Buscar

ESTUDOS DISCIPLINARES III TG

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

LICENCIATURA EM LETRAS (PORTUGUÊS/INGLÊS)
ESTUDOS DISCIPLINARES III
The Scarlet Letter
PROFESSOR: PALMA RIGOLON
TRABALHO EM GRUPO - TG
BIANCA ROSA HURTADO RA 1730778
POLO PERUÍBE/SP
2017/2
SUMÁRIO 
1 RESUMO 3
2 A LITERATURA COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM 4
3 REFERENCIAS 6
RESUMO
Este trabalho tem por finalidade expor sobre questões de práticas de leitura e literatura principalmente em relação à literatura estrangeira e o papel do educador como fonte direta para levar ao aluno o saber e o conhecimento desses tipos de textos. Muitas vezes, durante a leitura, palavras e formas de expressão são apenas interpretadas parcialmente ou por vezes nem isso ocorre. Assim, percebemos um mal aproveitamento do trabalho literário e consequentemente, um desinteresse pela leitura. Contudo, dentro de cada texto e de acordo com o contexto, é dever do educador abrir fronteiras para o leitor, trabalhando com a leitura analítica e crítica, proporcionando um vasto enriquecimento vocabulário e, consequentemente, um aprimoramento na forma de se expressar. O educador tem a função de ultrapassar quaisquer barreiras que estejam entre o aluno e o entendimento e da melhor forma se revestir de estratégias para que essas barreiras sejam vencidas. Tendo em vista este aspecto, dá- se a proposta da atividade:
“Leia a afirmação abaixo de Festino (2016). Dê exemplos justificados acerca do trabalho com textos literários em sala de aula. 
 Festino (2016) aponta que a leitura das narrativas literárias nas aulas de inglês muda a visão de leituras interpretativas, leituras já existentes e estabelecidas da narrativa literária, para uma leitura crítica que implica a criação de novos significados, a uma leitura transcultural que leva a um contraponto entre diferentes contextos culturais das diferentes narrativas em diferentes formas da língua inglesa por meio de uma relação de diferença e conflito.”
Palavra-chave: narrativas, literárias, inglês, transcultural.
	A Literatura como instrumento de aprendizagem
A literatura, como instrumento de aprendizagem, inegavelmente se mostra eficaz no que tange à construção de uma perspectiva critico-analítica, onde o aluno tem a possibilidade de refletir acerca das mais diversas facetas que o texto literário pode apresentar. Trabalhar em sala de aula, utilizando-se dos textos literários a fim de estabelecer uma relação entre leitura, compreensão e reflexão faz com que o aluno ultrapasse os limites do simples conhecimento para atingir o patamar da construção de sua própria sabedoria sobre temáticas diversas, levando-o a analisar e compreender perspectivas do aprendizado ainda não exploradas.
	O texto literário, por si só já traz intrinsecamente uma subjetividade que muitas vezes o texto comum não abarca. E é justamente o caráter subjetivo do texto literário que faz com que o mesmo proporcione um leque de possibilidades na pratica do ensino da língua, bem como das análises socioculturais que podem ser exploradas, construindo-se assim um alicerce para que a partir da leitura do texto literário dê-se início à pratica reflexiva sobre as questões cotidianas, levando o aluno ao polo ativo do saber.
	Paralelamente ao caráter subjetivo do texto literário, temos a análise dos pilares do texto literário, quais sejam: o contexto histórico-cultural que o texto aborda, bem como o vivenciado pelo autor; a mensagem que o texto pretende transmitir; as formas de expressão utilizadas; a conexão entre a letra e o mundo.
	Dada as questões relevantes sobre o uso do texto literário em sala de aula, tacitamente entende-se que tais questões se estendem ao ensino não só da língua nativa, mas também o de línguas estrangeiras, como por exemplo o inglês. Contudo, há de se verificar que, no caso da literatura em língua estrangeira, há uma desconstrução de ideias no sentido de que muitas vezes os valores associados ao texto literário estrangeiro não nos são claramente entendidos, visto que ao vislumbrarmos determinada literatura o fazemos de maneira a assimilar as ideias conforme nossa cultura e nosso entendimento nativo. Entretanto, há de se elencar que, para real e efetiva compreensão do texto literário em língua inglesa, por exemplo, necessário é o afastamento dos paradigmas ao qual estamos próximos para que possível seja uma leitura analítica e crítica do texto, observando-se suas características principais, seus objetivos e suas ideias, contrapondo-se assim à leitura nua e crua.
	Quando bem trabalhada em sala de aula, a leitura da literatura em língua estrangeira, como a inglesa, faz com que o aluno reflita sobre as diferenças entre as formas de expressão de sua língua nativa em relação à outra. Faz também com que o aluno perceba as diferentes visões acerca das mesmas questões vistas sobre diversas óticas culturais e históricas. 
	Uma das propostas para atrair o olhar do aluno para a leitura literária, em especial a de língua inglesa, bem como torna-la mais atrativa é a de permitir ao leitor que o mesmo interaja de maneira ativa com o texto, com atividades que possibilitem ao aluno decifrar os diversos porquês que o gênero textual literário carrega, além de aproximar mais o leitor ao estudo do inglês, de suas formas diferentes de contextualização em relação ao português, etc. Além disso, diversas atividades de análise e crítica socioculturais podem ser propostas, para que o aluno perceba quão conflitantes podem ser tais questões quando expostas em uma relação de conflito. O professor pode estabelecer um parâmetro de analise entre a história original e a história traduzida para a língua nativa do aluno, levantando pontos que podem ser discutidos em sala de aula, como seu contexto histórico-cultural. Também pode pedir ao aluno que o mesmo escolha um trecho que lhe tenha mais chamado atenção, agradado, despertado maior interesse, e pedir que faça uma tirinha, ou uma reescrita, sob sua ótica sociocultural, fazendo com que o aluno seja um coautor daquela história literária. 
	Sendo assim, podemos perceber que existem inúmeras possibilidades, um leque de diversas formas de desbravar o conhecimento e atrair os alunos ao despertar do interesse pela leitura, pela literatura e pelo saber. É papel fundamental do professor formar cidadãos críticos, fazendo com que os alunos reflitam sobre o contexto histórico, social, cultural, linguístico e literário sobre as abordagens dadas em sala de aula. Com isso o educador alcança o objetivo proposto pela sua função, qual seja, o de preparar o aluno para o mundo.
REFERENCIAS 
Slide da aula – Estudos Disciplinares III
Unidade I e Unidade II
https://ava.ead.unip.br/webapps/blackboard/content/listContent.jsp?course_id=_224112_1&content_id=_1490090_1&mode=reset Acesso em setembro de 2017. AVA UNIP INTERATIVA

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais