	Lucros retidos (prejuízo absorvido) do exercício
	(1.585.282)
	1.968.323
	
	(1.253.197)
	2.480.688
	
	4.039.356
	4.009.663
CAPITULO 02
INDÍCES DE LIQUIDEZ.
Os índices de liquidez avaliam a capacidade de pagamento da empresa frente a suas obrigações. Sendo de grande importância para a administração da continuidade da empresa, as variações destes índices devem ser motivos de estudos para os gestores.
Análise dos índices
Para uma ampla e correta análise de liquidez da empresa é aconselhável o estudo dos índices de forma simultânea e comparativa, sempre observando quais são as necessidades da empresa, qual o ramo do mercado em que ela está inserida e quais as respostas que os gestores procuram ao calcular estes índices. 
Um balanço patrimonial bem estruturado com a correta classificação das contas pela contabilidade irá gerar índices de qualidade para uma melhor tomada de decisão dos gestores
As informações para o cálculo destes índices são retiradas unicamente do Balanço patrimonial, demonstração contábil que evidência a posição patrimonial da entidade, devendo ser atualizadas constantemente para uma correta análise. 
Com base nas demonstrações financeiras da empresa Klabin S.A realizamos cálculos dos indicadores.
Atualmente estudam-se os seguintes índices de liquidez:
2.1__ LIQUIDEZ CORRENTE
Liquidez Corrente = Ativo Circulante / Passivo Circulante
AC=9.960035 / PC = 4.143.664 = 2,4
*interpretação: para cada R$ 1,00 de divida há R$ 2,40 de dinheiro e valores que se transformam em dinheiro.
*conceito (bom ou ruim) tudo que é superior á quantia que se deve é bom, significa que a empresa consegue pagar 100% das suas dividas curto prazo.
2.2__LIQUIDEZ GERAL
Liquidez geral = (Ativo Circulante + Realizável a Longo Prazo) / (Passivo Circulante + Passivo Não Circulante)
AC = 9960035 RaLP= 5.682.678
PC= 4.1436.654 PN = 18.069.729
9.960.035+5.682.678 = 15.642.713
4.143.664+18.069.729 = 22.213.393
15.642.713/ 22.213.393 = 0.70
*Mostra a capacidade de pagamento da empresa á longo prazo, considerando tudo que ela pode converter em dinheiro.
*Interpretação: Para cada R$1.00 de divida á curto prazo, há $ 0,70 de valores a receber a curto e longo prazo.
__LIQUIDEZ SECA
Liquidez Seca = (Ativo Circulante - Estoques) / Passivo Circulante
AC = 9.960.035 PC = 4.143.664
Estoque = 876.915
9.083.120 – 876.915 / 4.143.664 = 2.19
 
*Interpretação: Para cada R$ 1,00 de dividas do PC a empresa dispõe de R$ 2,19 de AC , sem estoques.
*Conceito: Quanto mais alto o índice de liquidez seca melhor.
2.4__LIQUIDEZ IMEDIATA
Liquidez Imediata = Disponível (caixa e bancos) / Passivo Circulante
Caixa= 5.872.720 Banco= 591.303
PC = 4.143.664
5.872.720 + 591.303 = 6.464.023
PC = 4.143.664 = 1.56
.
2.5__INDÍCE DE ENDIVIDAMENTO
Capital de terceiros = Passivo Circulante + Passivo Não Circulante / Passivo Total
PC = 4.143.664 PNC = 18.069.729
PASSIVOTOTAL = 29.313.729
22.213.393 / 29.313.729 = 0.76
CAPITAL PROPRIO = PL/ PASSIVOTOTAL = 0.24
PL = 7.100.336 PASSIVOTOTAL = 29.313.729
7.100.336 / 29.313.729 = 0.24
Qualidade da divida, boa, razoável ou ruim?
Curto prazo= PC/Capital terceiros= 0,19
PC = 4.143.664 Capital terceiros = 22.213.393
4.143.664 / 22.213.393 = 0,19
 
Longo prazo= PNC / Capital terceiros = 0.81
PNC = 18.069.729 Capital terceiros = 22.213.393
18.069.729 / 22.213.393 = 0.81
*Interpretação: se 19% dos capitais de terceiros vencem em curto prazo 81% vencerão á longo prazo.
A empresa opera com mais dividas á longo prazo.
2.6__ÍNDICES DE RENTABILIDADE: Modelo DRE
Receita bruta vendas 7.090.798
(-) Deduções
Vendas canceladas
Descontos incondicionais
Devoluções de vendas
(-) impostos sobre vendas
ICMS sobre faturamento
Receita liquida vendas
7.090.798
(-) custo produtos e SV vendidos (4.694.112)
Lucro Bruto 2.396.686
(+/-) despesas e receitas operacionais
Despesas comerciais (586.075)
Despesas administrativas (466.493)
Despesas tributárias 
Outras receitas Operacionais 4707
Outras despesas Operacionais
Resultado de investimento em coligadas e controladas 49.321
Resultado antes das despesas e receitas financeira 1.398.146
(+/-) Resultado financeiro liquida
Despesas financeiras 1.151.934
Receitas financeiras 664.855
Resultado antes dos tributos sobre o lucro 3.214.935
(-) Provisão da CSLL
(-) Provisão para IRPJ (732.989)
Resultado liquido do período 2.481.946
Lucratividade: quanto á empresa ganha por cada real vendido.
 A) MARGEM DE LUCRO = LUCRO BRUTO/ VENDAS = 0,51
LUCRO BRUTO = 2.396.686
VENDAS = 4.694.112
A cada R$1,00, $ 0,51 é considerado lucro e $0,49 é considerado custo!
 B) MARGEM OPERACIONAL = LUCRO OPERACIONAL/ VENDAS = 0,30
LUCRO OPERACIONAL = 1.398.146
VENDAS = 4.694.112
A cada R$1,00, $ 0,70 é gasto para produzir e distribuir o produto sobrando como lucro nas operações $ 0,30!
 C) MARGEM LIQUIDA = LUCRO LIQUIDO/ VENDAS = 0,53
LUCRO LÍQUIDO = 2.481.946
VENDAS = 4.694.112
 Á Cada R$1,00, $ 0,47 são custos e despesas gerais e $ 0,53 é lucro liquido.
2.7__RENTABILIDADE
Rentabilidade da empresa = Lucro Líq. / Ativo = 0,25% Taxa de retorno sobre investimento
LUCRO LÍQUIDO = 2.481.946 ATIVO = 9.960.035
* Para cada R$1,00 aplicado no ativo, em media, R$ 0,25. Desta forma haveria a necessidade de 4 anos.
Rentabilidade dos empresários = Lucro Líq. / PL = 0,35% Taxa de Retorno sobre PL
* Para cada R$1,00 aplicado por empresários, ha um lucro de $0,35. Playback de 2 anos e 9 meses aproximadamente.
2.8__INDICES KLABIN S.A.
A empresa tem grande giro financeiro, com receitas recorridas também de negociações e bons investimentos, a partir das análises dos índices vemos que a empresa possui uma boa saúde financeira.
 A empresa opera com mais dividas á longo prazo, no qual se manteve estável, com números que falam positivamente sobre a empresa,
Partindo de sua boa organização e planejamento, seus sócios conseguem bons resultados de lucros com ela, transparecendo assim sua saúde financeira. 
CAPÍTULO __03 
Escolha do Método de Custeio
Analisando e considerando as vantagens e desvantagens de cada método de custeio, o grupo optou por uma forma híbrida, visando melhor atender os objetivos da empresa.
Os métodos escolhidos são:
3.1_Método de Custeio por Absorção x Método de Custeio Direto ou Variável
Embora suas posições sejam contrárias, são métodos complementares. 
Enquanto o Método de Custeio por Absorção é o único, que atende a Legislação Fiscal e os Princípios Fundamentais da Contabilidade (PFC), o Método de Custeio Direto ou Variável, administra as informações para as tomadas de decisões, possibilita o cálculo da margem de contribuição e nos projeta a visão de qual produto deve ter a sua produção incentivada. 
A empresa tende a adotar métodos de custeio antagônicos, cada um para atender diferentes finalidades. 
Observa-se que, apesar de os métodos serem antagônicos, não são mutuamente excludentes, podendo a empresa utilizar os dois métodos de forma complementar para a satisfação quase que completa dos objetivos. 
As literaturas demonstram que apesar dos autores optarem por determinado método e o defenderem como sendo o melhor, Martins e Rocha (2010, p. 166) defendem que:
[...] nenhum método de custeio atende a todas as necessidades informativas dos gestores, dada a complexidade do processo de administração das organizações; nenhuma informação de custos, qualquer que seja o método de custeio, substitui o julgamento e o bom senso das pessoas que analisam e das que decidem. [O melhor será aquele que melhor ajude a resolver o problema que se apresente em determinada situação, induzindo os gestores a tomar decisões adequadas em cada caso].
A expressão abaixo feita por Elizeu Martins (1993) ressalta a necessidade da forma híbrida, conforme segue: 
“Nem a auditoria externa, nem a legislação fiscal, impedem a adoção de critérios durante o ano diferente dos adotados nas demonstrações contábeis no final do exercício. A consistência é obrigatória entre as demonstrações ao fim de cada exercício.” 
Em tal situação, a empresa poderia fazer uso do custeio variável durante o ano e ter a possibilidade calcular a Margem de Contribuição e ter a visão de qual produto deve ter a sua produção incentivada e no final, fazer lançamentos de ajuste ao custeio por absorção. 
Poderia também adotar um método alternativo fazendo uma fusão das vantagens de cada método. Assim, como por exemplo, no custeio variável, é a margem de contribuição e no custeio por absorção, é o respeito aos PFC e a legislação fiscal.
A seguir, apresento-lhes as principais características, vantagens e desvantagens dos métodos escolhidos, conforme seguem:
Características dos Métodos de Custeio
3.2_Custeio por Absorção
No custeio por absorção (também conhecido como custeio/custo “integral”, “total” e “pleno”), todos os custos de produção são alocados aos bens produzidos ou serviços prestados, compreendendo os custos fixos, variáveis, diretos e indiretos.
O Custeio por Absorção tem como características:
Englobar custos fixos, variáveis, diretos e indiretos;
Necessitar de critérios de rateios, no caso de apropriação dos custos indiretos (gastos gerais de produção) quando houver mais de um produto ou serviço prestado;
Por ser o método derivado da aplicação dos Princípios Fundamentais da Contabilidade é o critério legal exigido no Brasil;
Os resultados apresentados são influenciados pelo volume da produção;
Não identificar a margem de contribuição (diferença entre o preço de venda e o custo do produto);
Estabelecer o custo total unitário do produto/serviço;
Indicado para decisões realizadas á longo prazo.
O Custeio por Absorção deve ser usado quando a empresa busca o uso do sistema de custos integrado à contabilidade. É válido tanto para fins de Balanço Patrimonial e Demonstração de Resultados como também, na maioria dos países, para Balanço e Lucro Fiscais.
Algumas outras vantagens do Custeio por Absorção:
Atender à legislação fiscal, permitido pela legislação brasileira;
Permitir a apuração do custo por centro de custos, visto que sua aplicação exige a organização contábil. Assim, quando os custos forem alocados aos departamentos de forma adequada torna-se possível acompanhar o desempenho de cada área;
Ao absorver todos os custos de produção, permite a apuração do custo total de cada produto;
Ser aceito pelo Imposto de Renda do Brasil, utilizado na contabilidade financeira e auditorias externas, por atender aos princípios contábeis.
Como desvantagem tem-se a utilização dos rateios para distribuir os custos entre os departamentos e/ou produtos, uma vez que nem sempre tais critérios são claros e objetivos, podendo distorcer os resultados, penalizando alguns produtos e beneficiando outros e mascarando problemas, como ineficiências e desperdícios produtivos.
3.3_Custeio Variável
No Custeio Variável somente são apropriados como custos
de fabricação os custos variáveis, diretos e indiretos. Os custos fixos, pelo fato de existirem mesmo que não haja produção, não são considerados como custo de produção e sim como despesas, sendo encerrados diretamente contra o resultado do período.
O Custeio Variável tem como características:
Englobar custos variáveis diretos e indiretos;
Não necessitar de critérios de rateios. Os custos fixos são considerados como despesa e não como custo do produto;
Os resultados apresentados são influenciados pelo volume de vendas;
Identificar a margem de contribuição unitária e global;
Estabelecer o custo parcial unitário do produto/serviço, uma vez que considera os custos variáveis;
Indicado para decisões realizadas a curto prazo.
As vantagens proporcionadas pelo custeio variável são basicamente com relação à produção de informações para as tomadas de decisão (por exemplo, quais produtos, linhas de produtos, áreas, clientes, segmentos são mais lucrativos, etc).
Algumas outras vantagens do Custeio Variável:
Apresentar de imediato a margem de contribuição;
Mensurar de forma objetiva os custos dos produtos, uma vez que estes não sofrerão processos arbitrários/subjetivos de distribuição dos custos comuns;
Lucro líquido não ser afetado em decorrência do aumento/diminuição de inventários;
Totalmente integrado ao custo padrão e o orçamento flexível, possibilita o correto controle de custos.
O Custeio Variável tem como desvantagem o fato das informações não serem apropriadas para decisões á longo prazo. Além disso, os resultados do custeio variável não são aceitos para a preparação de demonstrações contábeis de uso externo.
3.4_ Comparativo
CAPÍTULO__ 04 
ANÁLISES DE INVESTIMENTOS
Diante do sucesso dentro do seu seguimento, a Klabin está dedicada a estudar novos projetos para expandir suas filiais, hoje sendo 17 no Brasil e 1 unidade na Argentina.
Para que isso ocorra, deve-se analisar o mercado para que esse futuro investimento seja viável para a empresa. 
Existem diversas técnicas para a análise de investimento, porém destacaremos as três principais e mais utilizadas para essa análise:
-Período de Retorno (playback)
-Valor Presente Líquido (VLP)
-Taxa Interna de Retorno (TIR)
4.1__Período de Retorno:
O método mais básico para se avaliar a viabilidade de um investimento é o playback, que tem como pressuposto avaliar o tempo que o projeto demorará a retornar o valor total do investimento inicial, ou seja, quanto mais rápido o retorno, menor o playback e mais interessante o projeto. 
O playback é mensurado por dias, semanas, meses e anos. A forma mais coerente de calcular o Período de retorno é construir uma tabela com o investimento inicial, os períodos e o valor acumulado dos fluxos de caixa, verificando mais claramente o período e o seu retorno. 
Esse modelo de análise pode ser aplicado para projetos únicos (tempo que o investidor estaria disposto a aguardar o retorno) ou para projetos concorrentes (quando tem mais de um projeto, no qual deve ser aceito o que apresentar o menor playback). 
No entanto o playback pode não ser a melhor opção para analisar um projeto, uma vez que não considera o valor do dinheiro no tempo de retorno.
4.2__Valor Presente Líquido (VPL):
O VPL é considerado uma análise mais elaborada que o playback, uma vez que considera em seu cálculo o valor do dinheiro no tempo, trazendo entradas e saídas a valores atuais, dando ao seu investidor uma visão comparada ao investimento inicial. 
Podendo ser aplicado em qualquer fluxo de caixa (convencional e não convencional).Com ele os fluxos de retorno são descontados a uma taxa fixa, também conhecida como Taxa Média de atratividade (TMA).
Logo, quando o VPL for mais que zero atesta-se que o investimento é viável, pois é capaz de garantir o capital investido. Se for igual a zero, se torna um resultado indiferente, pois não trará lucro e nem prejuízo ao investidor. No entanto, se for menor que zero automaticamente se torna um projeto inviável.
4.3__Taxa Interna de Retorno:
A TIR é outra forma de análise, é a taxa de desconto que iguala o VPL a zero, fazendo com que todas as entradas de capital igualem todas as aplicações, complementando a Analise de valor presente liquido e refletindo os rendimentos reais em um determinado período. 
Nessa análise, o critério usado para a aceitação é: se a TIR for maior que a taxa de retorno desejada, o investimento se torna lucrativo para o investidor, caso contrário, se torna inviável. 
Entretanto a TIR possui como maior vantagem possibilitar a comparação de investimentos de variados tipos levando em conta o prazo e a escala, expressando os resultados percentualmente.
4.4__Análise de Sensibilidade e Analise de Risco:
No caso da Klabin, podemos utilizar outras técnicas para verificar a viabilidade do projeto, como a Analise de sensibilidade, na qual consiste em tratar o problema das incertezas, medindo o efeito produzido na rentabilidade do investimento, analisando cada variável individualmente, podendo assim, ter uma ideia de quais incertezas podem afetar significativamente o resultado da analise, tanto otimistas quanto as pessimistas. 
Para complementar a Análise de Sensibilidade, deve-se efetuar uma Análise de Risco. 
A avaliação do risco do projeto depende, portanto, por um lado da nossa habilidade em identificar e entender a natureza da incerteza envolvendo as principais variáveis do projeto, e por outro lado, em termos das ferramentas e metodologias para processar suas implicações no risco sobre o retorno do projeto, baseando na simulação de Monte Carlo que consiste na metodologia pela qual a incerteza envolvendo as principais variáveis projetadas num modelo de previsão é processada para estimar o impacto do risco sobre os resultados projetados. 
4.5__Importância do Fluxo de Caixa para Investimentos:
De acordo com Galesne,Fenterseifer e Lamb (1999) é importante ressaltar incrementos de custos ou benefícios de um projeto, para tanto é importante termos ou fazermos o fluxo de caixa da empresa com e sem o projeto.
O fluxo de caixa deve considerar todas as despesas e receitas para esse projeto em um determinado tempo, levando em consideração todos os fatores que possam influenciar nesses resultados.
Segue abaixo o exemplo de fluxo de caixa para um projeto:
4.6__Expectativa Político-Econômica do País:
Antes de qualquer decisão de Investimento, deve-se analisar o andamento político, social e econômico do País e o local no qual irá implantar uma nova filial, e ter a noção de qual direção esses aspectos estão seguindo, afinal esse ponto é essencial para qualquer estratégia. 
Na política atual essa situação se encontra instável, decorrentes das inúmeras denuncias e investigações sobre corrupções. Acredita-se que nesse ano de 2017, o Brasil ainda passará por várias situações desafiadoras, gerando instabilidade política e econômica.
Conforme o decorrer das análises, podemos observar que as variáveis são incertas e também imprevisíveis, gerando uma dificuldade para dizer se o investimento é ideal ou não, trabalhando apenas com a previsão do retorno. 
Porém se for feito um estudo coerente e completo, ele auxiliará na decisão de menor risco e com mais probabilidade de certezas.
No caso da Klabin, que já é uma empresa bem estruturada e estabilizada, a situação econômica do País interfere diretamente na decisão da abertura de uma nova filial.
Esse projeto permanecerá em estudo até que a situação político-econômica se estabilize e gere uma confiança para investir em uma abertura de uma nova planta da empresa.
CONCLUSÃO
Concluímos que a Klabin S.A. tem uma ótima e estável saúde sócia- econômico-financeira, cumprindo com suas obrigações e ainda apostando em investimentos á longo prazo.
Além de ter ótimos retornos onde os acionistas atribuem no mínimo até 25% de dividendos anuais sobre o lucro liquido ajustado na forma da lei.
Por outro lado á companhia apresenta riscos operacionais associados à utilização
na produção de químicos, armazenamento e descarte de resíduos químicos, incluindo explosões, incêndios entre outros, que se materializados podem resultar na paralisação parcial de suas atividades e impactar adversamente os seus resultados e condições financeiras.
Sofre também com a alta concorrência no setor de papel apesar de ser a líder neste ramo de produção. Mas superando com organização e alto planejamento vem se mantendo com foco nas competências de seus negócios e na promoção do bem-estar e da segurança.
A empresa gera cerca de 16 mil empregos (diretos e indiretos), tem grande preocupação com seus deveres e bem estar de seus colaboradores e parceiros, buscando sempre melhorias.
Vem buscando sempre a capacidade de se renovar, com investimentos e expansão de negócios. Obteve um avanço significativo de expansão com o Projeto Puma e também com contratos inéditos de venda mínima de produção com a Fibria.
Cumprimos com nosso objetivo de análise financeira, através dos índices de liquidez, demonstrações financeiras e análise de investimentos. 
Com o desenvolvimento deste trabalho podemos desenvolver a capacidade crítico analítica de avaliação quanto á organização e a capacidade de realizar análises e consultoria em gestão de pareceres administrativos, gerenciais, organizacionais, estratégicos e operacionais.
 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.
Leone, G.G. - Curso de Contabilidade de Custos – São Paulo – Atlas, 1997;
Martins, E. – Contabilidade de Custos. 4 – Ed. São Paulo – Atlas, 1993;
www.portaldecontabilidade.com.br
seer.ufrgs.br/ConTexto/article/view/33487
http://ri.klabin.com.br/ptb/s-5-ptb.html?idioma=ptb
http://klabin.infoinvest.com.br//ptb/3295/Klabin%20Release%204T16.pdf
http://www.bmfbovespa.com.br/pt_br/produtos/listados-a-vista-e-derivativos/renda-variavel/empresas-listadas.htm
http://www.sincontecsinos.org.br/docs/tabela_indice_analise_balanco.pdf

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais