Buscar

fichamento para apresentar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Esta pesquisa se estabeleceu da seguinte maneira o Objetivo Geral – Foi Verificar o processo de luto em mulheres submetidas à mastectomia total devido ao câncer de mama dentro de uma perspectiva psicanalítica. 
E a partir deste objetivo geral traçamos 4 objetivos específicos. 
Avaliar as possíveis modificações na vida das mulheres mastectomizadas no que se refere às repercussões a nível intrapsíquico.
Identificar como a mastectomia influencia no sentimento de perda da identidade da mulher como pessoa sexualmente desejável.
Investigar a mama como simbolismo materno em mulheres que sofreram mastectomia.
Verificar como se dá o processo de luto em mulheres mastectomizadas.
JUSTIFICATIVA
Desenvolvemos este estudo a partir de um eixo comum, tal tema foi Psicologia e Saúde: interdisciplinaridade, promoção e intervenção. Esta pesquisa justifica-se pela necessidade de se aprofundar nas pesquisas com relação aos aspectos emocionais do câncer de mama. Além disso, introduz-se um diálogo com a psicanálise abrindo caminho para novos olhares interdisciplinares. 
Por conseguinte, a compreensão mais aprofundada do processo de luto na vivência da mulher mastectomizada fornece subsídios para a elaboração de estratégias de intervenção na comunidade, clínicas e hospitais, como também a promoção de grupos de autoconhecimento, palestras informativas e elaboração de grupos de apoio, que possibilitem às mulheres uma ressignificação da doença neste sentido, propõe-se um novo olhar sobre o processo de luto dessas mulheres.
METODOLOGIA
Adotamos como método para o presente estudo a Metodologia qualitativa do tipo Recensão bibliográfica que se trata de levantamento de referências publicadas por meios escritos e eletrônicos. Desta maneira todo nosso referencial teórico consistiu em quatro artigos, duas monografias e uma dissertação de mestrado.
Sujeitos: textos dos autores apontados pela pesquisa bibliográfica, Freud (1015), Baroni (2011), Santos (2013), Hech, Andrade e Cintra (2014), Araújo (2015), Cunha e Paravidini (2017).
Instrumentos: Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e o portal de periódicos da Capes.
DISCUSSÃO
A questão do luto se fez presente, direta ou indiretamente, em todos os artigos pesquisados, visto que diante da mastectomia é inevitável a ocorrência e o enfrentamento de um processo de luto. Apesar de o câncer ter um estigma de morte conforme se verificaram nas pesquisas do presente estudo, o que esta em jogo são as questões referentes à feminilidade e não da morte propriamente dita. O luto em mulheres mastectomizadas e singular existindo varias formas de enfrentamento algumas das mulheres recorrem à reconstrução mamária como forma de restituir tal objeto, reconstruir sua imagem corporal e tentar minimizar a angústia e sentimentos de inferioridade advindos da perda do seio, buscam reconstruir a imagem corporal, dar uma forma ao vazio o adornando, utilizam em seus corpos perucas, enchimentos, lenços e dentre outros. Estariam mais próximas de um processo de luto, em que, ainda que o objeto, no caso, o seio, não se encontre mais na realidade, as mesmas, investem em substitutos imaginários e simbólicos para dar conta da perda e elaborá-la ao poucos.
Outras, por sua vez, seguem no processo de luto, se recusando justamente a fazer a reconstrução mamária, de tal forma, que essa postura pode ser compreendia como uma recusa de tamponar a falta de uma parte do corpo com uma prótese, um mero objeto da ciência. Reagem com uma perda da capacidade de investimento na imagem corporal após a cirurgia. Tais mulheres, não recobrem o vazio, mas o corpo inteiro evita tanto olhar a si mesmas no espelho quanto ser olhadas por outrem, sendo assim estariam mais próximas de um estado melancólico, em que há a retirada total da libido dos objetos externos investindo-a no eu de forma autodepreciativa.
CONCLUSÃO
E perceptível que o olhar e a escuta da psicanálise muito podem colaborar para que elas sejam vistas e ouvidas. Como perspectiva para estudos futuros, sugere-se pesquisas com maior enfoque em aspectos metodológicos, buscando compreender as possibilidades e especificidades das intervenções em psicanálise na situação de mulher mastectomizada, e seus desdobramentos na área da saúde e no contexto hospitalar.

Outros materiais