Buscar

Leitura e escrita na era digital... exercicio fixicao 2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Leitura e escrita na era digital
Podemos afirmar que dominamos uma língua quando conhecemos seu repertório de signos, as regras de combinação e as regras de uso desses signos. A língua pode ser escrita e falada. São duas formas de uso que acabam tendo regras diferenciadas, uma vez que, ao falar, temos maior liberdade e despreocupação com a obediência às normas impostas pelo sistema linguístico. A língua, além de oral e escrita, pode ser, pelo uso, classificada de dois modos: a modalidade culta ou norma-padrão e a modalidade coloquial, ou língua cotidiana. Diante do exposto, marque a alternativa que conceitua a norma culta/ padrão da língua:
Escolha uma:
a. A modalidade culta é aquela associada à escrita, à tradição gramatical, é a registrada nos dicionários e, portanto, é a que traduz a tradição cultural e a identidade de uma nação.
b. Língua padrão é aquela associada às gírias.
c. A modalidade culta é uma variante informal, considerada de pouco prestígio quando comparada à linguagem padrão.
d. Língua padrão está associada às diferentes regiões de um país, valorizando o modo de cada grupo se comunicar.
e. A modalidade popular é aquela associada à escrita, à tradição gramatical, é a registrada nos dicionários e, portanto, é a que traduz a tradição cultural e a identidade de uma nação.
Questão 2
Ainda não respondida
Marcar questão
Texto da questão
O resumo é um texto que apresenta começo, meio e fim, transmite as ideias principais do texto lido. A principal característica do resumo é não permitir o acréscimo de novas ideias e avaliações sobre o tema que está sendo lido, o leitor deve se ater às questões essenciais, apresentá-las na mesma progressão em que aparecem no original e manter a correlação entre cada uma das partes. Segundo o Dicionário Escolar da Língua Portuguesa (BECHARA, 2008), há muitos sinônimos para a palavra “resumo” tais como: o esquema, a resenha e o fichamento. Nesse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas. A resenha é um texto no qual leitor e autor têm objetivos que se aproxi-mam: um busca e o outro fornece uma opinião crítica sobre um livro, filme, peça teatral, enfim, todas as produções humanas. PORQUE A resenha é usada somente para avaliar um determinado texto. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Escolha uma:
a. As duas são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
b. As duas são proposições falsas.
c. A primeira é uma proposição falsa e, a segunda, verdadeira.
d. A primeira é uma proposição verdadeira e, a segunda, falsa.
e. As duas são proposições verdadeiras e, a segunda, é uma justificativa correta da primeira.
Questão 3
Ainda não respondida
Marcar questão
Texto da questão
Construção do texto - Parágrafo. Para produzir um bom parágrafo, temos que conhecer a sua estrutura, compreender a noção de introdução, desenvolvimento e conclusão. Além disso, é bom diversificar a produção dos parágrafos, utilizando várias estratégias para desenvolvimento do texto. Marque corretamente a alternativa que conceitua o parágrafo:
Escolha uma:
a. O parágrafo tem como qualidades a unidade, a coerência e a exatidão. Sempre transmite uma ideia que está desmembrada do texto no qual está inserido.
b. O parágrafo é uma unidade que transmite muitas ideias e tem como intenção atingir um objetivo. São consideradas qualidades suas a unidade, a coerência e a ênfase. Na produção de um texto, é pouco relevante.
c. O parágrafo é uma unidade que transmite uma ideia e não tem como intenção atingir um objetivo. São consideradas qualidades suas a unidade, a coerência e a ênfase.
d. O parágrafo não transmite uma ideia e tem como intenção atingir um objetivo. São consideradas qualidades suas a unidade, a ênfase e o produtor do texto não precisa preocupar-se com a coerência.
e. O parágrafo é uma unidade de composição constituída por um ou mais de um período, em que se desenvolve determinada ideia central, ou nuclear, a que se agregam outras, secundárias, intimamente relacionadas.
Questão 4
Ainda não respondida
Marcar questão
Texto da questão
Segundo Vygotsky, “o momento de maior significado no curso do desenvolvimento intelectual, que dá origem às formas puramente humanas de inteligência prática e abstrata, acontece quando a fala e a atividade prática, estão em duas linhas completamente independentes de desenvolvimento. (VYGOTSKY, 2010, p. 12). Para dominar a linguagem como língua, é preciso que a pessoa desenvolva várias habilidades necessárias ao processo de comunicação. A alternativa que apresenta as ações importantes para o desenvolvimento da comunicação é:
Escolha uma:
a. Gritar, escrever, falar e ler.
b. Desenhar, ouvir, falar e ler.
c. Ouvir, falar, ler e escrever.
d. Símbolos, ouvir, falar e ler.
e. Desenhar, falar, ler e escrever.
Questão 5
Ainda não respondida
Marcar questão
Texto da questão
Entrevista: “Antes de mais nada, é preciso lembrar que o sono faz parte do ciclo de 24 horas do ser humano. Ao dormir, uma pessoa está armazenando e recuperando energia para o resto do tempo do ciclo vital.” (Veja) Hino ao sono sem a pequena morte de toda noite como sobreviver à vida de cada dia? José Paulo Paes Os dois textos tratam, basicamente, do mesmo assunto; entretanto, a função da linguagem predominante em cada um deles é, respectivamente:
Escolha uma:
a. referencial e poética.
b. emotiva e referencial.
c. conativa e poética.
d. metalinguística e poética.
e. fática e conativa.
Questão 6
Ainda não respondida
Marcar questão
Texto da questão
Gabarito. Conteúdo: Funções da Linguagem. Para dominar a linguagem como língua, é preciso que a pessoa desenvolva várias habilidades necessárias ao processo de comunicação. Ouvir, falar, ler e escrever são as ações que, gradualmente, vão propiciar o desenvolvimento desse domínio. Página 11. Compreende-se que a língua e linguagem são complexas e é necessário ter a percepção das diferenças existente entre ambas. Segundo Saussure (1977, p.196), “nada entra na língua sem ter sido experimentado na fala, e todos os fenômenos evolutivos têm sua raiz na esfera do indivíduo”. De acordo com o linguista, o que diferencia a língua da fala é que a primeira é sistemática, tem certa regularidade, é potencial, coletiva. A segunda é assistemática, possui certa variedade, é concreta, real, individual. Com base no exposto de Saussure, a partir de que momento podemos afirmar que possuímos o domínio de uma determinada língua?
Escolha uma:
a. Quando conhecemos os principais verbetes.
b. Quando conhecemos seu repertório de signos, as regras de combinação e as regras de uso desses signos.
c. Quando conhecemos a estrutura gramatical e podemos compreender o interlocutor.
d. Quando conhecemos o país de origem da mesma, bem como os seus costumes.
e. Quando conhecemos apenas seu repertorio de signos e as regras de combinação desses signos.
Questão 7
Ainda não respondida
Marcar questão
Texto da questão
Receita cazêra minêra de Môi de repôi nu ái i ói Ingredientes 5 denti di ái 3 cuié de ói 1 cabessa de repôi 1 cuié di mastomati Sár agosto Modi fazê Casca o ái, pica o ái i soca o ái cum sá; Quenta o ói na cassarola; Foga o ái socado no ói quenti; Pica o repôi beeemmm finimm... Foga o repôi no ói quenti junto cum ái fogado; Põi a mastomati i mexi cum a cuié prá fazê o môi; Sirva cum rôis e melete... Pção: cumpanha filezim de pescadim beemmm fritim. RECEITA cazêra minera de môi de repôi nu ái i ói. Disponível em: < http://www.alapinha.com.br/Cardapio%20introducao.htm > Acesso em: 22 out. 2012. A receita mostra que as variedades linguísticas são determinadas por vários fatores, entre os quais se destacam os geográficos, os históricos, os sociais e os estilísticos. De acordo com as ideias acima, pode-se dizer que o texto é o exemplo de uma variedade linguística:
Escolha uma:
a. Estilística, é provocada pelo ato da fala e pela escrita. Dependendo da situação comunicativa, a pessoa pode usar uma modalidade ou outra.
b. Situacional, inclui as modificações
na linguagem decorrentes do grau de formalidade da situação ou das circunstâncias em que se encontra o falante.
c. Geográfica, está relacionada com as diferenças de pronúncia, de vocabulário e de sintaxe, que ocorrem de região para região do Brasil.
d. Social, decorre não somente do poder aquisitivo, mas também do grau de educação, da idade e do sexo dos usuários da língua.
e. Histórica, ocorre pelo processo de evolução do homem que, com suas novas invenções, ou com o abandono de objetos, hábitos e costumes, acaba interferindo na língua, que também é viva.
Questão 8
Ainda não respondida
Marcar questão
Texto da questão
Leia estes versos de Florbela Espanca. EU Eu sou a que no mundo anda perdida, Eu sou a que na vida não tem norte, Sou a irmã do Sonho, e desta sorte Sou a crucificada... a dolorida... [...] Sou aquela que passa e ninguém vê... Sou a que chamam triste sem o ser... Sou a que chora sem saber porquê... Sou talvez a visão que Alguém sonhou, Alguém que veio ao mundo pra me ver E que nunca na vida me encontrou! ESPANCA, Florbela. Poesia Completa. Bertrand Editora 6ªEd., Chiado. 2005. Nesses versos, a autora dá ênfase a qual componente da comunicação: emissor, receptor, mensagem, código, canal ou referente? Qual das seis funções da linguagem predomina nos versos? A alternativa que apresenta as respostas certas é:
Escolha uma:
a. canal - informativa.
b. receptor - apelativa.
c. canal - fática.
d. emissor - emotiva.
e. referente - emotiva
Questão 9
Ainda não respondida
Marcar questão
Texto da questão
O parágrafo é uma unidade que transmite uma ideia e tem como intenção atingir um objetivo. Garcia (2010, p. 203) define o parágrafo padrão como “uma unidade de composição constituída por um ou mais de um período, em que se desenvolve determinada ideia central, ou nuclear, a que se agregam outras, secundárias, intimamente relacionadas pelo sentido e logicamente decorrentes dela”. Segundo o autor, para produzir um bom parágrafo, temos que conhecer a sua estrutura. O parágrafo-padrão é composto por três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão. Relacione a primeira coluna de acordo com a segunda, identificando a sequência correta com relação às três partes essenciais do parágrafo padrão:
I - Introdução
II - Desenvolvimento
III - Conclusão
(III )fecha o parágrafo ou remete ao próximo para acrescentar novas ideias.
( II)no qual se faz a explicação ou argumentação da ideia-núcleo.
( I)com um ou dois períodos curtos iniciais na qual se apresenta de forma sucinta a ideia-núcleo, também chamada de tópico frasal. Assinale a sequência correta:
Escolha uma:
a. I, II, III.
b. II, III, I.
c. I, III, II.
d. II, I, III.
e. III, II, I.
Questão 10
Ainda não respondida
Marcar questão
Texto da questão
A língua é, sem dúvida, um dos mais importantes produtos da cultura, porque é o código utilizado em grande parte dos nossos atos de comunicação. Além de oral e escrita, pode ser, pelo uso, classificada de dois modos: a modalidade culta ou língua-padrão e a modalidade popular, ou língua cotidiana. Quanto a definição da modalidade culta ou língua-padrão e a modalidade popular ou língua cotidiana, assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. A modalidade culta é aquela associada à escrita, à tradição gramatical, é a registrada nos dicionários e, portanto, é a que traduz a tradição cultural e a identidade de uma nação. A modalidade popular é uma variante informal, considerada de pouco prestígio quando comparada à linguagem padrão. Sua característica é afastar-se da norma na construção sintática, usa um vocabulário comum, repetições constantes, gírias.
b. A modalidade culta é aquela associada à fala, à tradição verbal, não é registrada nos dicionários e, portanto, é a que traduz a tradição cultural e a identidade de uma nação. A modalidade popular é uma variante formal, considerada de muito prestígio quando comparada à linguagem padrão. Não tem como característica afastar-se da norma na construção sintática, não usa um vocabulário comum, repetições constantes, gírias.
c. A modalidade padrão é a linguagem que não segue os padrões do português formal, é a linguagem informal que você usa com as pessoas mais próximas.
d. A modalidade popular é aquela associada à escrita, à tradição gramatical, é a registrada nos dicionários e, portanto, é a que traduz a tradição cultural e a identidade de uma nação. A modalidade culta é uma variante informal, considerada de pouco prestígio quando comparada à linguagem padrão. Sua característica é afastar-se da norma na construção sintática, usa um vocabulário comum, repetições constantes, gírias.
e. A modalidade culta não é aquela associada à escrita, à tradição gramatical, é a registrada nos dicionários e, portanto, não é a que traduz a tradição cultural e a identidade de uma nação. A modalidade popular é uma variante informal, considerada de pouco prestígio quando comparada à linguagem padrão. Sua característica é afastar-se da norma na construção sintática, usa um vocabulário comum, repetições constantes, gírias.
Parte superior do formulário
O resenhista pode comparar sua resenha com outras obras do mesmo tema para estabelecer comparações. Assim, ele apresenta, descreve e avalia uma obra a partir de um ponto de vista que possui a respeito do assunto analisado, devendo ser amplo e consistente. A estrutura da resenha, conforme sugerem Lakatos e Marconi (1991, p. 245-246), apresenta-se assim: referências, credenciais do autor, resumo da obra e crítica do resenhista. De acordo com a estrutura da resenha, analise as descrições que seguem relacionando cada uma das estruturas com seus respectivos significados, depois assinale a alternativa que corresponde a sua resposta.
I- Referências
II- Credenciais do autor
III- Resumo da obra
IV- Crítica do resenhista
( ) como se situa o autor da obra em relação às escolas ou correntes científicas ou filosóficas e em relação ao contexto social, econômico, político, histórico, etc.? Quanto ao mérito da obra: qual a contribuição dada? As ideias são originais, criativas? As abordagens do conhecimento são inovadoras? Quanto ao estilo: é conciso, objetivo, claro, coerente, preciso? A linguagem é correta? Quanto à forma: é lógica, sistemati-zada? Utiliza recursos explicativos para elucidar o conteúdo? Quanto a quem se destina a obra: grande público, especialistas, estudantes?
( ) resumo das ideias principais, descrição breve do conteúdo dos capítulos ou partes da obra. Pensar: de que trata a obra? O que diz? Qual sua característica principal? O autor apresenta ou não conclusão?
( ) informações gerais sobre o autor e sua qualificação acadêmica, profissional ou especialização; títulos e cargos exercidos; obras publicadas;
( ) autor(es); título da obra; edição; local; editora e data de publicação; número de páginas; preço;
Marque a alternativa correta:
Escolha uma:
a. IV, II, I, III.
b. I, II, III, IV.
c. II, I, IV, III.
d. IV, III, II, I.
e. III, II, I, IV.
Questão 2
Correto
Marcar questão
Texto da questão
I -introdução
II -desenvolvimento
III -conclusão
( )fecha o parágrafo ou remete ao próximo para acrescentar novas ideias.
( )no qual se faz a explicação ou argumentação da ideia-núcleo.
( )com um ou dois períodos curtos na qual se apresenta de forma sucinta a ideia-núcleo, também chamada de tópico frasal. Assinale a sequência correta:
Escolha uma:
a. II, I, III.
b. II, I, III.
c. I, II, III.
d. III, II, I.
e. I, III, II.
Questão 3
Correto
Marcar questão
Texto da questão
O fichamento é o ato de registrar os estudos de um livro e/ou um texto. Esse trabalho possibilita ao estudante, além da facilidade na execução dos trabalhos acadêmicos, a assimilação do conhecimento. A opção que retrata como se deve proceder a estrutura desse trabalho é:
Escolha uma:
a. Fazer anotações sobre um livro ou texto para consulta posterior, mas sem indicar a referência bibliográfica completa da obra.
b. Resumir um livro sem mostrar detalhes, e sem se aprofundar no assunto, servindo apenas para
tirar dúvidas rápidas.
c. Seguir as orientações estabelecidas: cabeçalho indicando o assunto, a referência completa da obra, isto é, a autoria, o título, o local de publicação, a editora e o ano da publicação.
d. Fundamentar-se num misto de trabalho de síntese com trabalho de crítica, seguindo as orientações próprias de cada um, ou seja, não há uma estrutura padrão.
e. Informar, divertir, distrair e ensinar, utilizando-se de fichas e de pequenas imagens que ilustrem os assuntos tratados no fichário.
Questão 4
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Como fazer um resumo? Primeiramente, inicia-se com a leitura a fim de saber o assunto geral dele, em seguida, o leitor vai resumir e sublinhar em poucas linhas o que de fato é mais importante para ele. Alguns autores, como Salomon (1999), Lakatos e Marconi (1991), sugerem alguns procedimentos para a atividade de sublinhar. Sobre os fundamentos apresentados analise cada alternativa e assinale (V) para as que julgar verdadeiras e (F) para as falsas, em relação aos passos para desenvolver a técnica de sublinhar.
( ) Inicia-se com uma breve leitura do texto e, no mesmo momento, sublinha as partes que achar necessário.
( ) A seguir, é necessário esclarecer dúvidas de vocabulário;
( )Na sequência, reler o texto identificando as ideias principais e sublinhando-as;
( ) Por fim, ler o que foi sublinhado, verificando se há sentido e, então, reconstruir o texto, que se transformará no resumo. Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. F, V, F, V.
b. F, V, V, V.
c. V, F, V , F.
d. F, F, V, V.
e. V, V, F, V.
Questão 5
Correto
Marcar questão
Texto da questão
O processo de leitura e escrita constitui-se enquanto um ato comunicativo. Para que ocorra a efetiva comunicação, ou seja, o processo de interação, precisamos dos elementos da comunicação que são:
Escolha uma:
a. Escrita, mensagem, código, reescrita, texto e resposta.
b. Decodificação, ilustração, receptor, linguagem, mensagem e código.
c. Emissor, receptor, canal, código, referente e mensagem.
d. Emissor, receptor, linguagem, canal, referente e mensagem.
e. Fala, escrita, leitura, texto, emissor, linguagem e receptor.
Questão 6
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Roman Jakobson (2001), em seus estudos linguísticos, estabeleceu a cada uma das situações do ato comunicativo uma função da linguagem. Dependendo da ênfase que se dá a cada um dos processos comunicativos, a linguagem apresenta uma função com recursos linguísticos próprios. A função emotiva ou expressiva da linguagem caracteriza-se:
Escolha uma:
a. Por ser objetiva, sem sentimentos, não utilizar a primeira pessoa.
b. Por ser centrada no código, dar explicações ou tornar preciso o código utilizado pelo emissor no ato comunicativo.
c. Por expressar sentimentos e emoções do emissor, utilizando a primeira pessoa.
d. Pelo uso de imagens e verbos no imperativo (compre), convencendo os seus leitores de suas ideias.
e. Por apelar para o uso das imagens e cores, iludindo o seu leitor a aceitar a sua ideia.
Questão 7
Correto
Marcar questão
Texto da questão
O parágrafo de um texto é uma unidade que transmite uma ideia e tem como intenção atingir um objetivo. Para produzir um bom parágrafo, temos que conhecer a sua estrutura, compreender a noção de introdução, desenvolvimento e conclusão. Além disso, é bom diversificar a produção dos parágrafos, utilizando várias estratégias para desenvolvimento do texto. São consideradas qualidades do parágrafo:
Escolha uma:
a. A unidade, a coerência e a ênfase.
b. A unidade, a análise e a coerência.
c. O esquema, a palavra e a coesão.
d. A análise, a unidade e o registro.
e. A estrutura, o registro e a coerência.
Questão 8
Correto
Marcar questão
Texto da questão
A linguagem é um fator exclusivo humano que, nas representações de mundo que constrói, revela aspectos históricos, sociais e culturais. É por meio da linguagem que o ser humano organiza e dá forma às suas experiências. Seu uso ocorre na interação social e pressupõe a existência de interlocutores. Para que a haja o domínio da linguagem enquanto língua, faz-se necessário adquirir algumas habilidades dentro do processo de comunicação. Quais são essas habilidades necessárias?
Escolha uma:
a. Desenvolver somente as habilidades de ler, falar e escrever e, nas duas últimas habilidades citadas, levar em conta a adequação da linguagem ao contexto e ao interlocutor.
b. Ouvir, falar, ler e escrever são as ações que, gradualmente, vão propiciar o desenvolvimento desse domínio.
c. Desenvolver pequenas habilidades como a visão e a articulação correta das palavras.
d. Compreender a importância de articular frases sem a preocupação da funcionalidade, tendo em vista que a linguagem não precisa necessariamente ocorrer de forma vocacional.
e. Romper com as práticas sociais para que assim a língua seja um produto desarticulado das suas necessidades comunicativas.
Questão 9
Correto
Marcar questão
Texto da questão
O resumo é um texto que apresenta começo, meio e fim, transmite as ideias prin¬cipais do texto lido. A principal característica do resumo é não permitir o acréscimo de novas ideias e avaliações sobre o tema que está sendo lido, o leitor deve se ater às questões essenciais, apresentá-las na mesma progressão em que aparecem no original e manter a correlação entre cada uma das partes. Segundo o Dicionário Escolar da Língua Portuguesa (BECHARA, 2008), há muitos sinônimos para a palavra “resumo” tais como: o esquema, a resenha e o fichamento. Nesse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas. A resenha é um texto no qual leitor e autor têm objetivos que se aproxi-mam: um busca e o outro fornece uma opinião crítica sobre um livro, filme, peça teatral, enfim, todas as produções humanas. PORQUE A resenha é usada somente para avaliar um determinado texto. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Escolha uma:
a. As duas são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
b. As duas proposições são falsas, pois não trazem justificativas que sejam completas.
c. A primeira é uma proposição verdadeira e, a segunda, falsa.
d. As duas são proposições verdadeiras e, a segunda, é uma justificativa correta da primeira.
e. A primeira é uma proposição falsa e, a segunda, verdadeira.
Questão 10
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Como fazer um resumo? Primeiramente, inicia-se com a leitura a fim de saber o assunto geral dele, em seguida o leitor vai resumir e sublinhar em poucas linhas o que de fato é mais importante para ele. Alguns autores, como Salomon (1999), Lakatos e Marconi (1991), sugerem alguns procedimentos para a atividade de sublinhar. Quais são os passos para desenvolver a técnica de sublinhar? Assinale as alternativas verdadeiras com V e as falsas com F com relação à sequência dessa técnica:
( )Inicia-se com uma breve leitura do texto e, no mesmo momento, sublinha as partes que achar necessário.
( )A técnica sublinhar consiste em ler todo o texto;
( )A seguir, é necessário esclarecer dúvidas de vocabulário;
( )Na sequência, reler o texto identificando as ideias principais e sublinhando-as;
( )Por fim, ler o que foi sublinhado, verificando se há sentido e, então, reconstruir o texto, que se transformará no resumo. Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. V, F, V, V, V.
b. F, V,V, V, V.
c. V, V, F, F, V.
d. F, F, V, V, V.
e. F, V, F, V, V.
Parte inferior do formulário
Terminar revisão
Parte superior do formulário
A coesão é responsável pela ligação, relação, nexo entre os elementos que realizam a tessitura do texto. As várias palavras que são usadas como conectivas, tais como as preposições, as conjunções, os pronomes, os advér¬bios vão conferir a unidade ao texto e contribuir para a clareza das ideias transmitidas. Já, o uso inadequado causa problemas de compreensão do que se está querendo dizer. Analise o exposto e assinale a alternativa correta, sobre os conectores responsáveis pelo encadeamento entre
orações ou partes do texto.
Escolha uma:
a. Coesão lexical.
b. Coesão por conjunção.
c. Coesão por elipse.
d. Coesão por substituição.
e. Coesão por conjuntura.
Questão 2
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Cada tipo de texto tem sua estrutura própria, por isso, os mecanismos de coerência e de coesão. A coesão, é a costura entre as partes do texto que se faz com uso de elementos conectores, os quais englobam numerais, artigos, conjunções, pronomes entre outras classes gramaticais, também vão se manifestar de forma diferente, conforme se trate de um texto narrativo, descritivo ou dissertativo-argumentativo. Diante dessa temática, relacione as colunas de acordo com cada tipo de texto, depois assinale a alternativa que corresponde a sua resposta Relacione as colunas.
I-texto narrativo
II-texto descritivo
III-texto dissertativo-argumentativo.
( )A coerência está relacionada em função de uma ordem espacial das características daquilo que se descreve, seja uma pessoa, um cenário, um objeto.
( )Coerência está relacionada com a ordem temporal, cronológica, adotada para apresentar os fatos.
( )É muito importante para a coerência a ordem lógica das ideias. Na dissertação, são apresentados argumentos, dados, opiniões, a fim de defender uma ideia ou questionar um assunto. Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. III, II, I
b. III, I, II.
c. II, III, I.
d. II, I, III.
e. I, II, III.
Questão 3
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Para se escrever um texto independente de qualquer situação vivida, existe a necessidade de se decidir se ela será narrada, descrita, se irá realizar uma reflexão teórica sobre o fato ou se tentará convencer o leitor sobre o ponto de vista adotado ao apresentar o fato. Tem-se, desta forma, a possi¬bilidade de uma narração, uma descrição e uma dissertação expositiva ou argumentativa. Em seguida, deve-se pensar se a pessoa a ser utilizada no discurso é a primeira pessoa do plural (eu/nós) ou singular, o que dá a ideia de participação da pessoa que escreve o texto; ou será em terceira pessoa (ele). Outra escolha diz respeito ao grau de linguagem a ser adotado - objetivo, subjetivo, formal, informal ou coloquial. Tal decisão vai interferir na estrutura da frase, na escolha do vocabulário e na forma de como se dirigir ao leitor, fatores que definirão o modo de recepção do texto por aqueles que o leem. Analisando todo o contexto mencionado, um texto pode ser classificado de acordo com a forma como a ideia é organizada discursivamente, são os chamados:____________________________________. A opção que completa corretamente a frase acima é:
Escolha uma:
a. Modos dissertativos.
b. Argumentação.
c. Modos descritivos.
d. Modos narrativos.
e. Modos discursivos.
Questão 4
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
O parágrafo pode ser definido como unidade do discurso que tem em vista alcançar um objetivo. Também é uma unidade de composição constituída por um ou mais de um período, em que se desenvolve determinada ideia central, ou nuclear, a que se agregam outras, secundárias, intimamente relacionadas pelo sentido e logicamente decorrentes dela. Tendo consciência desses elementos podemos, então, usar as várias formas de desenvolvimento de um parágrafo, como: tempo e espaço; enumeração de pormenores ou fatos; contraste de ideias; razões, causas e consequências; explicitação; analogias, comparação e metáforas; resposta a uma interrogação; citações diretas ou indiretas. Nesse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas. Explicitar é esclarecer, definir, justificar, exemplificar. As definições incluem o verbo ser ou outras expressões, como: não só, mas também, ou seja. PORQUE Os exemplos acima citados são ilustrativos, buscam na realidade elementos concretos, fatos ocorridos para concretizar a ideia que se apresenta. Palavras que intro¬duzem a exemplificação. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Escolha uma:
a. As duas são proposições falsas.
b. A primeira é uma proposição verdadeira e, a segunda, falsa.
c. As duas são proposições verdadeiras e, a segunda, é uma justificativa correta da primeira.
d. As duas são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
e. A primeira é uma proposição falsa e, a segunda, verdadeira.
Questão 5
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Os gêneros foram discutidos e estudados na Grécia Antiga (384-322 a.C.) por vários filósofos. Aristóteles, discípulo de Platão, na obra Arte Poética, classificou em lírico, dramático e épico os gêneros literários. É desse período a distinção das obras em poesia prosa. É importante relembrar que toda manifestação literária é fruto resultante da visão do homem de acordo com o mundo que o rodeia, que diz respeito ao conteúdo, ou seja, ao produto artístico em si, materializado por meio de uma técnica e com uma estilística própria que lhe dá a forma. Bakhtin optou por dividir os gêneros em dois tipos: o gênero primário (simples) e o gênero secundário (complexo). Com o surgimento da internet e a nova forma de comunicação virtual - o ciber ou hiperespaço -, nasce o chamado gênero terciário. Marque a alternativa que define gênero primário, secundário e terciário, nesta sequência:
Escolha uma:
a. Terciários são os gêneros usados em comunicação verbal espontânea, como diálogos em família, reuniões informais, oralidade de um modo geral. Os secundários fazem uso de uma linguagem mais elaborada, normalmente escrita, para situações de comunicações formais. O gênero primário se refere aos gêneros adotados para comunicação digital.
b. O gênero primário é a comunicação dotada de gírias, abreviaturas e palavras sem fundamentos. Gênero secundário é a comunicação que acontece entre os jovens, sem a compreensão dos mais velhos. No gênero terciário há símbolos e escritas desconexas.
c. Primários são os gêneros usados em comunicação verbal espontânea, como diálogos em família, reuniões informais, oralidade de um modo geral. Os terciários fazem uso de uma linguagem mais elaborada, normalmente escrita, para situações de comunicações formais. O gênero secundário se refere aos gêneros adotados para comunicação digital.
d. Primários são os gêneros usados em comunicação verbal espontânea, como diálogos em família, reuniões informais, oralidade de um modo geral. Os secundários fazem uso de uma linguagem mais elaborada, normalmente escrita, para situações de comunicações formais. O gênero terciário se refere aos gêneros adotados para comunicação digital.
e. Secundários são os gêneros usados em comunicação verbal espontânea, como diálogos em família, reuniões informais, oralidade de um modo geral. Os primários fazem uso de uma linguagem mais elaborada, normalmente escrita, para situações de comunicações formais. O gênero terciário se refere aos gêneros adotados para comunicação digital.
Questão 6
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Para cada texto, há uma estrutura própria. Por isso, os mecanismos de coerência e de coesão estão sendo uma costura entre as partes do texto que se faz com uso de elementos conectores, os quais englobam numerais, artigos, conjunções, pronomes, entre outras classes gramaticais. Para os autores Koch; Travaglia apud Koch (2005, p. 52), a coerência, portanto, longe de constituir “mera qualidade ou pro¬priedade do texto, é resultado de uma construção feita pelos interlocutores, numa situação de interação dada, pela atuação conjunta de uma série de fato¬res de ordem cognitiva, situacional, sociocultural e interacional”. Os textos irão se apresentar de formas diferentes quando se tratar de um texto narrativo, descritivo ou dissertativo-argumentativo. Nesse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas. No texto dissertativo-argumentativo, é muito importante para a coerência a ordem lógica das ideias. Na dissertação, são apresentados argumen¬tos, dados, opiniões, a fim de defender uma ideia ou questionar um assunto. Para tal, é necessário usar adequadamente conectivos
específicos para expres¬sar a causa, finalidade, conclusão, condição, etc. PORQUE No texto descritivo, a coerência está relacionada em função de uma ordem espacial das características daquilo que se descreve, seja uma pessoa, um cenário, um objeto. A coerência se dá quando o leitor consegue visuali¬zar, com a forte adjetivação das cores, volume, odor, textura, dimensões, o todo a partir dessas características. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Escolha uma:
a. As duas são proposições falsas.
b. As duas são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
c. A primeira é uma proposição verdadeira e, a segunda, falsa.
d. A primeira é uma proposição falsa e, a segunda, verdadeira.
e. As duas são proposições verdadeiras e, a segunda, é uma justificativa correta da primeira.
Questão 7
Correto
Marcar questão
Texto da questão
O princípio fundamental para tornar-se um cidadão, com inserção no mercado de trabalho e nos espaços sociais, é o domínio da escrita e da leitura com conhecimento dos gêneros textuais, ou seja, dos vários tipos de escrita para cada situação social que possibilitarão a interação e comunicação nos espaços sociais. A realidade nos mostra que, nos primeiros anos dos cursos superiores de diversas áreas, a falta de domínio da escrita e seus gêneros textuais é evidente. Por esse motivo, há pesquisas para a implantação do “letramento acadêmico” no ensino superior, para que todos possam transitar pelo meio acadêmico usando a língua escrita com qualidade e eficiência. Qual tópico abaixo revela como formar leitores que dominam a escrita e a leitura de todos os gêneros textuais, possibilitando a interação e comunicação nos espaços sociais?
Escolha uma:
a. Ler e escrever são, portanto, compromissos de todos, em todas as áreas; transformar o ato de ler e escrever em um projeto unilateral, pois não obtemos resultados positivos com a interdisciplinaridade.
b. O nível de letramento será superior para as crianças que não convivem em uma sociedade grafocêntrica.
c. Não podemos imaginar que poderemos ter uma educação para todos, pois este compromisso é unicamente dos departamentos governamentais responsáveis pela educação do país. No ensino superior, temos evidências de que os estudantes estão totalmente preparados e dominam todos os gêneros textuais, estando, assim, acima da média de outros países em desenvolvimento.
d. O trabalho efetivo com projetos multidisciplinares revela-se, aqui, como uma forma incomum de se obter leitores com conhecimento dos gêneros textuais.
e. Ler e escrever são, portanto, compromissos de todos, em todas as áreas; transformar o ato de ler e escrever em um projeto multidisciplinar, pois, em ciências, é possível extrapolar os conceitos cristalizados pela linguagem científica; em matemática, transitar suas diferentes linguagens: aritmética, geométrica, algébrica, gráfica; em geografia, fazer trabalho de campo e realizar pesquisa bibliográfica variada; em história, trabalhar exemplares de todo tipos: cartas, decretos, escrituras, notícias, legislação variada, diários de viagem, documentos pessoais.Questão 8
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Argumentar significa provar, demonstrar ou defender um ponto de vista particular sobre determinado assunto (KÖCHE, 2008). A argumentação apresenta fatos, problemas, raciocínios que fundamentarão, sustentarão a tese defendida, ou seja, o ponto de vista assumido na argumentação em uma opinião, para uma boa argumentação, o produtor do texto pode utilizar diferentes tipos de argumentos, como: argumento de autoridade, argumento baseado no consenso com exemplos, argumento baseado em provas concretas e argumento lógico. Assinale as alternativas verdadeiras com V e as falsas com F em relação a esses argumentos:
( )Argumento lógico: este tipo de argumento faz-se pelo raciocínio. É um conjunto de enunciados que estão relacionados uns com os outros de tal forma que enquanto um apresenta uma tese, os demais enunciados são justificativas ou premissas para a conclusão (TOULMIN, 2006).
( )Argumento baseado em provas concretas: as provas concretas são argumentos de difícil contestação porque dão concretude ao discurso. Destacam-se os dados estatísticos, os relatos de fatos, exemplos e ilustrações retirados, inclusive, da história universal, que apresentam detalhes, são longos, minuciosos e reforçam as informações abstratas dos conceitos.
( )Argumento baseado no consenso com exemplos: faz com que o leitor tenha dificuldade de compreensão no momento em que é feita a leitura do livro.
( )Argumento de autoridade: este tipo de argumento torna o texto mais consistente à medida que outras vozes reforçam o que o autor do texto está dizendo. Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. F, F, V, F.
b. V, V, F, V.
c. V, V, V, V.
d. V, F, V, F.
e. F, V, V, V.
Questão 9
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Os elementos mais importantes a serem empregados para assegurar a coesão são: referência, substituição, elipse, conjunção e lexical. Nas frases a seguir, a coesão referencial se faz presente em:
I-Fomos ao Rio de Janeiro. Depois jantamos em Petrópolis.
II-Há uma diferença entre João e José. Este guarda rancor, enquanto aquele tende a perdoar.
III-Eu comprei camisas e minha irmã sapatos.
IV-Fui embora correndo.
V-Ele pratica esporte e trabalha. É correto o que se afirma em:
Escolha uma:
a. V.
b. III.
c. I.
d. II.
e. IV.
Questão 10
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Um parágrafo deve retornar o outro e acrescentar uma nova ideia, ou representá-la com novas colocações, o que os torne independentes. Já o parágrafo final deve retornar o inicial, apresentando soluções e reafirmando a sua linha de discussão. Analisando a obra "Os usos do Argumento," de Stefhen Toulmin, os três elementos essenciais para um parágrafo convincente são:
I-Afirmação, desenvolvimento, conclusão.
II-Introdução, desenvolvimento e conclusão.
III-Afirmação, informação e garantia.
IV-Afirmação, informação e introdução.
V-Indução, resumo e conclusão. É correto o que se afirma em:
Escolha uma:
a. IV.
b. I.
c. V.
d. III.
e. II.
Parte inferior do formulário

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais