Buscar

V grupo de cátions

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

V grupo de cátions
Magnésio (Mg)
Sódio (Na)
Potássio (k)
Amônio (NH+)
Não existe reagente comum para os cátions desse grupo. 
Os cátions desse grupo não reagem com acido clorídrico (HCl), sulfeto de hidrogênio (H2 S), sulfeto de amônio (NH4)2S, ou na presença do carbonato de amônio (NH4)2CO3 .
Reações especiais ou ensaio da chama pode ser usados para suas identificações.
Magnésio 
Uma das principal função do magnésio na agricultura é ser o átomo central da molécula de clorofila, em folhas verdes das plantas. A clorofila necessita de 15 a 20 % do total de magnésio presente na planta. A função da clorofila é otimizar a absorção de luz e transferir energia para os centros de reação da fotossíntese.
Se há falta de suprimento e baixa disponibilidade de magnésio no solo, consequentemente, a planta absorverá menos magnésio e desencadeará problemas na eficiência da fotossíntese. Em cereais, por exemplo, a falta de magnésio pode resultar em redução do número de grãos por espiga. Portanto, se faz necessário o monitoramento anual da fertilidade do solo, por meio da análise química do solo a fim de evitar deficiência de magnésio nas culturas.
Aplicação 
Reações dos íons magnésio 
Solução de Hidróxido de sódio: Precipitado branco de hidróxido de magnésio insolúvel em excesso de reagente, mas facilmente solúvel em soluções de sais de amônio: 
 
Solução de Carbonato de amônio: na ausência de sais de amônio, forma-se um precipitado branco de carbonato básico de magnésio. Na presença de sais de amônio, nenhuma precipitação ocorre.
potássio
aplicação
Hortaliças como beterraba e couve-flor e frutas como a banana, damasco, cereja, ameixa, pêssego são alimentos ricos em potássio. É um elemento, também, essencial para o crescimento das plantas, sendo um dos três elementos consumidos em maior quantidade. O íon potássio, encontrado na maioria dos tipos de solo, intervém na respiração.
Tem várias aplicações tais como é o metal empregado em células fotoelétricas; o cloreto de potássio e o nitrato de potássio são empregados como fertilizantes; O peróxido de potássio é usado em aparatos de respiração de bombeiros e mineiros, O nitrato também é usado na fabricação de pólvora, o cromato de potássio e o dicromato de potássio em pirotecnia
Reação 
Solução de hexanitritocobaltato (III): forma um precipitado amarelo de Hexanitritocobaltato (III) de potássio, o precipitado é insolúvel em ácido acético diluído. Se quantidades maiores de sódio estiverem presentes forma-se um sal misto. Os sais de amônio dão um precipitado semelhante e de devem estar ausentes.
2. Ensaio de borotetrafenil de sódio: o potássio forma um precipitado branco em soluções neutras ou na presença de ácido acético, o precipitado é quase insolúvel em água. O precipitado é solúvel em ácidos, álcalis fortes e cetona.
sódio
O sódio é um metal branco prateado e mole. Ele oxida rapidamente no ar úmido e deve, portanto, ser mantido em nafta solvente ou xileno. O metal reage violentamente com a água, formando hidróxido de sódio e hidrogênio.
Em seus sais o sódio aparece com cátion monovalente Na+. Esses sais formam soluções incolores, a menos que ânion seja colorido. Quase todos os sais de sódio são solúveis em água. 
aplicação
A aplicação mais comum de sódio é para a produção de lâmpadas a vapor de sódio, são aquelas lâmpadas amarelas utilizadas na iluminação de ruas e estradas.
O sódio é o principal ingrediente do sal de cozinha comum, que é o cloreto de sódio, importante para a manutenção do equilíbrio do pH do sangue, dos impulsos nervosos e da contração muscular. Ele é encontrado em praticamente todos os alimentos mas quando consumido em excesso pode causar aumento da pressão e doenças cardíacas.
reação
Solução de Acetato de Uranilo e Magnésio: forma-se um precipitado amarelo, cristalino, de acetato de uranilo, magnésio e sódio, obtido de soluções concentradas do reagente. A adição de um terço de volume de álcool auxilia a precipitação
Ensaio por via seca (coloração da chama): a chama não-luminosa do bico de Bunsen é colorida de um amarelo intenso pelos vapores de sais de sódio. A cor não é visível, quando observada através de dois vidros de azul de cobalto, de espessura normal. Quantidades diminutas de sais de sódio dão este ensaio, e somente quando a cor é intensa e persistente é que quantidades consideráveis de sódio estão presentes.
amônio 
Os ions amônios são derivados de amoníaco, NH3, e do íon hidrogênio, H+. As características destes íons são semelhantes às dos íons de metais alcalinos os sais de amônio são geralmente compostos solúveis em água, formando soluções incolores (a menos que o seu ânion seja colorido). Por aquecimento todos os sais de amônio decompõem em amoníaco e no ácido correspondente. 
As reações dos íons amônio são, em geral, semelhantes ás do potássio, devido aos tamanhos dos dois íons serem idênticos. 
aplicações
A amônia serve de matéria-prima para um número elevado de aplicações. Ela é utilizada na fabricação de fertilizantes agrícolas, fibras e plásticos, de produtos de limpeza, de explosivos, etc.
reações
Desprende-se amônia gasosa por aquecimento
Todos os sais de amônio ~são volatizados ou decompostos, quando aquecidos à temperatura próxima ao rubro. Em alguns casos, quando o ácido é volátil, os recombinam-se, para formar um sublimado do sal, por exemplo cloreto de amônio.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais