Buscar

Relatorio do estagio

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Preparação para o estágio
Para atender a requisição do Curso de Ciências Contábeis da matéria de Estágio Supervisionado I, foi escolhida como escopo de trabalho a instituição sem fins lucrativos A. O. S. Paroquia de Moju.
O Estágio teve como importância a aplicação dos conhecimentos adquiridos no decorrer do Curso para que, além de teóricos tenha-se um embasamento prático relativo ao curso e a área escolhida.
Foram 100 (cem) horas de estágio que compreende o período de 18/09/2017 a 24/09/2017 em Moju, mais precisamente na Paróquia Divino Espirito Santo.
Destaco como objetivos a abordagem das atividades exercidas e os comentários relativos à área que serão demonstrados no decorrer do relatório. 
Coleta de informações sobre a organização na qual o acadêmico pretende estagiar 
Confecção de tabelas de arrecadação
Lançamento de notas fiscais no sistema
Montagem de dossiê para analise superior
Montagem de Demonstrativo de contas a receber e recebidas
Realização de pagamentos bancários
Acompanhamento de Arrecadação financeira
Controle do vencimento de automóveis
Organização prática dos arquivos
Confecção de contratos de venda e aluguel
O estudante irá ao campo buscar as informações e os dados necessários para a realização do estágio, e definirá sua área de atuação (departamento do estágio);
Caracterização do ambiente da empresa
Os princípio da Contabilidade e (planejar, organizar, dirigir e controlar) são realizados por intermédio das suas principais funções: fixar objetivos e metas; analisar e conhecer os problemas; solucionar os problemas; organizar e alocar os recursos, tanto financeiros, quanto tecnológicos e humanos; liderar comunicando, dirigindo e motivando as pessoas; negociar; tomar decisões; controlar mensurando e avaliando.
A cobrança de inadimplência é realizada pelo setor especial, porém, é de competência do setor administrativo o acompanhamento, pois, reporta-se diretamente ao Conselho que programa o Fluxo de Caixa e realiza a previsão financeira de contas a receber e a pagar.
Correlacionado a esta atividade estão a matéria de Contabilidade que produz um entendimento sobre o impacto da questão financeira nas Contas a Receber e a pagar.
A instituição possui em seu ativo alguns veículos e são controlados mensalmente os pagamentos de IPVA e Seguro, lançados na programação de contas a pagar do sistema. A matéria correlacionada é Processos Administrativos que apresenta a gestão de controle. 
Todo o arquivo, organização de pastas, indexação, localização e manutenção são de responsabilidade da área administrativa. Deve ser feito diariamente e de forma sistemática obedecendo a critérios pré-estabelecidos como organização por ordem alfabética, por similaridade de assuntos, por empreendimento, por fluxo de mês, por unidade crescente, nas gavetas de arquivos destinadas em específico. A matéria correlacionada é Processos Administrativos que apresenta um melhor aproveitamento do espaço físico para alocar documentos que compõe os processos da empresa.
Algumas faturas e boletos não são pagos eletronicamente por estarem vencidas ou por não serem despesas oficiais da instituição, tais contas são pagas aleatoriamente nas agências bancárias ligadas a Paróquia, e seu controle é feito diariamente. A matéria correlacionada é Administração Financeira e Processos administrativos, pois engloba situações diárias da empresa.
A Coordenação toma decisões com base nas informações fornecidas por seus colaboradores, e diariamente são fornecidos relatórios que apresentam as contas a receber e a pagar, para que sejam previstos os pagamentos dos gastos existentes das obras em execução. A matéria correlacionada a esta atividade é Processos Administrativos e Contabilidade.
A Paróquia constantemente participa de processos, chamados de sacramentos, aos quais sendo necessárias as certidões referentes aos mesmos. Muitas delas são retiradas junto a outras Paroquias. Algumas, porém, muitas são solicitadas somente nas datas que antecedem os sacramentos. É de competência da área administrativa a manutenção com relação a vencimento e disponibilidade de cada certidão a fim de apresentá-las com prontidão quando for necessário.
O estágio supervisionado na área administrativa, em específico na instituição sem fins lucrativos A. O. S. Paroquia de Moju, contribui para formação profissional nos seguintes aspectos:
Permite visualizar de forma prática a teoria abordada em sala de aula. Propicia vivência de situações reais de aplicação dos conhecimentos adquiridos, para que sejam analisados, criticados, avaliados e replanejados com ações coerentes com a realidade profissional;
Acrescenta uma experiência profissional relativo a rotinas administrativas de um escritório, apresentando noções de controle e acompanhamento físico e financeiro do desenvolvimento da mesma.
Devido a proximidade com a coordenação da empresa, propicia o entendimento das relações hierárquicas e permite a visualização do cenário organizacional em que a instituição se situa.
A supervisão permite um assessoramento ao estagiário para correção quando necessário e conseqüente crescimento profissional.
O setor administrativo da Paróquia localiza-se no Centro da Cidade, também chamado de Secretaria Paroquial, e é constituído por um Coordenador geral, Conselho Econômico, Secretario e dois assistentes que atendem à área nas diversas questões e procedimentos pertinentes. 03 Salas abrigam o setor mantendo um Layout favorável para a interação das relações existentes. São utilizados como ferramentas de trabalho: microcomputador, calculadora, e software concernente a área da Administração Paroquial.
O setor é responsável por todas as questões administrativas da sede, e por conter uma um conselho, são cabíveis decisões estratégicas e táticas.
Oferece também suporte a área social e está atrelado ao setor financeiro da empresa, uma vez que todas as questões deste âmbito são também tratadas e executadas. 
Indicação do contexto econômico, político e social do país no qual a organização está inserida;
Indicação da importância da atividade da organização no contexto local, regional, nacional;
Indicação da contribuição da organização e o grau de importância para a realização do Estágio; 
Descrição dos principais concorrentes diretos e indiretos; 
Descrição dos programas institucionais que evidenciem o envolvimento da organização com a comunidade (responsabilidade social); 
Indicação dos principais fornecedores.
Histórico da organização
O setor administrativo da Paróquia localiza-se no Centro da Cidade, também chamado de Secretaria Paroquial, e é constituído por um Coordenador geral, Conselho Econômico, Secretario e dois assistentes que atendem à área nas diversas questões e procedimentos pertinentes. 03 Salas abrigam o setor mantendo um Layout favorável para a interação das relações existentes. São utilizados como ferramentas de trabalho: microcomputador, calculadora, e software concernente a área da Administração Paroquial.
O setor é responsável por todas as questões administrativas da sede, e por conter uma um conselho, são cabíveis decisões estratégicas e táticas.
Oferece também suporte a área social e está atrelado ao setor financeiro da empresa, uma vez que todas as questões deste âmbito são também tratadas e executadas. 
desde sua fundação em 1754, além da evangelização, a busca constante da satisfação de seus fies, quanto a administração dos recursos arrecadados pela Paróquia, implantando em seus entornos a utilização de recursos tecnológicos e mão de obra reciclada e aperfeiçoada.
Administrada pelo Pároco que possui larga experiência em empreendimentos sociais, execução de projetos locais, com reconhecido respaldo.
Demonstrando sua inequívoca confiança no potencial na região onde atua já tendo trabalhado tanto a questão estrutural da paroquia, como, também, as questões sociais e organizacionais em relação a administração paroquial, continua a lançar novos projetos tendo sempre como meta principal atender a necessidade das pessoas sua
área pastoral.
Indicação do início das atividades da organização;
Descrever a Razão Social, acompanhada da justificativa da escolha dessa organização;
Informar o ano de fundação e caracterização dos membros fundadores;
Informar o endereço completo, seguido do(s) nome(s) e cargo(s) do(s) contato(s); 
Indicação da estrutura social e administrativa da organização.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais