Buscar

pesquisa científica 10-09

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

� PAGE \* MERGEFORMAT �1�
UNIABEU
Metodologia Científica e da Pesquisa
Prof. Carlos Henrique Menditti
Aula: O conceito de pesquisa científica e a sua classificação/tipologia
O conceito de pesquisa científica
	As pesquisas surgem da necessidade de investigação de determinada realidade. Elas começam com ideias, experiências individuais e coletivas, teorias, leituras de artigos que instigam a busca do conhecimento.
	Pesquisa é o procedimento reflexivo, sistemático, controlado e crítico que permite descobrir novos fatos ou dados, soluções ou leis, em qualquer área do conhecimento. Trata-se de uma atividade voltada para a solução de problemas por meio dos processos do método científico.
	Em geral, três elementos caracterizam a pesquisa: 1. O levantamento de algum problema; 2. A utilização de instrumentos científicos ou metódicos para investigar o problema; 3. A solução ou conclusão a qual se chega após o estudo investigativo.
	Por isso a pesquisa é investigação planejada, desenvolvida e dirigida conforme normas metodológicas aceitas pela ciência; é atividade científica pela qual se descobre a realidade por meio de procedimentos racionais e sistemáticos.
	Desse modo, pesquisa é atividade essencial da ciência; possibilita uma aproximação e entendimento da realidade a investigar; processo permanentemente inacabado; fornece subsídios para uma intervenção no real.
	Há duas razões para se fazer pesquisa: 1. De ordem intelectual, que é o desejo de conhecer; 2. De ordem prática, que consiste no desejo de conhecer com vistas a fazer algo.
	O objetivo da pesquisa científica é contribuir para o desenvolvimento do conhecimento humano em todas as áreas, sendo sistematicamente planejada e executada segundo critérios rigorosos de procedimento das informações. Entretanto, a pesquisa só será científica se for objeto de investigação planejada, desenvolvida e redigida conforme normas metodológicas consagradas pelas ciências.
	A pesquisa científica na universidade consiste numa prática fundamental que influencia a formação acadêmica do discente; aguça o raciocínio lógico e o espírito investigativo; busca dar soluções para os problemas que afetam a coletividade.
	A possibilidade de êxito na tarefa da pesquisa depende das qualidades pessoais do pesquisador, tais como: interesse em conhecer a realidade a ser pesquisada (curiosidade), integridade intelectual, disciplina, sensibilidade social, imaginação disciplinada, objetividade e imparcialidade.
Classificação das pesquisas:
Do ponto de vista de sua natureza:
Pesquisa básica ou pura: objetiva gerar conhecimentos novos para avanço da ciência sem aplicação prática prevista.
Pesquisa aplicada: objetiva gerar conhecimentos para aplicações práticas dirigidos à solução de problemas específicos.
Do ponto de vista da forma de abordagem do problema:
Pesquisa quantitativa: considera que tudo é quantificável e mensurável, o que significa traduzir opiniões e números em informações as quais serão classificadas e analisadas.
Pesquisa qualitativa: considera que existe uma relação entre o mundo e o sujeito que não pode ser traduzida em números; essa pesquisa é descritiva e o pesquisador tende a analisar seus dados indutivamente. Nessa pesquisa não há mediação numérica, mas o seu propósito está em reconstruir a realidade observada.
Do ponto de vista dos objetivos:
Pesquisa exploratória: objetiva proporcionar maior familiaridade com um problema por meio do recolhimento e registro de informações sobre a realidade estudada; envolve levantamento bibliográfico, entrevistas com pessoas que tiveram experiências práticas com o problema pesquisado e análise de exemplos; assume em geral a forma de pesquisas bibliográficas e estudos de caso.
Pesquisa descritiva: objetiva descrever as características de algum fenômeno observado, descobrir a freqüência com que ocorre, sua relação e conexão com outros fenômenos. Esse tipo de pesquisa envolve técnicas de coleta de dados padronizadas (questionário e observação); assume em geral a forma de levantamento de dados. É típica das ciências humanas e sociais.
Pesquisa explicativa: objetiva identificar os fatores que determinam ou contribuem para a ocorrência de fenômenos; explica o porquê das coisas; assume em geral as formas de pesquisa experimental e pesquisa ex‐post‐facto.
Do ponto de vista dos procedimentos técnicos ou modo de fazer pesquisas:
Pesquisa bibliográfica: é o exame de uma bibliografia (livros, artigos, periódicos etc) para levantamento e análise do que já se produziu sobre determinado assunto.
Pesquisa documental: elaborada a partir de documentos, que é toda forma de registro e sistematização de dados e informações que podem ser colocadas em condições de análise por parte do pesquisador.
Pesquisa experimental: pesquisa em que se determina um objeto de estudo, se selecionam as variáveis que o influenciam, se definem as formas de controle e de observação dos efeitos que as variáveis produzem no objeto.
Pesquisa de campo: é a investigação empírica realizada no local onde ocorre ou ocorreu um fenômeno.
Levantamento: pesquisa que envolve questionamento direto das pessoas cujo comportamento se deseja conhecer.
Estudo de casos: é o estudo circunscrito a uma ou poucas unidades, entendidas essas como uma pessoa, família, produto, empresa, órgão, comunidade, país etc; envolve o estudo profundo e exaustivo de um ou poucos objetos de maneira que se permita o seu amplo e detalhado conhecimento.
Pesquisa comparada: procura estabelecer semelhanças e diferenças entre situações, fenômenos e coisas, por meio de relações entre os elementos que são comparados.
Pesquisa ex‐post‐facto (“a partir do fato passado”): trata-se pesquisa experimental no qual o pesquisador, investiga o fenômeno ou a realidade depois da realização de fatos que influenciaram o seu objeto de pesquisa.
Pesquisa ação: pesquisa concebida em associação com uma ação; os pesquisadores e participantes da situação ou problema estão envolvidos de modo cooperativo ou participativo.
Pesquisa histórica: descreve o que já aconteceu, sob a forma de investigação, registro, análise e interpretação de fatos ocorridos no passado para poder compreender o presente.

Outros materiais