Buscar

trabalho do edgar (imposto)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Principais impostos e contribuições pagos no Brasil
Tributos Federais
II – Imposto sobre Importação
O imposto sobre importação trata-se de uma tarifa alfandegaria brasileira, que incide sobre mercadorias estrangeira e tem como fato gerador sua entrada no território nacional, devido ao alto custo de produção no Brasil. Portanto é considerado um imposto federal que somente a união tem competência para institui-lo (Art.153, I, da Constituição Federal), dessa forma este tributo é destinado a proteger produtos fabricados nos países da concorrência vinda do exterior.
IOF – Imposto sobre Operações Financeiras. Incide sobre empréstimos, financiamentos e outras operações financeiras, e sobre ações. 
O IOF Trata-se de um imposto que incide sobre qualquer tipo de operação de crédito, câmbio, seguro ou operações relacionadas a títulos e valores mobiliários, que encontra-se previsto na Constituição Federal no Art.153, V, e no Código Tributário Nacional,Art.63 a 67,conforme a constituição federal o montante arrecadado não se atrela a uma atividade específica de contraprestação de serviços pelo estado, pois é mais um imposto que auxilia na arrecadação global do Governo Federal que, depois, será votado em orçamento pelo legislativo federal para ter seu destino definido. 
IRPF – Imposto de Renda Pessoa Física. 
Este imposto incide sobre a renda e os proventos de contribuintes residentes no país ou residentes no exterior que recebam rendimentos de fontes no Brasil, considerado de competência da constituição federal, os impostos devem ser destinados à saúde, educação, segurança pública e também aos programas sociais criados pelo governo, que promovem inclusão social e diminuição do desemprego e da pobreza.
FGTS – Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. Percentual do salário de cada trabalhador com carteira assinada depositado pela empresa. 
O FGTS é tratado como um direito do empregado, sendo de total responsabilidade da constituição federal com objetivo de auxiliar o trabalhador, caso esse seja demitido, em qualquer hipótese de encerramento da relação de emprego, seja ela por motivo de doenças graves e até catástrofes naturais, pois refere-se a um deposito mensal com um percentual de 8% que será descontado do salário do empregado, dessa forma o empregador fica obrigado a depositar mensalmente em uma conta bancaria no nome do empregado que deve ser aberta na caixa econômica federal ,sendo assim quem tem direito ao FGTS são trabalhadores e rurais que trabalham através do regime da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). O FGTS é um tributo destinado a constituição de um fundo nacional cuja finalidade é assegurar uma parte financeira dos empregados demitidos sem justa causa e outros casos, e também cuja finalidade para custear obras de infraestrutura, como habitação e saneamento básico pelo governo federal.
INSS – Instituto Nacional do Seguro Social. Percentual do salário de cada empregado cobrado da empresa (cerca de 28% – varia segundo o ramo de atuação) e do trabalhador (8%) para assistência à saúde. 
O INSS é o órgão responsável através da constituição federal por receber as contribuições dos indivíduos, tendo como função fazer os pagamentos de aposentadorias, auxílio-doença, pensão por morte, auxílio-acidente, e outros vários benefícios previstos por lei. Portanto trata-se de um tributo cuja finalidade assegurar os direitos que a sociedade tem em relação a saúde, previdência e assistência social.
 
Impostos Municipais
ISS – Imposto Sobre Serviços. Cobrado das empresas. 
O ISS é um imposto brasileiro, sendo de competência dos municípios para institui-lo, tendo como fato gerador a  prestação de serviços por parte de empresas, assim como é recolhido também por profissionais autônomos devidamente cadastrados junto aos órgãos competentes, geralmente o valor arrecadado é destinado sempre ao município no qual o serviço foi prestado, ainda que a empresa ou profissional específicos tenham seu cadastro realizado em outro município ou estado, dessa forma o tributo é destinado para o uso de diversos segmentos da saúde, como médicos, psicólogos e fisioterapeutas, até o transporte e a construção, passando por informática, telemarketing e diversos outros setores.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais