Buscar

SISTEMA RENAL

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA
CURSO DE PSICOLOGIA
LILYANE PIRES DE MORAIS
GOIÂNIA/GO
2016
SISTEMA RENAL
O ser humano possui dois rins que trabalham junto. O sangue vai entrar nos rins através das artérias renais. Estas se subdividem em artérias arqueadas que vão dar origem a minúsculos vasos, as arteríolas aferentes que, por sua vez, vão servir como porta de entrada de milhares de pequenas estruturas tubulares chamadas nefrons. O nefrons são a unidade de filtração e funcionamento dos rins. Pode-se dizer que cada néfron tem uma função e é capaz de filtrar alguns mililitros de sangue. Após a passagem pelos nefrons a urina e formada segue pelo túbulo coletor até os cálices e a pelve renal, onde é levada até os ureteres. Estes deságuam na bexiga, que armazena a urina até sua excreção pela uretra.
Podem chamar de reabsorção todo processo que leva substâncias de algum tecido para o sangue. Assim, quando uma proteína, ou uma glicose, sai dos néfrons e volta ao sangue para ser reaproveitada, ela está sofrendo um processo de reabsorção. Como durante a limpeza do sangue, várias substâncias que chegam aos rins devem ser reaproveitadas, pode-se dizer que a reabsorção nos rins é o processo fundamental da fisiologia dos rins. Se não houvesse a reabsorção nos rins, perderíamos pela urina toda a glicose e a proteína que ingerimos. 
O nefron é composto por um sistema de tubos e filtros responsáveis pela limpeza do sangue. O sangue entra pelo néfron através da arteríola aferente. A arteríola aferente desemboca em uma espécie de vesícula ou bolsa chamada cápsula de Bowman. Dentro da cápsula de Bowman há a presença de um grande filtro chamado glomérulo, que tem a função de reter grandes elementos do sangue, como as células sanguíneas e as proteínas de grande tamanho. Esses elementos após retidos, saem da cápsula através da arteríola eferente, e voltam ao sangue pelos inúmeros capilares que cercam os néfrons.
O túbulo distal deságua no túbulo coletor e este nos cálices e pelve renal, onde a urina é depositada. Em seguida ela cai no ureter que vai chegar à bexiga, onde a urina fica guardada. Quando a bexiga fica cheia, o nervo vago envia a mensagem até a medula, que faz com que o órgão contraia e expulse a urina. Ela cai na uretra e aí será excretada através do processo de micção.
A quantidade de sangue, água e solutos filtrados depende da pressão com que esse filtrado passa pelos nefrons. A quantiddae de sangue filtrado determina a taxa de filtração glomerular. Assim a constriccção ou dilatação dessas arteriolas determina a menor ou maior pressão de filtração nos rins.
A urina é formada basicamente por água e restos da metabolização de proteínas e ácidos graxos. As substâncias mais presentes na urina são a uréia, o ácido úrico e a creatinina. A medida do trabalho dos rins pode ser definida como a concentração de substâncias tóxicas que estão presentes na urina. Esse trabalho pode ser medido através da medida da substancia na urina secretada por minuto pela da concentração no plasma. 
Todos os nutrientes e substâncias que saem dos capilares sanguíneos para as células passam antes pelo espaço extracelular, e todas as excreções celulares que saem das células para o sangue devem passar também pelo espaço extra celular. Pode-se afirmar, então, que o líquido extracelular aí presente é rico em nutrientes, micronutrientes, O2, CO2, e restos metabólicos celulares. A passagem de substancias de um meio a outro normalmente ocorre por difusão, o que pode fazer com que alguma substância não chegue à célula ou ao sangue, ficando no líquido extracelular.
Doença: Bexiga nervosa 
	Bexiga nervosa ou bexiga hiperativa é um tipo de incontinência urinária caracterizada pela vontade súbita e urgente de urinar. Os indivíduos com este problema muitas vezes não conseguem controlar urina até chegar a um local adequado, isso se deve ao fato do músculo da bexiga se contrair sem que seja a vontade do indivíduo. A bexiga nervosa é uma doença que afeta mais mulheres do que homens, se manifestando na maioria das vezes a partir dos 60 anos. Esta doença prejudica a qualidade de vida e aumenta a probabilidade de transtornos psicossomático e psicológicos, pois afeta o sociais e o emocional. 
	
http://www.tuasaude.com/bexiga-nervosa/
http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAINYAL/sistema-renal

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando