Buscar

SINDROME DE BURNOUT EM DENTISTAS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1º CHECK DO PAPER – Vale 1,0
CURSO DE ODONTOLOGIA – 2º PERÍODO DISCIPLINA: ERGONOMIA E BIOSSEGURANÇA
PROF(A): ÂNDRIA MILANO
TEMA: A SÍNDROME DE BOURNOUT E A SUA RELAÇÃO COM A ODONTOLOGIA
NOMES:
Danyelle Ingrid Costa dos Santos
Karolaine Freitas Silva
DELIMITAÇÃO DO TEMA/TÍTULO
Relação da Síndrome de Bournout com a qualidade dos serviços prestados pelo Cirurgião-Dentista.
CONSTRUÇÃO DO PROBLEMA	
Sendo uma palavra de descendência inglesa, Burnout caracteriza o que por conta do cansaço não funciona mais, e narra situações aonde não se chega ao objetivo almejado.
Para Freudenberger (1974) a síndrome de Burnout descreve o estado de cansaço mental e físico causado pela vida profissional. Sendo a consequência do estresse laboral.
Todos os trabalhadores estão sujeitos a desenvolver a síndrome, porém é mais comum em profissionais, que como exemplo dos Dentistas, trabalham diretamente com pessoas, pelo fato de estarem expostos diariamente a situações aborrecedoras tais como conflitos pessoais, estresse por desempenho de papéis, perda da união de grupo etc...
Os principais sintomas da síndrome são:
- Despersonalização: Causa uma insensibilidade diante dos pacientes, culpando-os pelos problemas;
- Falta de realização Pessoal no Trabalho: Baixa estima e sensação de fracasso;
- Exaustão Emocional: afeta seu rendimento no trabalho, gerando um desgosto com o ofício.
O alto-padrão de vida almejado por muitos dentistas não condiz com sua realidade salarial, já que a profissão não é valorizada economicamente da forma que devia, fazendo com que os mesmos se sintam obrigados a trabalharem mais, tendo que se desdobrar para atender em várias clínicas e hospitais, seja como autônomos ou assalariados. Muitos locais de trabalho não contam ainda com equipamentos necessários para um bom atendimento, e possuem precárias situações de serviços, gerando um desinteresse e tornando assim mais perturbante ainda desenvolver a profissão. 
Procedimentos odontológicos por si só já são estressantes, e o cirurgião-dentista só ganha quando produz, então o tempo é um fator que pesa muito na vida destes profissionais, que ficam horas dentro de um consultório submetidos a tensão de pacientes ansiosos e nervosos, a ruídos dos equipamentos, radiação, posições repetidas etc... Por isso é essencial que se sintam satisfeitos, já que a insatisfação gera atitudes negativas não só no aspecto profissional, mas na qualidade do serviço prestado influenciando na produtividade. Muitos funcionários não se veem satisfeitos no que desrespeita bem-estar no trabalho, o enxergando como um fardo e sentindo falta de melhoria das condições tanto físicas como psicológicas. 
A primeira coisa a se fazer é encontrar a causa do problema e posteriormente tentar minimiza-lo para evitar as consequências. O trabalho é importante, mas não deve ser a prioridade, que em muitos casos é o que acontece. Para Manchesski (1998) a autovalorização e a diminuição das horas trabalhadas são boas alternativas para driblar o estresse da profissão.
É muito importante que a Síndrome de Burnout seja evitada ao máximo, buscando sempre uma melhoria na qualidade de vida, e não deixar-se abater pelos problemas impostos no dia-a-dia.
Desta forma, como a síndrome de Burnout pode afetar negativamente no atendimento realizado pelo Cirurgião-dentista?
HIPÓTESES
Quando expostos a condições estressantes em sua jornada de trabalho os cirurgiões-dentistas tem seu rendimento e produtividade comprometidos.
JUSTIFICATIVA
Condições desagradáveis dentro do consultório odontológico e na vida profissional do CD geram tensões, problemas psicológicos e emocionais que podem interferir negativamente no trabalho que venha a ser realizado. Sendo assim, é de extrema relevância que os riscos que a síndrome de Burnout os coloca, sejam aprofundados, buscando cada vez mais uma maneira de evitar ou contornar tal problema a fim de se chegar a um bem-estar tanto por parte do profissional quanto do paciente.
OBJETIVOS
4.1 Objetivo Geral
Compreender as particularidades da síndrome de Burnout, e a partir deste ponto relatar a sua influência na qualidade do atendimento prestado pelos Cirurgiões-Dentistas. 
4.2 Objetivos Específicos 
Reconhecer as características da síndrome de Burnout
Entender sua relevância no atendimento odontológico
Apresentar os meios pelos quais se pode evitar a síndrome.
REFERENCIAL TEÓRICO
Dois autores foram extremamente relevantes para o presente artigo, sendo estes:
Vasco Francisco Japissane Cumbe (2010) – De acordo com este autor, a síndrome de Burnout tem total relação com os fatores desencadeados no trabalho realizado pelos profissionais da saúde, sendo de extrema importância conhece-la para preveni-la.
João Regis Oliveira (2001) – Apresenta os fatores de risco que um Cirurgião-Dentista está exposto para desenvolver a Síndrome de Burnout, sugerindo que a grande dedicação ao trabalho é uma forte influenciadora a desenvolver a síndrome. 
METODOLOGIA
Foram analisados 14 artigos publicados em datas diferentes, dentre estes apenas 6 foram relevantes e escolhidos partindo da pesquisa na base de informações do google acadêmico, onde se utilizou as seguintes expressões: síndrome de Burnout em dentistas, síndrome de Burnout e a qualidade do atendimento do dentista, síndrome de Burnout influencia na vida do dentista, síndrome de Burnout prejudica o dentista, rendimento do dentista com síndrome de Burnout. Depois de escolhidos, foram analisados de forma detalhista os que mais se adequavam ao tema proposto, de modo que tornasse o artigo mais esclarecedor a respeito do assunto abordado.
REFERÊNCIAS
Oliveira, João Regis. A SÍNDROME DE BURNOUT NOS CIRURGIÕES-DENTISTAS DE PORTO ALEGRE, RS. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Odontologia. Curso de Pós-Graduação em Odontologia - Saúde Bucal Coletiva. 2001. Acesso em 12 mar. 2018. Disponível em http://hdl.handle.net/10183/1533
Cumbe, Vasco Francisco Japissane. SÍNDROME DE BURNOUT EM MÉDICOS E ENFERMEIROS CUIDADORES DE PACIENTES COM DOENÇAS NEOPLÁSICAS EM SERVIÇOS DE ONCOLOGIA. Universidade do Porto Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. 2010. Acesso em 15 mar. 2018. Disponível em https://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/55421/2/Sndrome%20de%20Burnout%20em%20Mdicos%20e%20Enfermeiros%20Cuidadores%20de%20Pacientes%20com%20Doenas%20Neoplsicas%20em%20Servios%20de%20Oncologia.pdf
Matias, Karolina Kellen. AMBIENTE PROFISSIONAL E PERCEPÇÃO DO ESTRESSE PELO CIRURGIÃO-DENTISTA. Pontifícia Universidade Católica de Goiás. 2004. Acesso em 15 mar. 2018. Disponível em http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3050 
Ribeiro, Claúdia e Ribeiro, Célia. STRESS E BURNOUT EM MÉDICOS DENTISTAS DA EPIDEMIOLOGIA À COMPARAÇÃO DE INSTRUMENTOS DE MEDIDA. Universidade católica portuguesa centro regional das beiras departamento de ciências de saúde. 2014. Acesso em 15 mar. 2018. Disponível em http://hdl.handle.net/10400.14/15310 
SILVA, Milene Moreira. PERCEPÇÃO DO CIRURGIÃO-DENTISTA DA REDE PÚBLICA DE SAÚDE SOBRE AS CONDIÇÕES DE TRABALHO. DISSERTAÇÃO (MESTRADO) - UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA, FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE ARAÇATUBA.2011. Acesso em 15 mar. 2018. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/95406 
NARCISO, Luciana. SATISFAÇÃO NO TRABALHO EM UMA CLÍNICA ODONTOLÓGICA. 2017. Acesso em 15 mar. 2018. Disponível em http://hdl.handle.net/235/11375

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais