Buscar

Controle e Constitucionalidade 4 primeiros modulos

Prévia do material em texto

Controle e Constitucionalidade
Conteúdo 2 - Módulo 1
1 - Com base no critério da estabilidade, a Constituição Federal de 1988 pode ser classificada como:
E) rígida, pois só é alterável mediante a observância de processos mais rigorosos e complexos do que os vistos na elaboração de leis comuns.
2- Hans Kelsen sempre defendeu que o estudo dos fatores sociais em uma dada sociedade não compete ao jurista e que a Constituição é considerada norma pura, puro dever-ser. Com base na classificação das constituições, é correto afirmar que Hans Kelsen está associado à teoria da constituição em seu sentido:
 B) jurídico.
JUSTIFICATIVA: "Tinha como objetivo construir uma ciência jurídica "pura", livre da axiologia e outras ciências sociais."
3 - A Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 (CF) caracteriza-se por ser:
C) escrita e rígida.
JUSTIFICATIVA: Tipologia da CF/88 Quanto à origem: Promulgada; quanto a forma: escrita; quanto à extensão: analítica; quanto ao conteúdo: formal; quanto ao modo de elaboração: dogmática; Quanto a alterabilidade: rígida; quanto a dogmática: eclética.
4 – A Constituição que é votada por uma Assembléia composta de representantes do povo e que admite ser modificada, exigindo, porém, um processo legislativo mais solene e dificultoso do que aquele seguido para a edição de leis ordinárias é chamada de:
A) Constituição Promulgada e Rígida 
JUSTIFICATIVA: Quanto a origem, a Constituição pode ser promulgada ou outorgada. Considera-se promulgada a Constituição que provêm do fruto do trabalho de uma Assembléia Nacional Constituinte, formada por representantes do povo. Já a outorgada decorre da ação imposta de maneira unilateral por agentes detentores do poder.
5 - O Constitucionalismo do Estado Novo, no Brasil, apresentou como características:
b) A outorga de uma Constituição, em 1937, que dava amplos poderes ao Presidente da República para fechar ou manter sem funcionamento o Congresso Nacional e pela via dos decretos-leis, governar como única fonte de poder legislativo.
JUSTIFICATIVA: Estado Novo foi a nomenclatura que deram pro período de Ditadura (1937-1945) do Governo de Getúlio Vargas.
Vargas assumiu a presidência em 1930 com a promessa de fazer uma constituição democrática, porém como estava demorando em 1932 os Paulistas fizeram as Revoluções Constitucionalistas, que para Miguel Reale, foi vitoriosa, pois em 1934 foi promulgada a constituição que, entre outras conquistas, deu direito à mulher votar. A CF de 1934 vigoraria até 1937 quando Vargas após provar o gostinho do poder decide Outorgar a Constituição do Estado Novo.
6 - Sobre a evolução histórica do constitucionalismo no Brasil, é INCORRETO afirmar:
d) De acordo com a Constituição de 1967, a administração pública federal era representada em juízo pela Consultoria Geral da União.
JUSTIFICATIVA: A União era representada em Juízo pelos Procuradores da República.
Parte superior do formulário
Conteúdo 3 – Módulo 2
1 - As "cláusulas pétreas" são limites ao poder de:
d) alteração da Constituição, pelo Poder Reformador. 
JUSTIFICATIVA: 
2 - O exercício do Poder Constituinte Derivado, nos termos expressos da Constituição Federal de 1988:
c) pode revelar-se nas Emendas à Constituição, iniciadas por proposta de mais da metade das Assembléias Legislativas das unidades da Federação, manifestando-se, cada uma delas, pela maioria relativa de seus membros.
JUSTIFICATIVA: A resposta correta é a alternativa "C", nos termos da CRFB/88: Art. 60. A Constituição poderá ser emendada mediante proposta:
III - de mais da metade das Assembléias Legislativas das unidades da Federação, manifestando-se, cada uma delas, pela maioria relativa de seus membros.
3 - As normas infraconstitucionais compatíveis com a nova Constituição geram o fenômeno da:
b) Recepção
JUSTIFICATIVA: as normas infraconstitucionais anteriores á nova constituição e materialmente compatíveis com ela são recepcionadas pelo Poder Constituinte, que as engloba do mesmo modo que eram, normas infraconstitucionais. Não havendo recepção, por raciocínio óbvio, revogam-se as normas anteriores. As normas recepcionadas são apenas materialmente compatíveis pois, por razões óbvias a norma não será formalmente compatível com a nova Lei Maior, visto que foi criada por outra, com suas próprias exigências.
4 - Assinale a alternativa INCORRETA:
c) O poder constituinte derivado reformador é aquele que instaura uma nova ordem jurídica, rompendo por completo com a ordem jurídica precedente.
JUSTIFICATIVA: O poder constituinte derivado reformador, tem a capacidade de modificação da CF, por meio de um procedimento específico, sem que se faça uma nova ordem jurídica.
5 - Quais são as características fundamentais do poder constituinte originário? 
c) Inicial, ilimitado e incondicionado.
JUSTIFICATIVA: Inicial: pois inaugura uma nova ordem jurídica, rompendo por completo, com a ordem jurídica anterior;
Ilimitado juridicamente: no sentido de que não tem de respeitar os limites postos pelo direito anterior. Incondicionado: porque não tem de se submeter-se a qualquer forma prefixada de manifestação;
6 - A partir da idéia da existência de um poder constituinte, enquanto poder destinado à criação do Estado e à alteração das normas que constituem uma sociedade política, foram elaboradas teorias que apresentam classificações desse poder. Conhece-se assim a distinção entre. 
b) poder de reforma e poder constituinte decorrente, subespécies do poder derivado, em que o primeiro compreende a emenda e a revisão e o segundo reporta-se à autonomia das unidades da federação.
Parte superior do formulário
JUSTIFICATIVA: Poder Constituinte Originário e o Derivado, sendo que o derivado se sub-divide em reformador ( poder dado ao legislativo para modificar a Constituição observando a forma e cláusulas pétreas) e decorrente ( poder dado aos entes federados de criarem as suas constituições, observando o prescrito na Constituição Federal)
Conteúdo 4 - Módulo 3
1 - Considerando a hermenêutica constitucional, assinale a opção correta com base na doutrina de referência. 
a) Norma constitucional de eficácia contida incide direta e imediatamente sobre a matéria respectiva.
JUSTIFICATIVA: Norma de eficácia contida produz efeitos imediatos e diretos, não obstante a Constituição faculte ao legislador infraconstitucional a regulamentação da matéria, eventualmente.
2- No que diz respeito à eficácia das normas constitucionais, assinale a opção correta:
e) Tem-se como exemplo de norma de eficácia limitada de princípio institutivo aquela que trata da contratação excepcional do servidor (art. 37, IX, daCF)
JUSTIFICATIVA: “art. 37, IX, CF - a lei estabelecerá os casos de contratação por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse publico.”
Como é possível perceber, esse dispositivo é típica norma de eficácia limitada. Ele depende de lei regulamentador a para que possa produzir todos os seus efeitos.
3 – De acordo com o STF, a regra constitucional que assegura a gratuidade nos transportes coletivos urbanos aos maiores de sessenta e cinco anos de idade é norma
d) de eficácia plena e aplicabilidade imediata.
JUSTIFICATIVA: É de eficácia plena, pois não há necessidade de complementação legal. Relatado de forma expressa pela CF/88.
E é de aplicação imediata, pois trata-se de um direito fundamental conforme aduzido pelo art.5, parágrafo primeiro da CF/88.
4 - Possui eficácia limitada a norma constitucional segundo a qual:
c) o servidor público estável só perderá o cargo mediante procedimento de avaliação periódica de desempenho, na forma de lei complementar, assegurada ampla defesa.
Justificativa: Normas de eficácia LIMITADA: São aquelas que dependem de regulamentação futura para produzirem todos os seus efeitos. Sua aplicabilidade é indireta, mediata e reduzida, pois somente produzem integralmente seus efeitos quando regulamentadas por lei posterior que lhes ampliaa eficácia. São as que somente produzem seus efeitos após a edição de uma lei posterior que lhe confira aplicabilidade
5- A respeito de Constituição e aplicabilidade das normas constitucionais, assinale a opção correta.
c) A constituição denominada fixa ou silenciosa no que se refere à estabilidade somente pode ser modificada pelo mesmo poder que a criou.
JUSTIFICATIVA: Constituição Fixa ou Silenciosa - É aquela que somente será modificada pelo próprio poder constituinte responsável, por sua elaboração, isso é apenas os responsáveis por sua confecção terão capacidade de modificar as cláusulas constitucionais.
6- O livre exercício de qualquer trabalho, o direito de greve no serviço público e a inadmissibilidade de provas obtidas por meios ilícitos no processo são, respectivamente, normas constitucionais de eficácia 
d) contida, limitada e plena.
JUSTIFICATIVA: Plena: Auto Aplicável. Norma que no momento da promulgação da constituição já pode ser aplicada, não podendo o seu direito sofrer restrições infraconstitucionais.
Contida: Auto Aplicável. Norma que no momento da promulgação da constituição já pode ser aplicada, mas pode sofrer restrições no seu por norma infraconstitucional.
Limitada. Não é auto aplicável. Norma que enquanto não surgir lei infraconstitucional, não pode ser aplicada.
Conteúdo 5 – Módulo 4
1 - Sobre os métodos e princípios hermenêutcos aplicáveis na seara constitucional é correto afirmar que:
c) De acordo com o princípio da correção funcional, o intérprete não pode subverter o esquema organizatório-funcional estabelecido na Constituição, pois, caso contrário, haveria permissão para que um poder invada a competência de outro.
JUSTIFICATIVA: Para se interpretar a Constituição, fazemos uso de 2 instrumentos, os princípios de interpretação e os métodos de interpretação.
Os princípios são pressupostos, que devem ser observados para posteriormente se usar os métodos. São princípios de interpretação constitucional:
a) Princípio da unidade da Constituição
b) Princípio da concordância prática ou da harmonização
c) Princípio da eficácia integradora
d) Princípio da correição funcional (ou conformidade funcional)
e) Princípio da força normativa da Constituição
f) Princípio da máxima efetividade
g) Princípio da interpretação conforme a Constituição e da presunção de constitucionalidade das leis
h) Princípio da proporcionalidade e da razoabilidade
2 - De acordo com a consagrada teoria da interpretação das normas constitucionais, qual é o princípio que estabelece que a interpretação constitucional deve ser realizada de maneira a evitar contradição entre suas normas?
b) Da unidade da constituição
JUSTIFICATIVA: Princípio da unidade da Constituição. Segundo este princípio, o texto constitucional deve ser interpretado de forma evitar contradições (antinomias) entre suas normas, sobre tudo entre os princípios constitucionalmente estabelecidos.
3 - O modo de pensar que foi retomado por Theodor Viehweg, em sua obra Topik und Jurisprudenz, tem por principal característica o caráter prático da interpretação constitucional, que busca resolver o problema constitucional a partir do próprio problema, após a identificação ou o estabelecimento de certos pontos de partida. É um método aberto, fragmentário ou indeterminado, que dá preferência à discussão do problema em virtude da abertura textual das normas constitucionais. O método de interpretação constitucional indicado no texto acima é denominado:
a) Tópico – problemático
JUSTIFICATIVA: O método de interpretação que se enquadra no exposto na questão é o tópico-problemático
"Os métodos de interpretação da constituição inserem-se no tema hermenêutica constitucional e a doutrina aponta para a existência de seis métodos: hermenêutico-clássico, científico-espiritual, tópico-problemático, hermenêutico-concretizador, normativo-estruturante e concretista da constituição aberta.
4 - Acerca das espécies e métodos clássicos de interpretação adotados pela hermenêutica jurídica, assinale a opção incorreta:
c) A interpretação sistemática se caracteriza por pressupor que qualquer preceito normativo deverá ser interpretado em harmonia com as diretrizes gerais do sistema, preservando-se a coerência do ordenamento.
JUSTIFICATIVA:
5 - A afirmação que “a Constituição Federal é um sistema, que deve ser entendido harmoniosamente”, aponta para o princípio de interpretação correspondente a: 
b) unidade da Contituição
JUSTIFICATIVA: A afirmação que “a Constituição Federal é um sistema, que deve ser entendido harmoniosamente”, aponta para o princípio de interpretação correspondente a unidade da Constituição.
6- Em análise aos princípios de interpretação das normas constitucionais, é INCORRETO afirmar que:
a)O princípio da interpretação conforme a Constituição deverá ser utilizado para compatibilizar ao  texto constitucional aquelas normas que possuem sentido unívoco. 
JUSTIFICATIVA: Porque UNÍVOCO significa que é apenas uma interpretação, levando em contradição com o princípio.

Continue navegando