Buscar

Atividade.02.Das.Pessoas.Naturais

Prévia do material em texto

Teoria Geral do Direito Civil
Profª. Msc. Gillian Santana
Atividade 02- DAS PESSOAS NATURAIS
01.(OAB –MG– 2007) Numa maternidade foram realizados os partos de três crianças: Antônio, João e Pedro. Antônio nasceu com um grave problema cardíaco e faleceu depois de dois dias. João nasceu morto, em virtude de complicações ocorridas ainda no ventre materno. Finalmente Pedro nasceu saudável. Sobre as três situações descritas assinale a alternativa CORRETA:
a) todos adquiriram personalidade civil, desde a concepção.
b) apenas Antônio e Pedro adquiriram personalidade civil.
c) Antônio não adquiriu personalidade civil, pois em razão do grave problema cardíaco sua vida era inviável.
d) todos adquiriram personalidade civil, só que João perdeu-a quando morreu.
e) Antônio e João não adquiriram personalidade porque morreram; Pedro pode obter a personalidade assim que for registrado.
02. (FCC – DPE-CE- 2009) A capacidade de fato...
a) da pessoa natural inicia-se com o nascimento com vida, mas a lei põe a salvo, desde a concepção, os direitos do nascituro.
b) da pessoa moral inicia-se com o nascimento com vida, mas a lei põe a salvo, desde a concepção, os direitos do nascituro.
c) é relativa entre os dezesseis e vinte e um anos de idade e absoluta a partir de então.
d) será absoluta a partir dos dezoito anos incompletos e não é perdida em razão do envelhecimento.
e) não se apura exclusivamente com base no critério etário.
03. São absolutamente incapazes os menores de:
a) 16 anos; os que somente não puderem exprimir sua vontade, em razão e por causa permanente.
b) 18 anos; os que, por enfermidade ou deficiência mental, não tiverem o necessário discernimento para os atos da vida civil; os excepcionais sem desenvolvimento mental completo.
c) 16 anos; os que por enfermidade ou deficiência mental, não tiverem o necessário discernimento para os atos da vida civil; os que mesmo por causa transitória, não puderem exprimir sua vontade.
d) 16 anos; os ébrios habituais; os pródigos; os toxicômanos.
e) 16 anos, os que, por enfermidade ou deficiência mental, não tiverem o necessário discernimento para os atos da vida civil; os pródigos.
04. É INCORRETO afirmar que são incapazes, relativamente a certos atos ou à maneira de os exercer:
a) os ébrios habituais e os que, por deficiência mental, tenham o discernimento reduzido.
b) os excepcionais, sem desenvolvimento mental completo.
c) os maiores de 14 e menores de 18 anos.
d) os pródigos.
e) os viciados em tóxicos que por este motivo tenham o discernimento reduzido.
05.(TRF - Analista Judiciário – 2006 – 1a Região) Maria, Mariana e Mônica são menores de idade. Considerando-se que Maria contraiu matrimônio com João; Mariana exerceu emprego público transitório e Mônica colou grau em curso de ensino médio, cessou a incapacidade para os atos da vida civil para:
a) Maria e Mônica.		b) Maria e Mariana.		c) Maria, Mariana e Mônica.
d) Mônica.			e) Maria.
06. É considerado como uma das formas de emancipação:
a) o contrato de trabalho. 	 b) o consentimento do tutor mediante instrumento público.
c) o ingresso em curso superior 	d) o exercício do direito ao voto. e) o casamento.		
07. (Tribunal Regional Eleitoral/São Paulo – Analista Judiciário –2006) Com relação às pessoas naturais, segundo o Código Civil
Brasileiro, é CORRETO afirmar:
a) cessará, para os menores, a incapacidade pela colação de grau em curso de ensino médio.
b) os pródigos são absolutamente incapazes de exercer pessoalmente os atos da vida civil.
c) em regra, os direitos da personalidade são intransmissíveis e irrenunciáveis, não podendo o seu exercício sofrer limitação voluntária.
d) são incapazes, relativamente a certos atos, ou à maneira de os exercer os que, mesmo por causa transitória, não puderem exprimir sua vontade.
e) se dois indivíduos falecerem na mesma ocasião, ocorrendo a comoriência, presumir-se-á que o mais velho precedeu ao mais novo.
08) (Analista Judiciário – TRT 1a Região/RJ – 2008) Antônia, esposa de Fernando, requereu ao Juiz competente que declarasse a morte presumida, sem declaração de ausência de seu marido, fundamentando seu pedido na única afirmação de que recebeu a notícia do desaparecimento daquele em naufrágio de embarcação pequena, ocorrido durante grave tempestade em alto-mar. Considerando essa situação hipotética, assinale a opção CORRETA.
a) o pedido deverá ser julgado procedente, visto que a lei prevê a declaração de morte presumida quando esta for extremamente provável
para quem estava em perigo de morte.
b) o pedido não deverá ser provido porque a autora da ação apenas comprovou a probabilidade de morte e a situação de perigo à vida, sem, no entanto, ter fundado seu pedido, também, no esgotamento das buscas e averiguações levadas a cabo para encontrar o desaparecido.
c) a morte presumida só será declarada se Fernando não houver deixado
procurador a quem caiba a administração de seus bens ou, caso tenha deixado procurador, este não queira continuar exercendo sua obrigação.
d) a lei só ressalva a possibilidade da declaração de morte presumida para as situações de desaparecidos em campanha ou prisioneiros que não forem encontrados até 2 anos após o término de uma guerra.
e) No caso, a consequência do provimento do pedido será a arrecadação de bens e nomeação de curador, após o que, com o decurso de um ano, será declarada a morte presumida de Fernando.
09.. (SC-2007-1) Assinale a alternativa correta:
a) Pode ser decretada a morte presumida, sem decretação de ausência, se for extremamente provável a morte de quem estava em perigo de vida.
b) De acordo com a Lei de introdução ao código civil, salvo disposição contrária, a lei começa a vigorar em todo o País 60 (sessenta) dias depois de oficialmente publicada.
c) Considera-se condição a cláusula que, derivando exclusivamente da vontade das partes, subordina o efeito do negócio jurídico a evento futuro e certo
d) Pode-se requerer a sucessão definitiva, provando-se que o ausente conta setenta anos de idade, e que de três datam as últimas notícias dele.
10. Sendo absolutamente incapaz para exercer os atos da vida civil, estamos reconhecendo as suas falta de capacidade jurídica. Para suprir esta incapacidade, esta pessoa deverá ser:
a) Representada. 	b) Assistida.		c) Substituída.	d) Excluída.
11. (OAB –MG– 2007) Numa maternidade foram realizados os partos de três crianças: Antônio, João e Pedro. Antônio nasceu com um grave problema cardíaco e faleceu depois de dois dias. João nasceu morto, em virtude de complicações ocorridas ainda no ventre materno. Finalmente Pedro nasceu saudável. Sobre as três situações descritas assinale a alternativa CORRETA:
a) todos adquiriram personalidade civil, desde a concepção.
b) apenas Antônio e Pedro adquiriram personalidade civil.
c) Antônio não adquiriu personalidade civil, pois em razão do grave problema cardíaco sua vida era inviável.
d) todos adquiriram personalidade civil, só que João perdeu-a quando morreu.
e) Antônio e João não adquiriram personalidade porque morreram; Pedro pode obter a personalidade assim que for registrado.
.

Continue navegando